Crédito: Gaspar Nóbrega/VIPCOMM
O técnico Sérgio Baresi quase estreou com derrota no comando do São Paulo. Neste domingo, a equipe paulista alcançou o empate em 2 a 2 diante do Cruzeiro aos 46 minutos do segundo tempo, em partida válida pela 14ª rodada do Brasileirão.
O São Paulo abriu o placar aos 42 minutos do primeiro tempo. Casemiro cabeceou após cobrança de falta e marcou. Mas na volta do intervalo, o Cruzeiro foi pra cima. Aos 22 minutos, Wellington Paulista empatou, também de cabeça. A virada aconteceu aos 38 minutos, com Thiago Ribeiro. No entanto, Ricardo Oliveira aproveitou jogada de Fernandinho e deixou tudo igual, aos 46 minutos.
Depois do suado empate, o São Paulo retorna a campo no próximo domingo para o clássico contra o Corinthians, que será disputado no estádio do Pacaembu, às 18h30 (de Brasília).
Por outro lado, o Cruzeiro buscará reencontrar o caminho das vitórias na Série A do Brasileirão diante do Vitória, dentro de casa, na mesma data e horário.
O jogo
Precisando da vitória para reencontrar a confiança, o São Paulo, comandado pela primeira vez por Sérgio Baresi, iniciou a partida com uma postura ofensiva. Escalado com três homens de característica ofensiva no meio-campo (Carlinhos Paraíba, Cléber Santana e Marlos), o time do Morumbi criou sua primeira oportunidade logo aos 15 minutos, quando Fábio fez uma grande defesa após chute de Cléber Santana.
Antes de sofrer com a primeira ameaça são-paulina, o Cruzeiro buscava equilibrar a partida na base do toque de bola. Promovendo a estreia do argentino Montillo, destaque da Universidad do Chile na Copa Libertadores da América, o time mineiro assustou Rogério Ceni aos 23 minutos, justamente com o novo meia-atacante. Em cobrança de falta com categoria, o camisa 10 colocou a bola rente à trave esquerda do arqueiro adversário.
A oportunidade cruzeirense alertou ainda mais o ligado São Paulo dentro de campo. Apostando nas jogadas pelo lado esquerdo, o time do Morumbi viu o goleiro Fábio fazer um milagre aos 26 minutos. Depois de cruzamento na medida de Carlinhos Paraíba, Fernandão tocou de cabeça. Bem colocado, o goleiro mineiro conseguiu ter reflexo suficiente para espalmar a bola para a lateral, impedindo a abertura do marcador.
No entanto, aos 42 minutos, o camisa 1 não teve como evitar o primeiro momento quente, de uma tarde muito fria no estádio do Morumbi. Após cruzamento da esquerda, o volante Casemiro, oriundo das categorias de base da equipe e comandado por Sérgio Baresi no início do ano, subiu mais alto que a zaga adversária para estufar a rede. Gol dos mandantes, que terminaram os 45 minutos iniciais com uma vantagem merecida no marcador.
O Cruzeiro subiu de rendimento depois do intervalo, motivado pela substituição tática de Cuca logo no início. Com a entrada de Caçapa no lugar de um apagado Diego Renan, a equipe celeste reequilibrou o confronto e criou oportunidades para empatar o jogo, especialmente com o argentino Montillo. Dos pés do estreante, logo aos dez minutos, os mineiros por pouco não igualaram.
A maior liberdade dada por Cuca para o seu setor de meio-campo fez a equipe controlar as ações da segunda etapa. O São Paulo, por outro lado, ameaçava apenas em chances esporádicas. Dessa forma, com o domínio do jogo, os visitantes empataram. Após confusão dentro da área tricolor, Thiago Ribeiro tocou de cabeça na medida para Wellington Paulista balançar a rede do Morumbi.
A partir do gol, o time de Cuca permaneceu mais perto do segundo do que os mandantes. Com o controle da posse de bola, em virtude, principalmente, da entrada de Roger, o clube de Belo Horizonte aproveitava os erros de passes são-paulinos para buscar a vitória. E, aos 38 minutos, os visitantes se aproximaram do objetivo. Thiago Ribeiro recebeu grande passe, driblou Rogério Ceni e virou.
No entanto, nos acréscimos, Ricardo Oliveira, apagado durante todo o confronto, aproveitou grande jogada pela ponta direita e empatou, amenizando os protestos da torcida nesta fria tarde de domingo no estádio do Morumbi. O tento do camisa 99 mudou o comportamento das arquibancadas e aliviou a pressão logo na estreia de Sérgio Baresi no comando da equipe.
FICHA TÉCNICA:
SÃO PAULO 2 x 2 CRUZEIRO
Local: Estádio Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 15 de agosto de 2010, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Público: 12.338 pagantes
Renda: R$ 261.086,59
Árbitro: Leandro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Júlio César Rodrigues Santos (RS) e Fabio Pereira (TO)
Cartões Amarelos: Casemiro e Ricardo Oliveira (São Paulo); Rômulo e Gil (Cruzeiro)
Gols: SÃO PAULO: Casemiro, aos 42 minutos do primeiro tempo, e Ricardo Oliveira, aos 46 minutos do segundo tempo; CRUZEIRO: Wellington Paulista, aos 23 minutos do segundo tempo, e Thiago Ribeiro, aos 38 minutos do segundo tempo
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Jean, Samuel, Renato Silva e Junior Cesar; Casemiro (Marcelinho), Cleber Santana, Carlinhos Paraíba (Jorge Wagner) e Marlos (Fernandinho); Fernandão e Ricardo Oliveira
Técnico: Sérgio Baresi (interino)
CRUZEIRO: Fábio; Rômulo, Gil, Edcarlos e Diego Renan (Caçapa); Fabrício, Henrique, Éverton (Roger) e Montillo; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista (Robert)
Técnico: Cuca
Crédito: Gaspar Nóbrega/VIPCOMM
VEJA TAMBÉM
- APORTE FINANCEIRO! São Paulo deve receber apoio de patrocinador master para contratação de destaque no time
- BOMBA! Liziero é liberado pelo São Paulo e deve reforçar equipe da Série A
- REFORÇO DE PESO! São Paulo se aproxima de fechar com Oscar