Imagem: Marcello Zambrana/AGIF
Os ouvidos mais atentos aos quatro jogos do São Paulo desde a retomada do futebol notaram a repetição de um grito do técnico Fernando Diniz à beira do campo em meio ao silêncio das arquibancadas: "Movimenta!". Mais do que uma simples orientação, o berro ajuda a explicar a crise de criatividade do time, que soma uma vitória (Fortaleza) e duas derrotas (Red Bull Bragantino e Mirassol) em três jogos com o time titular.
Basicamente, o mantra de Diniz mostra que o São Paulo pós-parada é um time que se movimenta pouco em campo. Após a saída de Antony para o Ajax-HOL, a equipe ficou carente de um jogador ofensivo de velocidade. Então, para compensar a ausência de uma peça pronta, fisicamente bem e confiável dessas características no elenco a movimentação se torna fundamental para acelerar a troca de passes e cumprir a ideia de jogo ofensiva do treinador. Sem movimentação, a tendência é que o time fique lento e improdutivo.
LEIA TAMBÉM: Diretoria do São Paulo se movimenta nos bastidores do mercado da bola para dar novas opções a Diniz
É exatamente isso o que tem feito falta nos últimos jogos, quando a posse de bola no campo de ataque não tem opção de passe. Na defesa, a falta de movimentação também deixa uma lacuna, pois Juanfran fica mais exposto sem a presença de Antony.
Um argumento possível para o São Paulo se defender neste contexto são os quatro meses de paralisação do futebol que impuseram limites físicos e risco de lesões diante de uma maratona de jogos na retomada. Exceção feita a Internacional, Atlético-MG e Athletico Paranaense neste início de Brasileirão, nenhum outro time tem se notabilizado pela dinâmica ofensiva, o São Paulo é só mais um do bolo de quem tem corrido poucos riscos.
Contra o Fortaleza, Diniz escalou Liziero para preencher melhor o meio-campo e abriu mão de Pato. Assim, Daniel Alves teve posicionamento quase idêntico ao de um atacante de lado, com Liziero, Tchê Tchê e Igor Gomes na construção, Paulinho aberto pela esquerda em substituição a Vitor Bueno, que se recuperava de um desconforto muscular na coxa esquerda, e Pablo com mais liberdade no comando do ataque. Foi graças à tão pedida movimentação do centroavante, aliás, que o São Paulo encontrou espaço para anotar o gol da vitória por 1 a 0.
Sob os gritos de "movimenta" na área técnica, o São Paulo enfrenta o Vasco hoje (16), às 16h, em São Januário, pela terceira rodada do Brasileiro. A tendência é que Fernando Diniz mantenha Liziero e volte com Vitor Bueno entre os titulares.
FICHA TÉCNICA:
VASCO x SÃO PAULO
Data: 16 de agosto de 2020, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Local: estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Competição: Campeonato Brasileiro, 3ª rodada
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires (ambos Fifa-GO)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
VASCO: Fernando Miguel; Yago Pikachu, Ricardo Graça, Leandro Castan e Henrique; Andrey, Fellipe Bastos e Benítez; Gabriel Pec, Germán Cano e Talles Magno. Técnico: Ramon Menezes.
SÃO PAULO: Tiago Volpi; Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê, Liziero, Igor Gomes e Daniel Alves; Vitor Bueno (Paulinho) e Pablo. Técnico: Fernando Diniz
São Paulo, Grito, Diniz, Crise, Criatividade, São-paulina, SPFC
Ele falando ontem pro Liziero : "AGRIDE LIZIERO!!!"
Aí me pergunto se é ele que insiste nessas trocas de passe desnecessário ou são os jogadores que tem medo de tentar algo diferente...
