O Corinthians era o time mais popular do Paraná em 2004 e manteve a posição na 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope. Os corintianos têm 17,8% de popularidade no estado vizinho a São Paulo.
O Paraná, aliás, dos estados com futebol forte, é o que tem maior influência de forasteiros. Depois do Corinthians, o mais popular é o Palmeiras. O Alviverde subiu uma posição em relação a 2004, passando o Atlético-PR e chegou à marca de 13,3%. Curiosamente, o Palmeiras é mais popular no Paraná do que em São Paulo (11,8%), em termos relativos.
O Atlético-PR é o terceiro, com 10%, e o rival Coritiba, apenas o quinto, com 6,0%. Entre os dois está o São Paulo (9,5%), outro que cresceu muito em relação a 2004.
Uma das razões para esse fenômeno é que, nos últimos anos, o Atlético-PR e o Coritiba têm enfrentando dificuldades até para ficar na primeira divisão. O Coritiba foi rebaixado em 2005 e depois de novo em 2009.
RAIO-X DAS FORÇAS LOCAIS
A torcida do Atlético tem a ver com a mudança da gestão do clube e a reconstrução da Arena da Baixada em 1999, o primeiro estádio brasileiro com estilo europeu.
É uma torcida jovem, bem instruída, rica, e concentrada no estado. Até os 15 anos, 1,4% dos brasileiros torcem pelo Atlético, equivalente às torcidas de Botafogo e Fluminense juntas. Dos 16 aos 24, 1%, Acima de 50, apenas 0,1%. A torcida é escolarizada (1,2% com nível superior) e rica (1,7% acima de 10 salários-mínimos).
Os rubro-negros estão basicamente em Curitiba e em sua periferia, pois a presença em cidades do interior é de 0,1%, contra 1,4% nas capitais. Em termos geográficos, fora o Paraná, o Atlético só é citado em São Paulo, e com 0,1% da torcida.
O Coritiba tem uma torcida parecida com a do rival em termos de idade e classe social. Tem 1,7% entre os que ganham acima de R$ 5.100,00 e o forte da torcida está entre os jovens (1% entre 10 e 15 anos). Mas em termos geográficos, o Coxa supera o rival, com torcedores em Minas (0,3%), Ceará (0,3%), Bahia (0,2%) e Rio Grande do Sul (0,5%).
A 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope de torcidas ouviu 7.109 pessoas em todo o Brasil, a partir de 10 anos de idade, em 141 municípios de todos os tipos e tamanhos. A margem de erro é de 1,2 ponto percentual, para mais ou para menos. Isso significa que resultados separados por pelo menos 2,4 pontos estão em situação de empate técnico.
VEJA TAMBÉM
- APORTE FINANCEIRO! São Paulo deve receber apoio de patrocinador master para contratação de destaque no time
- BOMBA! Liziero é liberado pelo São Paulo e deve reforçar equipe da Série A
- REFORÇO DE PESO! São Paulo se aproxima de fechar com Oscar