publicidade

Rivais pelo título em 2009, Tricolor e Fla lutam por nova vida no Nacional

São Paulo vem de duas vitórias e tenta se aproximar do grupo da Libertadores. Já o Fla quer acabar com jejum de cinco jogos sem vencer

São Paulo e Flamengo rivalizaram rodada a rodada a disputa pelo título do Campeonato Brasileiro do ano passado. Mais competente na reta final, o rubro-negro comandado pelo Imperador Adriano levou a melhor, quebrou a hegemonia do time do Morumbi, que vinha de três títulos consecutivos, e voltou a comemorar a conquista do Nacional após 17 anos.

Vipcomm
O ano mudou, e a situação das duas equipes também. De protagonistas, viraram coadjuvantes. Ambos iniciaram 2010 sonhando alto na Taça Libertadores da América, mas naufragaram. No Brasileirão, lutam pela regularidade. Trocaram o comando, mudaram elenco, mas ainda buscam dias melhores.

E é exatamente atrás disso que as duas equipes se confrontam na noite desta quarta-feira, no estádio do Morumbi, no duelo que marca a abertura do returno.

O que está em jogo?

Três pontos acima do Flamengo na tabela de classificação (25 a 22), o São Paulo vive um momento mais tranquilo, já que conquistou duas vitórias seguidas, contra Atlético-GO e Atlético-MG. Os paulistas querem mais um triunfo para se aproximar ainda mais do grupo da Taça Libertadores da América. O time carioca, que vem de cinco jogos seguidos sem vitória (dois empates e três derrotas), precisa da reabilitação, pois está apenas três posições à frente da zona de rebaixamento.

As escalações

No São Paulo, Sérgio Baresi tem duas dúvidas. No meio-campo, Jorge Wagner e Carlinhos Paraíba disputam uma posição. Insatisfeito com o desempenho de Junior Cesar, o treinador poderá barrar o camisa 6. Nesse caso, Richarlyson deixaria o meio-campo para jogar na lateral e Cleber Santana ganharia uma vaga como volante.

No Flamengo, a tendência é que Petkovic continue como opção no banco de reservas, e Renato, que precisa aprimorar a forma, seja titular. Os volantes Toró e Willians sentiram dores musculares na coxa direita, mas estão recuperados. A formação deve ser a mesma do jogo passado.

Quem está fora

No São Paulo, não jogam Alex Silva (recuperação de cirurgia no joelho direito), Ricardo Oliveira (tendinite no joelho esquerdo), Fernandinho (estiramento na perna direita), além de Casemiro e Dagoberto, ambos suspensos.

No Flamengo, Leandro Amaral segue fazendo trabalho de recondicionamento físico. Já Val Baiano, que não seria relacionado pelo técnico Silas, sofreu uma pancada no peito contra o Cruzeiro e ainda se recupera.

Fique de olho em...

Marcelinho: Maior aposta das categorias de base, o camisa 37 entrou na equipe esbanjando personalidade. Com velocidade, deu nova dinâmica ao meio-campo do Tricolor e, na vitória do último domingo, contra o Atlético-MG, marcou o seu primeiro gol na equipe profissional.

Vipcomm
Diogo: Disputará sua quarta partida como titular desde que foi contratado pelo Flamengo. No segundo jogo ao lado de Deivid, espera que a dupla demonstre mais entrosamento para tirar o Flamengo da incômoda situação que a equipe se encontra na tabela.

O que eles disseram

Sérgio Baresi, técnico do São Paulo: "Tivemos duas vitorias importantíssimas e vamos em busca da terceira. A sequência é fundamental para nós, porque estamos querendo atingir metas. Queremos chegar ao grupo da Taça Libertadores, mas precisamos dar um passo de cada vez. A equipe está preparada para fazer uma grande partida e, caso seja necessário, tenho alternativas para o segundo tempo"

Silas, técnico do Flamengo: "Página lida é página virada. Tivemos uma evolução contra o Santos na última rodada, mas nos minutos finais ficamos muito expostos. Não podemos repetir esses erros. O time tem criado oportunidades e uma hora os gols vão sair".

Números e curiosidades

- Flamengo x São Paulo é o confronto dos dois maiores vencedores da história da competição, com seis títulos cada. O Flamengo venceu em 1980, 82, 83, 87, 92 e 2009. Já o Tricolor foi campeão em 1977, 86, 91, 2006, 2007 e 2008.

- As duas equipes já se enfrentaram 22 vezes na capital paulista pelo Campeonato Brasileiro. O Tricolor leva enorme vantagem, com 12 vitórias, sete empates e apenas três vitórias cariocas. A equipe paulista marcou 37 gols, contra 17 do seu rival.

- A última vitória do Flamengo sobre o Tricolor paulista em São Paulo aconteceu no dia 14 de dezembro de 2003: 3 x 1, com gols de Edílson (2) e Rafael. Diego Tardelli descontou para a equipe do Morumbi.

Último confronto

Na abertura do Campeonato Brasileiro, as duas equipes se encontraram no estádio do Maracanã e empataram por 1 a 1, com gols de Washington para o Tricolor e Denis Marques, para o time rubro-negro. Os dois times nessa partida atuaram sem suas forças máximas porque estavam priorizando a Taça Libertadores da América. Veja abaixo os melhores momentos do jogo realizado no dia 9 de maio.

Ficha técnica:

São Paulo: Rogério Ceni; Jean, Xandão, Miranda e Richarlyson (Junior Cesar); Rodrigo Souto, Cleber Santana (Richarlyson), Jorge Wagner (Carlinhos Paraíba) e Marcelinho; Marlos e Fernandão. Técnico: Sérgio Baresi

Flamengo: Marcelo Lomba, Léo Moura, David Braz (Jean), Ronaldo Angelim e Juan; Correa, Willians, Toró, Renato; Diogo e Deivid. Técnico: Silas

Estádio: Morumbi, em São Paulo. Data: 08/09/2010.

Árbitro: Alício Pena Júnior (MG). Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (SC) e Kléber Lucio Gil (SC).

A TV Globo exibe a partida para toda a rede, com exceção dos estados de SP e PR, mas incluindo a cidade de Curitiba. O canal Premiére, através do sistema pay-per-view, transmite o jogo para todo o país.

VEJA TAMBÉM
- OFICIAL: OSCAR É DO SÃO PAULO!
- ADEUS DO GARÇOM! Vitória fecha com Wellington Rato, atacante do São Paulo
- BARCA TRICOLOR! São Paulo inicia reformulação e planeja a saída de jogadores abaixo do esperado


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 3 3

Comentários (5)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.