publicidade

Juvenal é teimoso e São Paulo precisa se reformular, diz Careca


Ex-jogador da Seleção aponta Alexandre Pato como sucessor; aposentado, não pensa em ser dirigente
Foto: AFP

Estrela do São Paulo na conquista do Campeonato Brasileiro de 1986, Careca conhece Juvenal Juvêncio. E 24 anos depois do título em questão, admite que o atual presidente tricolor tem os mesmos defeitos de quando se conheceram. De acordo com o ex-artilheiro, o estilo "turrão" e "teimoso" do cartola é o símbolo de que o São Paulo precisa de uma reformulação para voltar a conquistar títulos.

Em entrevista exclusiva ao Terra, o ex-jogador de Guarani, São Paulo, Napoli e Santos aponta os problemas do atual time do Morumbi, critica a administração do Guarani, cada vez mais próximo do rebaixamento, e indica o futuro dono da camisa 9 da Seleção Brasileira para a Copa de 2014.

Confira a entrevista na íntegra:

Terra: Careca, o São Paulo viverá uma situação inusitada em 2011: depois de sete anos, voltará a disputar a Copa do Brasil e estará fora da Libertadores. Por que isso aconteceu?
Careca: Acho que tem dirigente lá que não está produzindo. Que está há muito tempo e entrou em um círculo vicioso, até nas categorias de base, envolvendo alguns treinadores. O São Paulo precisa de uma mudança radical. Tem muita gente que está lá há 10, 15 anos e não produz. No futebol é assim. Você tem uma estrutura de primeiro mundo e não possui um menino que possa ser a sensação. O São Paulo sempre teve essa preocupação. Todos os meninos gostariam de jogar lá. Muitos qualificados tiveram, mas não ganharam chance. Então tem muita coisa errada. Tem que começar por aí: diretor, supervisor, coordenador da base... Nos últimos anos, o São Paulo tem sido um fracasso nisso.

Terra: A mudança radical teria que começar já no presidente Juvenal Juvêncio?
Careca: Conheço bem o Juvenal. Na minha época, era diretor de futebol. Ele é cabeça dura, teimoso, acha que é o dono de tudo, dono da verdade. Pode até ouvir um ou outro, mas vai pela cabeça dele. Acho que não é por aí, principalmente quando se fala de São Paulo. Sou amigo dele, mas ele é assim. O próprio episódio do Mundial mostra isso. Ele peitou todo mundo: Federação (Paulista), CBF... Disse que a abertura seria no Morumbi e foi penalizado. Não só o torcedor são-paulino como o povo paulistano. Agora tem a possibilidade de fazer um novo estádio, mas acho que o Morumbi, mesmo sendo uma estrutura mais antiga, teria facilidade para se adaptar à Copa. Poderia ser feito com tranquilidade. O estádio perdeu essa chance. É lamentável.

Terra: Outro clube que você jogou também vive um período conturbado: o Guarani. Como ídolo do clube, já pensou em colaborar como dirigente?
Careca: As pessoas sempre falam comigo sobre boatos de que eu poderia ser o presidente, mas eu não tenho interesse. Sempre demonstrei minha vontade e desejo de fazer parte do Guarani e ajudar em algum setor, mas nunca pensei em ser presidente. Nunca tive essa ambição. A estrutura atual do clube não é culpa desta diretoria, e sim de muitas outras que passaram e administraram mal. O Guarani tem muitas dívidas e processos trabalhistas. É lamentável. E isso não é de dez anos para cá, vem há muito tempo já. O Guarani tem uma história linda e rica de formação de atletas, mas que infelizmente não investiu no setor. Hoje, o clube não tem um campo para treinar, nem mesmo o profissional. O CT talvez nem tenha as dimensões de um campo oficial, o gramado é horrível e cheio de buracos... É lamentável chegar nesta situação. Querem investir em uma área para fazer um CT e isso deveria ter sido feito há muito tempo. É lamentável o Guarani chegar nesta situação. Não está matematicamente na Série B, mas tem uma chance mínima de se salvar. É muito difícil. O Guarani novamente tem uma possibilidade de cair.

