O São Paulo falhou no seu plano de retomar o protagonismo no continente. Neste sábado (1º), o Independiente del Valle se consagrou campeão da Copa Sul-Americana, pela segunda vez em sua história, com uma vitória por 2 a 0 sobre o time brasileiro. No estádio Mario Alberto Kempes, o time comandado por Martín Anselmi surpreendeu o Tricolor e a torcida que se deslocou até Córdoba, na Argentina.
LEIA TAMBÉM: Apresentador dispara e diz que Jandrei e Felipe Alves 'não servem' para o São Paulo
Lautaro Díaz e Faravelli fizeram os gols que pintaram a noite com as cores equatorianas. Do outro lado, abatidos, os jogadores do São Paulo lamentaram a chance de voltar à Copa Libertadores, em 2023. No Brasileiro, o time precisa pontuar mais para se classificar novamente para as competições internacionais.
O São Paulo foi goleado pelo Palmeiras na final do Paulistão por 4 a 0 e deixou um gosto amargo na boca de seus torcedores. Está fazendo uma campanha ruim no Brasileirão, onde ocupa a 13ª colocação, foi eliminado pelo Flamengo na Copa do Brasil. E a diretoria, comissão técnica, jogadores e torcedores apostaram tudo na Sul-Americana, o que também não foi bem-sucedido.
O favoritismo total do São Paulo por toda sua tradição internacional foi colocada de lado quando o apito soou. A expectativa era colocar mais uma taça em sua galeria, mas a má atuação frustrou a empolgação da torcida, que nem teve forças para vaiar o time apático que não incorporou o espírito de “jogo da década”.
Mas a queda de produção do São Paulo não foi de agora. Independentemente dos resultados e da goleada sobre o Avaí, por 4 a 0, antes de encarar o Del Valle, o time vem oscilando e tendo dificuldade para se manter constante durantes os 90 minutos, com as lesões de atletas durante toda essa temporada, crises, pressão da torcida e rodízio de jogadores.
Tanto é que na temporada 2022, o clube do Morumbi soma 67 partidas, com 31 vitórias, 19 empates e 17 derrotas. Visto esse cenário, o Tricolor poderá sofrer um desmanche em seu elenco caso não consiga uma classificação para a Libertadores do ano que vem.
Do outro lado, enquanto isso, o Independiente del Valle percorreu um caminho bem diferente do Tricolor paulista rumo à final. No Grupo D da Libertadores, onde tinha como adversários Atlético-MG, Tolima e o América-MG, conseguiu duas vitórias, dois empates e duas derrotas em seis partidas, tendo a segunda melhor defesa da chave. Mesmo assim, ficou em terceiro lugar no grupo e conseguiu apenas uma vaga para a Copa Sul-Americana.
Já em outro torneio continental, o Independiente del Valle iniciou a Sul-Americana nas oitavas de final. O primeiro mata-mata foi contra o Lanús, onde venceu em casa e empatou na Argentina. Nas quartas, venceu os dois jogos contra o Deportivo Táchira. Na semifinal, derrubou o Melgar com dois triunfos por 3 a 0. Foram cinco vitórias, um empate e nenhuma derrota, com 13 gols marcados e apenas dois gols sofridos.
Desde que venceu o Melgar pela competição continental, a equipe comandada pelo técnico argentino Martin Anselmi não perdeu, conquistando duas vitórias e um empate pelo Campeonato Equatoriano. Nas últimas 20 partidas, venceu 13, empatou quatro e perdeu apenas três, mostrando grande equilíbrio e provando bom entrosamento.
O São Paulo ficou com o vice-campeonato muito por conta de um 'carrasco' argentino do time equatoriano: Lautaro Díaz. Aos 13 minutos do primeiro tempo, o atacante, um dos destaques ofensivos do time, recebeu assistência de Faravelli e abriu o placar na Argentina. Aos 20 da segunda etapa, retribuiu o companheiro, e deu a assistência para ele marcar o segundo gol e fechar a conta em Córdoba.
Em 17 jogos pelo Del Valle, Díaz anotou 5 gols e deu três assistências, se convertendo em um dos destaques do clube, sobretudo na Sul-Americana. E em pouco tempo, se tornou pilar do time, que agora é bicampeão de Sul-Americana.
