publicidade

São Paulo antecipa 2011 com exames cardiológicos para elenco

Sem pretensões no Campeonato Brasileiro, o São Paulo aproveita a semana de calmaria antes da rodada final da competição para adiantar exames médicos que seriam realizados só em 2011. O médico do Tricolor, José Sanchez, explicou que os testes antecipados podem dar mais tempo para os trabalhos técnicos no início do próximo ano.

"O tempo de pré-temporada é pequeno e temos que fazer o necessário para ajudar a comissão técnica. O departamento médico tenta ajudar e, por isso, sugerimos de fazer os exames agora. Perderíamos dois dias no começo do ano e já adiantamos nesta semana, sem perder treinos", comentou.

Os médicos do Tricolor dividiram o elenco para a realização dos exames em dias diferentes. Wellington, Zé Vitor, Thiago Carleto, Lucas Gaúcho, Lucas, Sérgio Mota, Marlos, Bruno Uvini, Samuel, Richard, Leonardo, Bosco, Xandão, Rodrigo Souto, Carlinhos Paraíba e Casemiro foram os escolhidos para os testes nesta segunda.

As avaliações, realizadas em um hospital da região da avenida Paulista, contam com ecocardiograma, eletrocardiograma, testes cardio-respiratórios e exames clínicos. Já a outra parte do grupo, com a grande maioria dos experientes, fará os exames na tarde de terça. Pouco antes, todos passarão por testes laboratoriais.

"A prevenção é a principal parte na medicina e temos que avaliar um eventual problema cardiológico. Para atletas com a idade deles, fazer uma vez por ano está bom", acrescentou Sanchez.

Responsável pelos testes do clube no hospital, o cardiologista e médico do esporte Nabil Ghorayeb elogiou a preocupação dos times com o coração dos atletas e reconheceu que a procura aumentou depois da morte do zagueiro Serginho, do São Caetano, em 2004.

"Eles estão fazendo o protocolo para atleta profissional, que a Fifa sugere", explicou. "Antes do Serginho, só grandes clubes se interessavam, como São Paulo, Corinthians, Palmeiras... Hoje, os próprios atletas fazem questão de vir. Tinha jogador que faltava aos exames duas ou três vezes, simplesmente diziam que estavam com gripe. O presidente do clube tinha que obrigá-los".

Com os testes em dia, o São Paulo encerra sua participação em 2010 na tarde de domingo, quando enfrenta o Atlético-MG, no Morumbi. Já a próxima pré-temporada do Tricolor começará em 4 de janeiro, e o técnico Paulo César Carpegiani já poderá entrar com trabalhos físicos, técnicos e táticos, sem testes clínicos.

VEJA TAMBÉM
- Calleri admite frustração em não conseguir sequência devido a lesão na panturrilha
- São Paulo avança de fase na Libertadores após virada sobre Cobresa
- Transmissão, horário e escalações: Cobresal x São Paulo pela Libertadores


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 5 2

Comentários (6)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.