publicidade

Mais perto dos cem gols, Ceni tem melhor início como goleiro-artilheiro

Desde 1997, quando começou a ir ao ataque, Capitão nunca havia marcado na estreia

Rogério abriu o placar da vitória por 2 a 0 sobre o Mogi Mirim Foto de Miguel Schincario

Ao marcar na estreia, na vitória por 2 a 0 diante do Mogi Mirim, Rogério despertou uma polêmica quase esquecida no São Paulo. A Fifa não considera dois gols que ele fez (leia abaixo) e o clube, em suas estatísticas oficiais, também não. No entanto, por meio do historiador Michael Serra, a intenção de passar a computar as duas redes balançadas já vem de algum tempo. Agora, como o goleiro iniciou a temporada com o pé calibrado, a vontade será colocada em prática. A partir de amanhã, no jogo contra o São Bernardo, o material entregue à imprensa já contará 96 gols para o capitão.

– É uma questão de critério, de padronização. Durante toda sua história, o clube considerou jogos e torneios amistosos como oficiais. Agnelo di Lorenzo, nosso antigo historiador, falecido em 2007, elaborava nossas estatísticas dessa maneira. Outros clubes também assim procedem – revelou Michael, ao LANCENET!.

O principal motivo para mudança na contagem é que outros jogadores do clube têm contabilizados gols feitos em partidas amistosas. Serginho Chulapa, maior artilheiro da história, possui 242 gols, sendo que alguns em jogos não oficiais. Portanto, o clube ou teria de fazer uma recontagem de todos os tentos de sua história ou passar a utilizar o mesmo critério com Ceni, ignorando assim a Fifa.

O São Paulo entrará com representação junto à entidade. O que vai fazer é comemorar duas vezes a marca, caso ela seja atingida. Agora, Ceni está a quatro gols dos cem nas contas do Tricolor e continua a seis pela Fifa. A troca não altera a data da quebra do recorde de maior goleiro-artilheiro da história, obtido em 2006, contra o Cruzeiro, porque a contagem é internacional.

Além de trazer de volta a polêmica e mudar a contagem do clube, o camisa 1 teve seu melhor início de ano como goleador. Balançando redes desde 1997, pela primeira vez ele deixou sua marca na estreia de uma temporada. Ano passado, também teve chance, mas desperdiçou penalidade. Em 2005, chegou perto. Marcou na segunda rodada do Paulistão. Agora com dois objetivos pela frente, Ceni está ainda mais empolgado para bater pênaltis e faltas. O São Bernardo, na próxima quarta-feira, pode ser o próximo a sofrer com ele.


Gols que a Fifa não reconhece:

Combinado Santos e Flamengo
No dia 25 de janeiro de 1998, contra um combinado entre Santos e Flamengo, Rogério Ceni marcou, de falta, um gol. Na oportunidade, seria o quarto da sua carreira no duelo que terminou empatado em 1 a 1. A Fifa, no entanto, não reconhece o feito, pois o jogo foi amistoso. O Tricolor contesta, já que tinha arbitragem e súmula do jogo.

Uralan Elista (RUS)
No dia 17 de janeiro de 2000, Ceni poderia ter computado seu 12 gol pelo Sampa. De falta, diante do Uralan Elista (RUS), ele marcou na goleada por 5 a 1. O confronto foi válido pelo torneio amistoso Constantino Cury, quando o Sampa foi campeão. A Fifa também não reconhece a rede balançada e, pelo mesmo motivo do duelo contra o combinado entre Santos e Flamengo, o São Paulo computa o gol em suas estatísticas oficiais.

VEJA TAMBÉM
- São Paulo vence Águia de Marabá e se aproxima das oitavas na Copa do Brasil.
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Águia de Marabá vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 7 4

Comentários (3)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.