Ex-jogador do Corinthians, Sornoza também foi parte importante na conquista. Depois de jogar pelo Del Valle por empréstimo em 2021, o meio-campista se transferiu neste ano em definitivo para a equipe equatoriana. Ao todo no ano, o equatoriano soma 40 partidas, com 13 gols e sete assistências.
São Paulo, Favorito, Sul-Americana, Erro, Del Valle, SPFC
Erro foi nao jogar bola não fiquem passando pano pra esses jogadores bunda mole que fazem o que querem com nosso clubes parabéns presidente pelo Belo time que temos mais un ano vc vai ser um leco da vida so individou o clube nao comprou jogadores bons
Concordo plenamente com a materia o sp oscilou o ano todo, como exemplo fez aquele excelente jogo contra o Palmeiras na fin do paulista fez 3 a 1 e conseguiu tomar 4 a 0 dias depois sem ver a cor da bola, time empatou com o lanterna no Morumbi, perde de 3 a 1 para o Atlético Goianiense, o time mais empate que vitoria no Brasileirão enfim essa é a nossa triste realidade
Bauza teria ganho, um técnico bom teria ganho
Esse sempre fou o problema do sp.
O Rogério precisa se reciclar assistindo jogos do Flamengo, Atletico(s), Palmeiras e copiar a intensidade com que eles jogam. O é correria do primeiro ao último minuto, mesmo vencendo com placares folgados. É que o seu Rogério dá muita moleza para os jogadores.
Este cancro do Rogério tem que sumir do São Paulo levando consigo Rafinha, Léo Pelé, Maia, Igor Gomes, Nestor, Allison, Eder e Marcos Guilherme. Este projeto de técnico provocou pela sua incompetência, teimosia, prepotencia de um prejuízo enorme a instituição..
Times com menores orçamentos muito menores q o são paulo com excelentes jogadores, vergonha
Jogadores q não tem poder de criação e nem decisão, se luciano, patrick ou calleri não conseguirem fazer os góls, ninguem mais faz
O São Paulo Futebol Clube não tem $ para fazer grandes contratações e por conta da pressão da torcida e da falta de titulos a diretoria contrata,as contrata atletas q não agregam a ponto de ganhar títulos, aliás, contratam atletas tipo eder q é algo inexplicável pelo salário q dizem q.ele ganha. Tricolor tem de focar.em copas, primeiro armar um sistema defensivo consistente depois se conseguir marcar um gol segurar o resultado, é feio mas produz resultados. Outra alternativa seria profissionalizar o futebol e oitra opção é surgir um investidor russo, árabe ou inglês etc e aparecer o $$ ??
O maior problema foi nao estudar o adverssario, eles com certeza fizeram isso sabian que o ponto forte era o lado esquerdo
O grande erro: não ter cautela e não escalar os mais experientes Miranda e Rafinha. Erro do Rogerio
Eu falei bem antes. Oba oba da nisso.
O erro foi manter esse Jumento como técnico. Precisamos de um técnico europeu, um técnico de verdade. Chega dessa palhaçada.
O erro é ter um técnico prepotente que se acha o evoluído e joga só com um volante. Quando não tem elenco pra jogar assim.
Não viaja….em nenhum momento o SP se achou favorito.
E essa diretoria mediucre renova contrato desse cara hora que sai vsi morde mais um dinheiro se louco
Time perdeno de dois a zero ele coloca eder e igor gomes isso e tecnico
O time equatoriano estava em um momento melhor que o são Paulo e fora a crise institucional do clube,,mas poderíamos ter saído de lá com o título senão fosse a nossa vaidade,o time se apoiou na tradição,e os jogadores refletiram isso no ego,,o extracampo tem que melhorar,,mas isso não pode ser incorporado pelo time,em um jogo tão importante como esse,na minha humilde opinião de leigo acho que o são Paulo tem wue ter uma gestão que não se acomode a tradição
Com esse técnico, nunca vamos levantar uma taça
Falta de Humildade e Arrogância, perfil do RC. Já deveria ter saído, mas o SP é um clube diferente. Será ladeira abaixo daqui pra frente , RC não se enxerga na sua prepotência, não corrige seus erros , insiste até foder o time .
Erro do Sao Paulo de ter contratado o Narigudo sabidao e o muricy gaga