Fora Diniz ruim de mais sao paulo está jogando feio unico que está jogando e o volpi
ESTE TECNICO DE ***** PEDE REFORÇO NÃO ADIANTA GASTAR DINHEIRO OU TROCAR PEÇAS DE COTIAS PORQUE E DE LA QUE VÃO MECHER TUDO BEM PEGA ALGUNS JOGADORES COM NOME CHEGA NA NÃO DESSE TECNICO O QUE ACONTECE APODRECE COMO OS MEDALHÕES QUE JÁ CHEGARAM E OS MENINOS DE COTIAS VÃO PARA OUTROS TIMES EM POUCO TEMPO ESPRODEM DE JOGAR SÓ TEMOS QUE POR UM TECNICO DE RENOME QUE SAIBA ESCALAR O TIME PORQUE JOGADORES TEMOS
O Diniz se ajudaria muito escalando pelo menos o Igor Vinicius pela LD. Mas discordo da premissa do artigo porque essa exigência por movimentação não acontece só agora por causa da saída do Anthony: sempre foi uma exigência dele e do futebol mais moderno em geral. Ou o autor do artigo acha que um jogador sozinho de mais drible e movimentação resolveria tudo? Claro que não. O futebol do Anthony só funcionou nos momentos em que os outros jogadores se movimentaram de acordo. Sim, falta um driblador ousado ao time. Mas todo o time tem que se comportar de acordo. Uma andorinha só não faz verão. O time todo está devendo, com exceção talvez do Volpi e do Daniel Alves.
Dos 20 times que disputa o brasileirão, diniz é o técnico mais fraco, se fosse corrida de técnico essa ***** ia carregar a lanterna.
Esses caras só de jogar no São Paulo FC e ganhar o salário que recebem....tinham que se movimentar o jogo inteiro e não sos gritos do valente Fernando Diniz.....tem que vir do coração....alma em campo pow
Esse técnico é u ******* que não sabe analisar as características de jogador vide Antony em 2 partidas pelo ajax já fez mais do que o tempo no São Paulo
Bem que o Diniz poderia contribuir , seja usando peças mais rápidas , além de pedir alguns reforços que possam vir sem gastos, talvez por trocas de atletas.
Não foi burrice mesmo. O que ele estava pedindo nunca foi característica de nenhum dos 3.
Quem já viu o Liziero ganhando disputa de velocidade toda agora? Indo na direita e na esquerda toda hora?
Só mostra como esse técnico não sabe o que está fazendo.
Vaza Leco.
O vasco e um time que precisa tomar cuidado o sao paulo e um time Nutella mesmo técnico estrela que acha que entende de futebol se perder de goleada seria uma tremenda vergonha para o sao paulo eu não arrisco dar palpite mas nao ponho fé nessa diretoria e nem nessa comissão técnica vergonhoso nao vamos ganhar nada esse ano volta Rogério Ceni
Vasco é um time formado por jogadores desacreditados e molecada quer vencer na vida. SP é um time formado por falsos medalhões e uma mulecada NUTELLA que na hora H amarelam........ um técnico inventado pela mídia. CUIDADO
Assistindo pela tv vejo erros claro de posicionamento e comportamentono time do diniz.....isso.porque numca estudei futebol ! Erros juvenil que ele nao corrigi gente ve jogo após jogo mesma coisa !
Somos maiores que o vasco, mas temos jogadores com menos poder de decisão pra esse jogo. Vamos precisar muito daquele jogo de posse de bola pra Diminuir os avanços do Adversário
O Time não arma pq não tem armador, Daniel Alves tenta tudo sozinho junto com o Reinaldo. Tchê tchê ja chegou a carregar o meio campo do Palmeiras diversas vezes. Talvez seja a hora do Luan fazer o primeiro volante e o Tchê tchê subir pra jogar mais próximo do Daniel Alves.
Mano Menezes, não sou dele. Porém não sou fã também do Diniz, se deu chance pra ele por que não para o Mano Menezes?
Igor Gomes precisa de Alguém rápido na ponta Direita pra fazer as jogadas de linha de fundo com ele, não tem como ele ficar aparecendo na area com as jogadas só do Reinaldo, ele não é um armador, Quando for pra Europa vai virar meia de ligação, igual o Modric.
Ele, Diniz, é a crise!
Ele conquista a amizade do elenco mao o profissionalismo ..... técnico amador e elenco sem vergonha!