publicidade

Twitter, febre no futebol

Cada vez mais os jogadores brasileiros usam a internet para se comunicar com os fãs. É uma forma eficiente de cuidar da imagem

Depois da eliminação do Corinthians na pré-Libertadores, o atacante Ronaldo, então ainda em atividade, usou o Twitter para recriminar os protestos violentos de um grupo de torcedores e declarar seu carinho pelo clube. Também por essa ferramenta, febre entre os boleiros, o agora deputado federal Romário defendeu-se da acusação de que teria faltado a uma sessão da Câmara para ir à praia jogar futevôlei. Para Andressa Rufino, elaboradora da pesquisa Mídias Sociais no Futebol, que analisou, entre os dias 3 e 7 de janeiro, 225 Twitters oficiais de jogadores, técnicos e clubes, os atletas estão utilizando cada vez mais a internet para cuidar de sua imagem.

"A internet virou um canal de comunicação fácil com o ídolo. É bom para a imagem do jogador. Quanto mais próximo estiver do seu fã, mais valoroso é para a sua imagem. Ou seja, está se promovendo mais"", disse Andressa, consultora da Trevisan Gestão do Esporte, uma instituição de ensino superior que forma gestores de negócios.

Do universo pesquisado, Kaká, do Real Madrid, é o campeão de seguidores (2.523.453) no Twitter. Depois vêm o português Cristiano Ronaldo (1.386.765) e mais dois brasileiros: Ronaldo (1.013.923) e Ronaldinho Gaúcho (822.030).

Dos jogadores em atividade no Brasil, o santista Neymar lidera (538.801). Dentinho, do Corinthians, está em segundo lugar (279.373).

Segundo Andressa, a periodicidade de atualização dos tweets ainda é pequena: "O Twitter ainda é uma ferramenta que pode ser mais bem explorada pelos jogadores brasileiros. Dos 110 analisados, cerca de 35% dos perfis estavam desatualizados"".

Aproximação. Na visão de Ronaldo Helal, sociólogo e professor de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o Twitter aproxima o ídolo do fã. "O fã quer mostrar para o ídolo que ele não é como os outros. Quer ser sempre o fã número 1. No Twitter, quando o ídolo dialoga com o fã, este se destaca da multidão. É a grande glória dele. Vai ficar para a sua história.""

Andressa constatou na pesquisa que os jogadores possuem mais seguidores que os clubes. Entre os times do País, o Corinthians é o primeiro da lista, com 194.986. O Palmeiras é o segundo (150.736); o Flamengo, o terceiro (131.172); o São Paulo, o quarto (123.214); e o Santos, o quinto (90.050). "Não deveria ser normal isso. Os clubes precisam utilizar melhor esse canal de comunicação"", afirmou ela.
Para o sociólogo Helal, os fãs podem até seguir mais os jogadores do que as equipes no Twitter, porém a maior paixão é pelo time. Afinal, "o jogador passa e o clube fica"".

VEJA TAMBÉM
- Transmissão, horário e escalações: Cobresal x São Paulo pela Libertadores
- Joia de Cotia ressurge no São Paulo sob comando de Zubeldía
- Zubeldía fica encantado com descoberta de Dorival


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 10 2

Comentários (2)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.