publicidade

Entrevista do SPFC.Net com Lucas Piazon

Lucas Piazon, uma das maiores promessas do São Paulo nos últimos anos, conversou conosco. Fizemos algumas perguntas enviadas por usuários do SPFC.Net e outras formuladas por nós mas sempre baseando-se nas sugestões enviadas por vocês. Nesta conversa ele falou sobre sua paixão pelo tricolor, a expectativa de subir para o time principal, disse que nunca treinou no Corinthians e falou também sobre o problema que teve com o clube.

Conte-nos um pouco sobre a história de Lucas Piazon. Onde começou a jogar bola, a sua chegada ao São Paulo, primeira convocação para as divisões de base da seleção, enfim fale sobre a sua história.

Lucas nasceu em São Paulo, Capital, em 20 de janeiro de 1994. Vem de uma família de fanáticos por futebol. O avô paterno e um tio chegaram a jogar profissionalmente. Desde muito pequeno seu mundo se resumia numa bola. Morando no Paraná desde os cinco anos, aos sete, incentivado por um professor de futsal, fez um teste no Coritiba e imediatamente foi federado pelo time para disputar os campeonatos municipais e estaduais. Atuava como pivô e foi três anos consecutivos artilheiro do campeonato paranaense e conquistou a Tríplice Coroa por dois anos consecutivos, ganhando a Taça Curitiba, Campeonato Metropolitano e o Estadual. Aos onze passou a jogar campo pelo Coritiba, jogou no Atlético Paranaense por um ano e meio e chegou ao São Paulo aos quatorze anos. Como o SPFC foi campeão da Copa Brasil Japão 2009, Copa Nike, Manchester United Premier Cup em 2009, Vice-campeão paulista em 2009 e 2010, Campeão da Copa Independência Bi- Centenário, no México em outubro de 2010. Foi convocado a primeira vez para integrar a seleção-brasileira sub-15 e foi vice-campeão do Sul Americano de 2009, tendo sido artilheiro e eleito melhor jogador da competição com 10 gols. Ainda com a seleção foi campeão da Nike Friendlies, em Phoenix em 2009 e da Copa 2 de Julho na Bahia em 2010.

Você já teve contato com alguém do profissional? Recebeu algum conselho?

Só treinei uma vez lá na Barra Funda no ano passado... foi muito legal a experiência, mas não conversei nem recebi conselhos de ninguém.

Como é o Lucas fora do mundo do futebol? O que gosta de fazer nas horas vagas?

Perto dos garotos da minha idade, sou bastante pacato. Primeiro que o futebol não dá chance da gente ter uma vida igual aos moleques da minha idade. A gente tá sempre concentrado, treinando, jogando, viajando...Adoro esportes em geral, por isso assisto a todos os canais de esportes da TV. Assisto muito futebol, tênis, basquete, luta... Vou muito ao cinema, assisto muito DVDs, ouço muita música, jogo vídeo game e namoro quando dá né!, afinal também sou filho de Deus! Tô acostumado com essa rotina e esse meu jeito meio sossegadão me permite enfrentar numa boa os longos períodos de confinamento no CT, na Granja e nas viagens. A internet ajuda muito, faz com que a gente fique em contato com o mundo lá fora, faz a gente se sentir próximo da galera e participando um pouco da vida dos amigos e da família...Não sou diferente dos meninos da minha idade, mas amo o que faço, sou feliz jogando bola!

Perguntas dos Internautas

sampashow - Grande Lucas! Apresente-se para o torcedor! Qual seu posicionamento, ataca pelos flancos ou é centro-avante?

Joguei na seleção sub_15 como centro-avante, mas no São Paulo, tanto o professor Bruno Petri, ex-técnico do SPFC do infantil, e o professor Zé Sérgio do Juvenil, me colocaram pra jogar como segundo atacante, por causa das minhas características. Gosto muito de jogar nessa posição. Tenho um senso de equipe muito forte e jogo sempre pelo grupo. É bem legal ver o jogo de frente, armar as jogadas...além disso chuto com as duas pernas.

juniormaia - Tem expectativa de subir para os profissionais já em 2011?

