Foto: João Paulo de Jesus Lopes
Os departamentos financeiro, de marketing e de futebol iniciaram o planejamento para um calendário que não terá o principal Sul-Americano de clubes pela primeira vez em oito temporadas.
A vice-presidência de marketing estima que não jogar a Libertadores representará uma perda de até R$ 15 milhões em relação ao orçamento deste ano. A conta não inclui o faturamento que a equipe teria se vencesse a competição e disputasse o Mundial de clubes.
Para amenizar as perdas, o São Paulo pretende investir em campanhas valorizando um possível título inédito da Copa do Brasil. "Temos que transformar limão em limonada e fazer desta conquista a aspiração do torcedor", disse o vice de marketing Julio Casares, que fala em uma mobilização semelhante à vista quando Palmeiras e Corinthians jogaram a Série B.
Segundo o dirigente, um ano distante do torneio continental não terá impacto negativo sobre a marca São Paulo, o que poderia reduzir valores de patrocínio. "Mas é preciso retornar logo à Libertadores", declarou Casares.
Para voltar ao torneio, a equipe do Morumbi irá contar com um grupo mais jovem e menos consagrado do que o atual. O clube pretende aumentar o espaço dos jogadores oriundos das categorias de base, dando sequência ao trabalho que vem sendo feito desde o meio do ano.
"Faríamos o mesmo se estivéssemos na Libertadores", disse o diretor de futebol João Paulo de Jesus Lopes, negando que o projeto esteja ligado ao calendário menos nobre.
"Essa nova experiência [jogar a Copa do Brasil] pode ser muito útil na utilização de jogadores de nossa própria formação. Vão chegar dois ou três reforços, só para aparar lacunas do elenco", afirmou o vice de futebol Carlos Augusto de Barros e Silva.
Entre os nomes ventilados até o momento para desembarcar no Morumbi estão o lateral esquerdo Juan, do Flamengo, e o meia Elias, que defende o Atlético-GO.
O elenco vai receber ainda atletas que estão emprestados a outros times. Os atacantes Mazola (Guarani) e Henrique (Vitória) tiveram suas voltas confirmadas. O meia Juninho, do Los Angeles Galaxy-EUA, também deve ser aproveitado em 2011.
VEJA TAMBÉM
- NOVO ESQUEMA? Ex-treinador do São Paulo analisa como integrar Oscar e Lucas em campo
- ANÚNCIO PRÓXIMO! Oscar fecha acordo com São Paulo e detalhes do anúncio são discutidos
- OPERAÇÕES PARECIDAS! São Paulo executa "plano Lucas" para trazer Oscar de volta após dez anos