publicidade
Olá tricolores de todo o país,

Essa pergunta do título da coluna deve ser a que muitos são paulinos estão fazendo a si próprios depois de acompanhar duas derrotas do São Paulo: contra o Avaí no Morumbi e contra o Vitória no Barradão.

Tecnicamente, pouca coisa mudou. O treinador é o mesmo, as opções são as mesmas, a escalação é praticamente idêntica, apenas com a troca de Cicinho por Jean na lateral direita. E, convenhamos, por mais que o Cicinho tenha nosso eterno respeito, ele não é mais nem sombra do Cicinho que voou no Morumbi em 2005.

Mas continua a sensação de que há algo muito errado. Em primeiro lugar, não estamos acostumados a ver nosso time perder dois jogos em sequência. Em segundo lugar, estamos menos acostumados ainda com a quantidade de gols que nossa defesa tem levado. Foram CINCO gols tomados em dois jogos. Na Libertadores, tomamos DOIS gols em dez jogos. Diferença gritante, não?

Acredito que a melhor forma de explicar como o São Paulo mudou do pré-Copa do Mundo para o que estamos vendo agora seja a seguinte:

Saímos de férias com uma sensação errada. Fomos acompanhar pela TV os jogos do Ellis Park e do Soccer City plenamente confiantes e satisfeitos com o que o nosso São Paulo tinha deixado. O time havia crescido, encontrado um bom futebol, tinha feito miséria do Cruzeiro nas quartas-de-final e ainda havíamos vencido nosso primeiro clássico no ano contra a porcada. Paramos com a certeza de que o segundo semestre prometia muitas glórias para o tricolor (e ainda promete!).

Porém, uma análise mais rigorosa mostra que nossa temporada foi exatamente o que estamos vendo agora nesse pós-Copa. Extremamente oscilante e que não conquistou a confiança do torcedor em nenhum momento. Esse foi o São Paulo 2010.

Quais jogos bons que fizemos antes de enfrentar o Cruzeiro na Libertadores?
Lembro daquele 2º tempo contra o Santos, com um jogador a menos, nas semi-finais do Paulistão e só. Nada mais. Fomos para aquelas quartas-de-final sem a menor chance de passar. Mídia, rivais e nós mesmos, poucos acreditavam no São Paulo. Mas passamos. Nossa camisa mostrou sua força. Mostramos quem é o Soberano em terras nacionais. O suficiente para empolgar o torcedor, mas pouco ainda para apagar a temporada fraca que fizemos até ali.

Portanto, o que mudou de lá pra cá? Nada. Apenas ficamos cerca de 2 meses com a imagem de um São Paulo que não é real. Podemos atingir aquele nível de novo no momento certo, mas não quer dizer que consigamos manter aquele ritmo sempre.

O São Paulo hoje tem um time para se superar. Um time que pode ser muito mais 'coração' do que tática. Foi o que vimos naquele 12 de maio no Mineirão, enquanto assistíamos, quase incrédulos, ao São Paulo sair glorioso, com 0x2 no placar e segurando heroicamente a pressão cruzeirense.

Talvez o Brasileirão não seja a opção mais acertada para esse elenco do São Paulo. Nossas oscilações e vacilos em jogos simples comprometem em uma competição que demanda regularidade. Já a Copa Libertadores pede apenas o mesmo brio que tivemos nas oitavas e nas quartas.

Muito provavelmente, vamos ao Beira-rio na condição de não-favoritos. A história das quartas-de-final se repete. Resta-nos torcer para que a história dos 90 minutos também se repita e que consigamos mais uma vez, na raça, mudar a cara dessa temporada. Creio que não haverá meio-termo para nós em 2010, será 8 ou 80, a glória máxima ou uma temporada para esquecer.

Boa sorte para nós!
Quarta-feira tem mais, diante do Prudente no Morumbi.


Saudações Tricolores.
Carlos Barros
spfc.net

VEJA TAMBÉM
- Nova camisa do São Paulo para 2025 é revelada em vazamento nas redes sociais
- São Paulo viaja aos EUA com novos uniformes do patrocinador oficial
- DEU TUDO CERTO! Oscar revela convite de Lucas para jogar no tricolor em 2025


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 3 2

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.