A equipe técnica vai saber o momento certo para isso acontecer. Essa transição é difícil e perigosa. Não basta ter técnica e talento, é preciso, acima de tudo, estar preparado tanto física como emocionalmente. Acredito que tudo seja diferente no profissional! Eu gostaria muito sim de integrar o grupo, poder conhecer os profissionais de perto, treinar com eles, ser treinado pelo Professor Carpegiani...quem sabe eu tenha essa oportunidade já em 2011. Mas se ainda não for o momento, continuarei trabalhando do mesmo jeito lá em Cotia, com a mesma disciplina, a mesma motivação!

clausing - Como foi o período em que você treinou em nosso maior rival, o Corinthians?

Esse papo rende né... hahaha. Não sei como isso surgiu na imprensa e todo mundo adora divulgar. Nunca treinei no Corinthians, sequer conheço Itaquera! Se alguém falar que meu viu treinando lá está mentindo. Quando estive afastado, fiquei em Curitiba, cidade onde meus pais moram. Para não ficar parado fiquei treinando na Nutrilatina, uma equipe de Curitiba, cujo técnico, professor Rudimar que é amigo do meu pai. (Obrigado professor, pelo carinho que fui recebido aí!) E também fiz uma preparação física com um personal trainning, o Alexandre!


Lucas Piazon, enfrentando o Corinthians

ByJuninho - O que acha da expectativa da diretoria em cima de você?

Só sei dessa expectativa da diretoria pelo que a mídia divulga. Os profissionais do SPFC são muito sérios, não ficariam enchendo meus ouvidos, ou de qualquer outra atleta com expectativas. Quando as coisas realmente tiverem que acontecer e somente quando eles tiverem certos disso é que virão falar comigo! Pra mim, tudo isso é novidade!

tricolorsupremo - Desejo muita sorte a você, acompanho meticulosamente sua carreira desde o problema passado com seu contrato, e, tomara que suba e detone as defesas adversárias!

Valeu, parceiro! É o meu desejo também!!!! Valeu! Quando a gente é muito jovem, não tem muita noção do interesse da torcida pela base. Hoje fico surpreso de ver como as pessoas acompanham a carreira da gente. É muito legal isso!

BiGMaC - Lucas, a mídia já vem falando que grandes times do futebol europeu já estariam interessados na sua contratação, times como Inter de Milão e o Milan. A sua vontade é a de já rumar para o futebol internacional para tentar fazer sucesso lá, desde cedo, ou pretende seguir os passos de Neymar, de jogar pelo seu clube de formação e tentar fazer história pelo São Paulo?

É uma pergunta difícil de responder. Há muita coisa envolvida. Como torcedor do São Paulo, realizei o sonho de vestir a camisa do clube, um sonho de criança. Realizei o sonho do meu avô, dos meus tios, dos meus primos (a família toda é são paulinha. Como torcedor, só penso em jogar aqui, fazer carreira no São Paulo, conquistar títulos e a torcida! Depois do que aconteceu, no meu coração, parece que eu devo isso à torcida. Esse é o são paulino falando tá?! Por outro lado, tem o profissional! Esse lado, na verdade, eu nem me envolvo quase. Deixo para os meus pais as decisões com relação ao rumo da minha carreira. Sei que eles, apesar de esclarecidos, são inexperientes nesse mundo do futebol, afinal não existe faculdade que ensine a ser pai e mãe de jogador! Então, apesar disso tudo, sei que eles sempre vão tentar fazer o melhor por mim. Meus pais não podem agir como torcedores! Eles pensam no meu futuro, na minha carreira...nas oportunidades! O interesse dos times europeus já existe desde 2009! O que pegou todo mundo de surpresa! A gente fica meio sem saber o que fazer! Hoje eu sei que eles estão muito afinados com o São Paulo e toda decisão sobre minha carreira vai ser tomada em parceria com o clube.

xurucutucu - O que você acha de ser considerado o novo Kaká e já ser cobiçado por grandes clubes europeus como a Inter de Milão ?

Gente, é incrível e me sinto honrado, é claro! Mas também não é fácil ser tão novo e ser comparado a um cara que já foi eleito o melhor do mundo ! Para minha carreira não sei se isso é bom, pois pode gerar muita expectativa sobre mim. Procuro não pensar nisso para que essa responsabilidade não pese muito sobre meus ombros. Procuro usar a comparação como inspiração para mim, já que o Kaká é um exemplo dentro e fora de campo para qualquer jovem atleta. Acho que no fundo as pessoas sabem que nunca vai existir um novo Kaka, assim como não vai existir um novo Romario, um novo Ronaldo, um novo Bebeto ou um novo Pelé!, mas confesso que ia ser legal daqui uns anos ouvir que ta vindo por aí um novo Piazon (hahaha)!

craftman - Gostaria de saber se o Lucas Piazon é são paulino desde criança e quais os jogadores que vestiram ou vestem a camisa do São Paulo que ele mais admira???

