publicidade
É, galera, o Brasileirão voltou. E os problemas e os erros também. Felizmente a solução dessa vez é simples e já passamos momentos muito piores este ano. É só não inventar, Gomes!

ERROS

Depois de 39 dias de recesso o São Paulo voltou e perdeu do Avaí no Morumbi. Listei algumas falhas que devem ser corrigidas.

A começar pela inversão de Alex Silva e Miranda. Os dois estavam bem com Miranda na sobra e Alex Silva joga mais pelo lado direito. Quando o time atacava, Ricky virava volante e Miranda ficava na esquerda (onde gosta de atuar) e Alex Silva na direita (onde joga mais). Com a inversão o time sofreu nos contra-ataques, pois Miranda e Alex ficavam perdidos.

Outro erro foi tirar o Rodrigo Souto e colocar Cléber Santana no meio tempo. Se Souto vem de lesão e não podia jogar 90 minutos, por que não colocar o Santana na ala e o Jean como primeiro volante, ou Xandão na defesa e o Ricky como volante? Eram duas opções bem melhores. Mas o que aconteceu foi bom para servir de lição. Ao colocar o Cléber Santana, Ricardo Gomes teve de adiantar Richarlyson para primeiro volante. Ele ficou visivelmente perdido e foi um dos piores em campo.

Outro erro grotesco (e amador) foi tirar o melhor jogador do time na partida, Hernanes, e colocar Washington. Tudo bem que o São Paulo precisava empatar mas não se deve tirar o único homem que faz a ligação da defesa pro ataque. Tirasse Richarlyson ou Jean, que não estavam jogando nada.

Aliás o Ricardo Gomes precisa ver que se o Jean jogar na lateral então o Junior César tem de ter mais liberdade, pois a força ofensiva do Jean é zero. E pro J. César ter essa liberdade o Ricky deve ficar mais recuado, ou os contragolpes adversários continuarão cada vez mais perigosos, nas costas dele.


INTER

Enquanto o São Paulo começou o segundo semestre errando, o Internacional acertou em cheio. O time se adaptou muito bem ao 4-2-3-1 (ou 4-5-1, como preferirem) de Celso Roth. Sem Guiñazu, Roth escalou a equipe da mesma maneira que jogaram Uruguai, Holanda, Alemanha (e vária outras) na Copa do Mundo. Veja abaixo um desenho, tirado do excelente blog Preleção.



Como podemos ver, Sandro e Wilson Matias eram os volantes e pouco avançavam. E nas pontas, D'Alessandro e Taison tabelavam com Giuliano para servir Alecsandro. Com a proteção dos volantes, Nei e Kleber (ambos com grande poder ofensivo) puderam avançar e chegar ao ataque mais vezes. E assim fizeram 3 no Guarani.

Considero essa alteração no esquema do Inter muito benéfica para nós. Até então, o colorado era um time defensivo que jogava no erro do adversário (mais ou menos como o Avaí fez ontem). Agora o Inter passou a ser um time ofensivo. Com isso o São Paulo pode jogar defensivamente como sabe e explorar os contragolpes. É mais fácil jogar contra equipes abertas.


MUSA

Já selecionamos as 20 candidatas escolhidas pro concurso da Musa SPFC.Net 2010. Ainda não divulgamos pois falta receber dados de algumas candidatas mas ainda hoje os perfis devem ir ao ar, juntamente com o cronograma da segunda fase.

É só aguardar!


WIKI

Estou atualizando a Wiki. Aos poucos, adicionando os dados de todos os treinadores da história do São Paulo e dos maiores ídolos do clube. Depois partirei para dados de todas as partidas jogadas na história e de todos os campeonatos. Isso deve levar algumas semanas mas teremos, sem dúvidas, o maior acervo de informações sobre o tricolor já visto. Quem quiser colaborar entre em contato!


Abraços e até quinta!

VEJA TAMBÉM
- Zubeldía fica encantado com descoberta de Dorival
- Zubeldía é sincero e explica decisão de cortar James no São Paulo
- São Paulo pode trocar jogador com o Internacional


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 1 2

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.