O técnico Ricardo Gomes já havia dito na semana passada: se for preciso, ele terá humildade em voltar o esquema do São Paulo para o 3-5-2. No primeiro teste com o time alinhado em 4-4-2, no domingo, o time foi derrotado pela Portuguesa em casa. Até por isso, a mudança ainda não está consolidada.
"Para nós, que somos jogadores de meio-campo e ataque, (4-4-2) é bom, porque tem mais vagas. Mas enquanto o meio fica bom, a defesa e os laterais ficam prejudicados", disse Marlos, que começou a partida contra a Portuguesa entre os reservas e entrou no lugar de Hernanes na segunda etapa.
Para o zagueiro Miranda, que pode ser beneficiado por atuar em um esquema semelhante ao da seleção brasileira - e eventualmente ficar mais próximo de uma vaga na Copa do Mundo -, a alteração de Ricardo Gomes no alinhamento da equipe não pode ser avaliada já pelo primeiro jogo da temporada.
"Foi boa a mudança, infelizmente o resultado não foi o desejado. Mas se for analisar o jogo como um todo, a equipe conseguiu um padrão, tocou bem a bola. No primeiro tempo, poderia se dizer que o time era aquele. No final do jogo, a pergunta seria: que time é esse? Desentrosado", comentou o defensor.
Assim que substituiu Muricy Ramalho no comando da equipe, em 2009, Ricardo Gomes tentou a mesma mudança, mas, diante de alguns insucessos, voltou atrás e manteve o time no 3-5-2, esquema que rendeu vários tÃtulos nos anos anteriores. Com o começo de temporada, ele optou por nova tentativa.
Na tarde desta segunda-feira, apenas reservas participaram do treinamento. Embora a atividade tenha sido uma espécie de mini-coletivo, com menos de 11 atletas de cada lado, as duas formações tinham dois zagueiros. Uma teve André Luis e Xandão, enquanto a outra treinou com Aislan e Renato Silva.
VEJA TAMBÉM
- NOVO ESQUEMA? Ex-treinador do São Paulo analisa como integrar Oscar e Lucas em campo
- ANÚNCIO PRÓXIMO! Oscar fecha acordo com São Paulo e detalhes do anúncio são discutidos
- OPERAÇÕES PARECIDAS! São Paulo executa "plano Lucas" para trazer Oscar de volta após dez anos