A família do meu pai, que é daqui de São Paulo, é toda são paulina e eu nasci e morei em São Paulo até os cinco ou seis anos. Não tinha como nascer nesta família e não ser são paulino. Meu avô é daqueles torcedores fanáticos!!!! Ele conta que uma vez, durante uma partida contra o Palmeiras, o São Paulo tava perdendo e ele saiu do estádio antes de terminar a partida e foi caminhando para esfriar a cabeça...quando viu, tava quase no Palácio e teve que voltar tudo para trás para pegar o carro que estava no estacionamento ao lado do Morumbi. Meu pai sempre sonhou em me ver jogando com a camisa do SPFC, acho que ele queria realizar esse sonho por mim e pelo meu avô. Admiro: Raí, Kaká, Rogério Ceni, o Dagoberto, Muller...ah, são muitos...

rodolfogusto - Olá, Lucas você pretende jogar no profissional do São Paulo FC, apesar do acédio de grandes clubes da Europa pelo seu futebol? Como você reage com as comparações feitas entre você e o Kaká?

Acho que todo jogador gostaria de brilhar primeiro no Brasil para depois fazer carreira lá fora e ser comparado ao Kaka é uma honra, claro!

rodolfogusto - Qual foi o seu pensamento quando seus representantes entraram em litígio com o São Paulo? Em relação ao convivio dentro do clube, as pessoas ja esqueceram desse ocorrido (tendo em vista o caso do Oscar)?

Cara, até hoje eu não sei exatamente o que aconteceu...Eu era muito novo e quem sempre cuidou de tudo foram meus pais...Na época, eu tava na seleção... tentaram me explicar mais ou menos e eu só falei para meus pais fazerem o que eles achavam certo. Mas nunca quis sair do São Paulo! Sabia que eles tavam negociando meu contrato lá e que tinham que entrar com a ação porque não ia dar tempo de resolver tudo até a data do meu aniversário. Como aquela ação teve uma repercussão muito grande, coisa que a gente nunca imaginou...eu confesso que fiquei com medo de ficar. Por algum tempo, achei que a relação com o time tava ferrada. Mas aos poucos eu vi que não tinha nada disso...desisti da ação e fiquei no São Paulo, o que sempre foi a minha vontade. O São Paulo me recebeu com o mesmo carinho de sempre, como se nada tivesse acontecido. Me senti como se estivesse voltando para casa! Vou ser sempre grato ao São Paulo por isso.

MarcusOliveira - O Neymar começou no profissional com 17 anos, você se sente preparado para inicio no profissional com a mesma idade??

Pra subir para o profissional tem que estar muito preparado. No caso do Neymar, foi feito um trabalho específico para que ele começasse tão cedo.. Isso tem haver também com a política do clube. Essa é uma característica do time do Santos, mas não é a característica do São Paulo.

fellipetricolor - Lucas eu tenho a mesma idade que voc e gostaria de saber como lida com todo esse assedio da mídia e dos importantes times do velho continente?

Não tenho problema nenhum com o assédio da mídia. É legal e deixa a gente mais próximo do torcedor. A gente vê que o trabalho tá sendo reconhecido. O interesse dos times europeus, da mesma forma é legal, porque também é o resultado do meu trabalho. Só que esse assédio tá acontecendo cada vez mais cedo e ninguém ainda tá preparado pra enfrentar isso. Nem os clubes, nem nós, os jogadores....

ton.delima - Sabendo que o salário mínimo no país é R$ 600,00 e que pais de família com faculdade, MBA, etc, ralam para ganhar seus R$ 15 mil a 20 mil reais, você não acha que os jogadores hoje com pouca idade como você (16 anos) são muito arrogantes ao ponto de achar que são mal pagos no Brasil e entram em litígio para sair do clube que investe na formação de vocês?

Ton, acho que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Tanto no Brasil como no resto do mundo os atletas são valorizados. A mídia em geral, os clubes, os empresários, todo mundo tá ganhando com o futebol, o jogador também tem que ganhar. A gente também rala e abre muita coisa na vida pelo esporte! O clube fica, Ton, mas a vida do jogador é uma só. A carreira é curta e os riscos são muito grandes. Esse pai de família vai ter esse salário por muito anos, o jogador só por uns dez anos no máximo!E eu também um dia vou ter uma famíia para sustentar.

ton.delima - Você que é da base do SPFC, qual o motivo de tão pouco aproveitamento da comissão técnica à vocês, que são pratas da casa e tem um investimento muito grande do departamento de futebol e se você se sente preparado ESTE ANO para jogar entre os profissionais?

