Em uma partida heroica, o São Paulo venceu o Fluminense na noite desta sexta-feira (29) e faturou o título da Copa do Brasil Sub-17 pela segunda vez. O troféu foi conquistado após vitória por 2 a 1 no estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro, gols feitos por Caio e Pet, no último minuto de jogo.
Com a vitória, o Tricolor chega à 73ª conquista do futebol de base masculino na era Cotia (desde 2005) e ao segundo título da Copa do Brasil Sub-17 – o primeiro foi conquistado em 2013. O triunfo também faz o clube se classificar à Supercopa do Brasil Sub-17, novamente contra o Fluminense, em data ainda não divulgada. A disputa reunirá o campeão da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro (faturado pelos cariocas).
LEIA TAMBÉM: Juanfran não aceita proposta do São Paulo, e deve deixar o clube após o término do Brasileirão
O jogo
Em relação à primeira partida, o técnico Menta fez duas mudanças na equipe. Patryck, que cumpriu suspensão no jogo em Cotia, voltou à lateral-esquerda, e Negrucci ganhou uma vaga no meio-campo.
O Fluminense começou o jogo pressionando e, aos cinco minutos, conseguiu marcar.O Tricolor respondeu com a tabela entre Negrucci e Marquinhos – o meia finalizou cruzado e o goleiro conseguiu pegar. O jogo perdeu em oportunidades e ficou equilibrado. Apenas aos 35, João Adriano, em descida rápida pela esquerda, assustou o goleiro, mas o chute saiu alto demais. No final, Léo também arriscou por cima do gol.
O Tricolor mudou no intervalo, e no ataque: entrou Caio, saiu Talles. Mais ofensivo, o time teve ótimas oportunidades antes dos seis minutos, principalmente em chance com Caio, desviada pelo zagueiro. Novamente, Caio, em descida pela direita aos 19, assustou o Fluminense, mas dessa vez o goleiro pegou.
Melhor no segundo tempo, o Tricolor conseguiu o empate aos 20 minutos. Marquinhos ajeitou para Patryck, que fez o cruzamento da esquerda de forma perfeita. Caio, bem posicionado na área, cabeceou no canto! A segunda mudança no São Paulo saiu aos 35, quando Belém entrou em campo na vaga de João Adriano.
Pressionando o rival, os garotos #MadeInCotia incomodaram bastante, mas não conseguiam marcar. Até que, aos 43 minutos, Menta colocou Pet e Deivid em campo nas vagas de Marquinhos e Léo, mudança que faria o destino da partida mudar. Aos 49, Caio foi empurrado na área. Pet cobrou no canto direito para dar o título ao Tricolor.
A campanha
O desempenho do Tricolor na Copa do Brasil Sub-17 teve 7V, 1E, 1D, 19 gols marcados e quatro sofridos. Na estreia, goleada por 8x1 sobre o 1ºBPM-TO; em seguida, duas vitórias sobre o CRB-AL nas oitavas de final e mais dois resultados positivos nas quartas: 4x0 e 1x0 sobre o River-PI. Nas semifinais, clássico contra o Palmeiras que começou com vitória no Allianz Parque por 2x0l Já em Cotia, 0x2 e vaga garantida nos pênaltis (5x4).
Essa foi a segunda temporada consecutiva em que o São Paulo chegou à decisão de um dos torneios mais importantes da base brasileira. Em 2019, os garotos não conseguiram o título ao serem derrotados pelo Palmeiras – o troco veio no Campeonato Paulista daquele ano.
Já na primeira edição da competição, em 2013, os são-paulinos venceram o Flamengo na final, que foi disputada no Morumbi (2x0) e em Macaé (3 a 1). O técnico Menta também estava à frente do time juvenil nessa campanha. Naquele ano, o Fluminense foi o rival das semifinais.
São Paulo: Leandro; Flávio, Brian, Beraldo e Patryck; Léo (Deivid, 43min/2ºT), Negrucci, Palmberg, Marquinhos (Pet, 43min/2ºT), Talles (Caio, no intervalo) e João Adriano (Belém, 35min/2ºT)Técnico: Menta
São Paulo, Bicampeão, Copa, Brasil, Sub-17, SPFC
Serei honesto, o Fluminense foi prejudicado.
O São Paulo ganhou a final com o erro do arbitro, o defensor do Fluminense não fez pênalti, roubou a bola de maneira limpa.
Aqui É Sao Paulo maluco
Ainda bem que o Leco saiu da presidência, caso contrário amaioria desses garotos do sub-17 seriam negociados prematuramente.
A base mais campeã do Brasil que só serve pra fazer dinheiro pra manter o profissional ridículo que nós temos
Parabéns molecada, vocês sim representam nossa instituição, estamos muito orgulhosos de vocês, é disso que nossa torcida precisa, jogadores que honrem nosso manto sagrado!
Parabéns!!! Vcs jogaram com raça e buscaram o resultado um jogo vibrante !!! Parabens pela conquista comemorem muito que vcs merecem !!! São um exemplo principalmente pro time official de bunda mole que perderam o Brasileiro por molesa !!!
Coloca essa mulecada aí, faz melhor do que o principal
Parabéns galera!!
Honraram a camisa
Parabéns, molecada. Que muitos de vocês façam sucesso no profissional. Estamos precisando e muito. Que a diretoria não vocês apenas para fazer dinheiro, mas para dar alegria para quem paga caro pelos ingressos e camisas.
Grande ***** os marmanjos são tetra campeões em eliminações
Temos que nos contentar com os meninos, sao opostos dos marmanjos diz serem profissionais!
A categoria que mais tem enchido os torcedores são paulinos de orgulho,eh a sub17,que sempre tem mantido sua média de títulos no ano e revelando bons talentos para a categoria seguinte...
Parabéns molecada!
Prestem bem atenção nesse sub-17 pq é dele e os outros da categoria deles que virão os nossos principais reforços.
Em relação a penalidade vou dizer exatamente o que aconteceu:
O zagueiro está atrás do atacante do São Paulo que logicamente é muito mais rápido, ele empurra levemente nas costas do atacante o suficiente para ele se desequilibrar um pouco mas não cair, o que fez ele perder velocidade e até inclinar para frente aí depois o zagueiro toma a bola legalmente, ou seja, houve uma irregularidade primeiro e depois foi tudo normal; pude ver o lance em câmera lenta no Sport TV, mas nem o comentarista de arbitragem percebeu, o juiz foi muito bem, penalty bem marcado, sem o empurrão o zagueiro não tomaria a bola naquele momento.
Parabéns aos garotos.
Só a base nos dá alegrias
Enquanto isso o time principal vai pipocando em tudo que disputa vexame e mais vexame
Parabéns molecada que bom que ainda tem jogadores que representam com a Camisa do São Paulo.
Parabéns,pena q a presidência do clube não tem olhos pra base,so so cooca os mlq na Figueira e não podemos crítica os jogadores e sim o técnico o jeito d colocar les pra jogar. ************* esse tal de diniz