publicidade

Para evitar pior ano nos pontos corridos, solução tricolor é vencer

Se perder quinta, São Paulo registrará seu pior aproveitamento. Oscilação, trocas de técnico e queda da defesa contribuíram para rendimento ruim

O São Paulo sabe que precisa vencer o Atlético-PR nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), na Arena Barueri, para seguir sonhando com uma vaga na Libertadores. Uma derrota significaria praticamente o adeus à disputa, e não apenas isto, mas também um registro negativo de que, em 2010, o Tricolor foi um péssimo aluno no Brasileirão. Se perder para o Furacão, o time paulista registrará seu pior aproveitamento na história dos pontos corridos até então.

Desde que o novo modelo do nacional foi adotado, o Tricolor conquistou três títulos e chegou perto do quarto em 2009. O pior aproveitamento do São Paulo foi em 2005, quando conquistou apenas 46% dos pontos disputados naquele ano. Se perder para o Atlético nesta quinta, o time chegará a 45,8%, conseguindo assim sua pior média até o momento. Hoje o time está com 47,3%, somando 44 pontos em 31 partidas.



O principal argumento para explicar a queda de aproveitamento do São Paulo este ano é a irregularidade. Diferentemente das edições anteriores, quando esteve acima de 50% (com exceção de 2005), nesta temporada o Tricolor oscilou demais na competição. Primeiro deixou a competição de lado para se dedicar à Libertadores. Na volta da parada da Copa do Mundo, atuou muito abaixo do esperado, só conseguindo a primeira vitória depois de cinco jogos. Com a queda no torneio continental, perdeu Ricardo Gomes. O interino Sérgio Baresi assumiu e alternou resultados muito ruins, como a derrota por 3 a 0 para o Corinthians, com outros bons, como a vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras.

Paulo César Carpegiani chegou e conseguiu uma sequência de três vitórias, a maior do time até então na competição, mas este bom momento foi interrompido no último domingo, no revés diante do Ceará por 2 a 0, fora de casa. O resultado foi ruim para o Tricolor, que esperava estar com 47 pontos hoje, a seis do Corinthians, terceiro colocado. Mas está a nove. Mesmo assim, as chances de tentar a vaga na Libertadores só não se esgotaram antecipadamente porque todas as equipes tiveram altos e baixos neste Brasileiro. É o que observa Carpegiani, que até tinha um favorito para o título, mas não revelou quem era.

- Está um perde e ganha incrível neste Brasileiro, não tem um time com estabilidade. Sinceramente, tinha uma equipe que eu achava que dispararia, mas não o fez. Está um perde e ganha geral mesmo - analisou o treinador.

Outro fator que pode ter influência no aproveitamento abaixo do esperado este ano para o São Paulo é o desempenho da defesa. Se em 2007, por exemplo, ela conseguiu a incrível marca de 19 gols sofridos em 38 jogos, com média de 0,5 gol por partida, este ano já foram 45 gols em 31 jogos, média de 1,45 e saldo de menos dois na competição. Seria o caso de voltar a utilizar o 3-5-2, que nos últimos anos ajudou o Tricolor a chegar a três títulos brasileiros? Carpegiani respeita a importância do esquema para o clube neste período, mas diz que este é o momento de arriscar, e não de andar para trás.

- Há 29 anos, quando iniciei minha carreira, o Flamengo jogava com dois laterais e dois zagueiros. Tenho essa preferência, mas não sou o dono da verdade. Todo esquema tem sua qualidade. Quando cheguei aqui, propus o 4-4-2, a equipe respondeu e mantive. Há dificuldade, mas quem não tem? Não pretendo modificar o que temos no momento. Contra o Ceará tínhamos três zagueiros em campo (Renato Silva jogou improvisado na lateral) e nem por isso fomos seguros atrás.

A defesa sente dificuldades porque o time ainda está brando, não está como queremos, mas quem sabe no próximo ano consigamos ter um time melhor.

VEJA TAMBÉM
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Águia de Marabá vs São Paulo ao vivo
- São Paulo e Palmeiras empatam sem gols em clássico ruim no MorumBis


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 1 2

Comentários (1)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.