Terra: Qual a solução para melhorar isso?
Careca: Precisa de investimento, investidores fortes e um grande administrador. Também precisa ter pessoas que foram referência no ano passado, que ajudem a vestir a camisa do Guarani de verdade. Dizem que você ajuda um clube por amor. Isso não existe, é palhaçada. Não dá para largar família e empresa para administrar um clube com amor. Acho que tem que ganhar e, quando faz coisas boas, precisa receber percentuais diferentes, por produtividade. Se não der certo, tem que mandar embora. O Guarani começou bem no Brasileiro, mas era difícil se manter nas primeiras colocações. O elenco não tinha reposição. O Mancini, pessoa que eu tenho um grande carinho, é muito experiente, mas demorou demais para dar um alerta. O presidente também, que é quem manda. Sabemos que ele é do meio esportivo, mas já teve uma experiência muito positiva no Guarani. Dessa vez, infelizmente não conseguiu montar um bom time. Vemos o dinheiro que entrou, quase R$ 16 milhões em arrecadação de direitos de televisão, e não entendemos a situação que o Guarani vive hoje.

Terra: Ainda tem planos para trabalhar no meio do futebol, como dirigente?
Careca: Na verdade, após minha carreira como jogador, eu fundei o Campinas Futebol Clube, para ser dirigente e presidente. Depois, fiquei um período ausente. Estive sempre trabalhando no meio, indicando jogadores para fora. Recentemente, fiz um contrato com a Rede TV! como comentarista do Campeonato Italiano, mas continuamos sempre ligados ao futebol. Os italianos sempre ligam, pedindo indicações de jogadores. Para ser dirigente, não me passou nada pela cabeça. Acompanho o futebol, indico meninos, mas estou comentarista hoje.

Terra: Falando agora de Seleção Brasileira. Nos tempos de São Paulo, o Luís Fabiano sempre era comparado a você pelo estilo de jogo e foi o camisa 9 do Brasil na última Copa. Quem você enxerga com mais potencial para assumir a 9 dessa nova Seleção?
Careca: Eu gosto do Pato. É um jogador que me encanta, porque é completo: chuta de esquerda, direita, tem movimentação, sabe se posicionar e cabecear. O Luís Fabiano é um jogador potente, mais forte e guerreiro, e tem outro estilo. O Pato lembra mais a minha forma de jogar. Teve algumas chances, não foi bem, mas voltou e ainda é muito jovem. O Nilmar também. É um jogador mais franzino, mas sabe fazer gols, se movimenta bem. Esses dois jogadores podem tranquilamente brigar pela camisa 9 da Seleção. Tem o André também, que começou bem no Santos e se transferiu agora (para a Ucrânia). Pode amadurecer na Europa. Hoje o Pato é quem me encanta mais, pelo porte físico, pela capacidade e pela fantasia. É um jogador fantástico.

Terra: Campinas pode sonhar em ser subsede da Copa?
Careca: Acho que as subsedes já estão definidas. Existia um projeto maravilhoso do prefeito, a respeito de uma arena multiuso. Fui consultado e disse que seria fantástico, mas o projeto não foi aceito. A Ponte Preta disse que faria uma arena própria e não aceitou. Mas o projeto não aconteceu. É uma pena, pois a arena poderia estar bem encaminhada e seria uma candidata a ser subsede. Várias sedes pelo Brasil estão com obras atrasadas e Campinas poderia ser a solução. Mas acredito que trazer uma seleção para fazer uma pré-temporada é possível. Temos estrutura de hotéis, mas para ser subsede precisaríamos de um estádio bem encaminhado.

Terra: Acredita no novo estádio do Corinthians, que provavelmente sediará a abertura do Mundial?
Careca: Acredito pela força da nação corintiana e o envolvimento do torcedor, da paixão pelo clube. Politicamente, é muito forte. Tenho certeza que o estádio sai e sai rápido. Dinheiro vai aparecer para fazer uma capacidade maior, para sediar a abertura da Copa do Mundo. O interesse no estádio é muito grande. Essa capacidade, de 65, 68 mil torcedores, ficará pequena para o torcedor corintiano. O estádio foi sempre o sonho do clube e o retorno será bem grande.

VEJA TAMBÉM
- NOVO ESQUEMA? Ex-treinador do São Paulo analisa como integrar Oscar e Lucas em campo
- ANÚNCIO PRÓXIMO! Oscar fecha acordo com São Paulo e detalhes do anúncio são discutidos
- OPERAÇÕES PARECIDAS! São Paulo executa "plano Lucas" para trazer Oscar de volta após dez anos


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 19 8

Comentários (35)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.