Não sei te responder essa...mas acho que o São Paulo tá mudando. Vamos ter a nossa chance....hoje já tenho muitos companheiros lá de Cotia jogando no profissional. A gente espera que continue assim. Acho que a torcida é um pouco culpada, porque é uma torcida muito exigente e não têm muita paciência com a galera que tá subindo. A gente precisa de tempo pra pegar a manha do profissional e precisa contar com o apoio do torcedor, senão a Diretoria não vai arriscar com a garotada não!

RafaaelHigino - Lucas, gostaria de saber o motivo de você não ter jogado a Copa SP? Seria para não expor seu futebol e os time da europa te contratarem?

Nada a ver com exposição ou times da Europa. A gente nem sabe direito, mas eu acredito que nem eu, nem Jairo, nem Farias e o Almir fomos inscritos na copinha por causa dessa convocação da sub-17 que teria agora em janeiro. A gente vinha sendo convocado sempre e o São Paulo não quis arriscar e ficar sem quatro atletas no meio do campeonato. Acho que foi isso...


Piazon com a camisa da Seleção Brasileira

emerson-marcelo - Lucas, o Oscar não foi pro Inter porque torce pro Inter foi por dinheiro. Acredito que você também não torce para o Corinthias, mas no seu caso também não foi dinheiro, afinal você só tinha 15 anos. Falta de oportunidade também não é justificativa. Já naquela época você já era conhecido inclusive na Europa, ou seja tinha visibilidade. Então afinal porque motivo saiu do Sampa e porque para o Corinthians?

Não posso falar pelo Oscar, mas acho que ele não saiu do São Paulo por causa de dinheiro. Acho que ele não tava feliz lá...isso acontece...Quanto a mim, também não foi nem uma coisa nem outra. Nem sai do São Paulo e esse papo de Corinthians não tem nada a ver. Todo mundo diz que eu fiquei no São Paulo porque eu perdi aquela ação. Não é verdade! Aquela ação não chegou a ser julgada....eu queria ficar e desisti da ação.

bola_aguia - Você acha que o São Paulo um dia vai ter condições de ter em seu time principal só jogadores formados nas categorias de base? Você já treinou e/ou jogou com algum desses meninos que subiram para o profissional?

Não treinei com nenhum menino que subiu...sou mais novo que eles. Acho que não dá pra formar um time inteiro só com a base. O time para ser completo tem que ter sangue novo, mas também tem que ter jogadores experientes.

bola_aguia - Para você, quem mais falta ter oportunidade (tirando você é claro)? Tem alguem para indicar? O garoto Jeferson poderia ser um deles?

Não posso dizer que não tô tendo oportunidade...os outros meninos também não tem do reclamar agora...tem muita gente tendo oportunidade. Pô, Jefferson joga muito...vai ser aproveitado em breve, tenho certeza!

Bate-Bola jogo rápido:

Um ídolo? Kaka

Um sonho? Chegar ao Profissional

Um estádio? Old Trafford (onde fui campeão mundial)

Uma comida? Strogonoff de camarão

Um carro? Porsche Cayenne

Uma cidade? São Paulo

Que recado você pode mandar para os internautas do SPFC.Net?
Galera, eu sou são paulino, acreditem!!! Ah, e não treinei no Corinthians!!! Então, eu queria agradecer aí o empenho da galera em mandar as perguntas...foi massa!

Nós do SPFC.Net queremos agradecer você e seu pai pela atenção e paciência conosco e desejamos muito sucesso para você. Obrigado!

Eu que agradeço pelo interesse e por me dar essa oportunidade de bater esse papo com a galera são paulina!

VEJA TAMBÉM
- São Paulo e Palmeiras empatam sem gols em clássico ruim no MorumBis
- Tricolor escalado para o jogo contra o Palmeiras
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 102 12

Comentários (60)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Seg - 20:00 - MorumBIS -
    São Paulo
    São Paulo
    Palmeiras
    Palmeiras

    Último jogo - Libertadores

    Qui - 21:00 - Monumental Banco Pichincha
    https://media.api-sports.io/football/teams/1152.png
    Barcelona SC
    0 2
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade