Suspensão de 40 dias: VAR e juiz Ramon Abatti Abel desafiam clima acirrado após polêmica no clássico paulista

Fonte SPFC.net

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu suspender o árbitro Ramon Abatti Abel e o VAR Ilbert Estevam por 40 dias, em consequência dos erros de arbitragem cometidos durante o clássico entre São Paulo e Palmeiras, realizado em 5 de outubro. Ambos foram punidos com base no artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que envolve a não observância das regras da modalidade.

Além da dupla de árbitros, alguns dirigentes do São Paulo também enfrentaram consequências. O diretor de futebol, Carlos Belmonte, e o executivo Rui Costa foram apenas advertidos, evitando punições mais severas, após intensas reclamações relacionadas à arbitragem durante o Choque-Rei. O advogado do São Paulo argumentou que os diretores não foram ao vestiário da arbitragem e que as reclamações que fizeram serviram apenas para esclarecer a torcida em entrevistas pós-jogo.

A procuradoria do STJD concordou que a postura de Belmonte e Costa justificava apenas advertências, embora o artigo 258 do CBJD preveja penalidades que poderiam variar de uma a seis partidas de suspensão.

O jogo foi marcado por polêmicas, com dois lances importantes a favor do São Paulo que não foram assinalados. O Tricolor acredita que essas decisões poderiam ter mudado o rumo da partida, que terminou em uma virada do Palmeiras por 3 a 2. Na súmula do jogo, o árbitro relatou que Carlos Belmonte fez xingamentos no túnel de acesso após o término da partida, sendo um momento destacado por tensionamento entre os dirigentes e a equipe de arbitragem.

Entre as reclamações, o São Paulo destacou um possível pênalti não marcado em Tapia, que ocorreu quando a equipe ainda vencia por 2 a 0. No lance, o atacante chileno foi derrubado na área por Allan, mas o árbitro considerou que foi apenas um escorregão. Ademais, o clube argumentou que houve falta em Tapia antes do primeiro gol do Palmeiras e que dois jogadores do adversário deveriam ter sido expulsos durante a partida.

Foto: Cesar Greco / Palmeiras

Por fim, comemoramos o aniversário do defensor Ferraresi, que completa 27 anos. Desde que chegou ao São Paulo em 2022, já conquistou a Copa do Brasil de 2023 e a Supercopa Rei de 2024. Parabéns, Ferraresi!

Avalie esta notícia: 3 0
VEJA TAMBÉM
- Mercado da bola do São Paulo por um novo Camisa 10! Crespo já pediu e Massis vai buscar!!
- Cabe no Tricolor? São Paulo tentou a contratação de Gustavo Scarpa, do Atlético-MG
- São Paulo rescinde contrato com fornecedora de alimentos após investigações do MP
- QUEM FOI BEM E QUEM FOI MAL? Saiba os destaques da partida de ontem pelo São Paulo!
- Luciano sente a coxa e vira dúvida no São Paulo



Comentários

rogério manoel
0 0
19/11/2025 18:29:24

deveria banir esse sujeito

cesar menezes
1 0
19/11/2025 17:42:06

40 dias? Campeonato acabando, próximo ano está aí roubando novamente, só pegou umas férias antecipada!

paulo bortolusso
0 0
19/11/2025 16:05:36

nao deveria mais apitar, árbitro desonesto pilantra.

carlao caverinha157
2 0
19/11/2025 14:34:45

oq vale e os pontos isso já e pensando o cara pode rouba e N acontece nada ele já tá com o dinheiro no bolso esses 40 dias e férias pra gastar

Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Paulista

Sáb - 20:30 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Primavera Sp
Primavera Sp
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net