Apontado nos últimos anos como um clube exemplo no Brasil, o São Paulo inicia a temporada de 2010 em uma situação diferente, já que seus bastidores estão fervendo com as ações judiciais de garotos formados nas categorias de base. Neste domingo, à s 17 horas (de BrasÃlia), o Tricolor tenta esquecer a surpreendente crise para buscar a vitória contra a Portuguesa, no estádio do Morumbi.
A missão da equipe de Ricardo Gomes é superar a polêmica envolvendo Oscar e Diogo (que já faziam parte do elenco principal), além de Lucas Piazon. Para lutar pelo resultado positivo, o São Paulo aparece reestruturado em campo, apesar de ter mantido os principais jogadores do ano passado.
Gomes aproveitou os testes deste começo de temporada para abandonar o esquema com três zagueiros, promovendo novidades no meio-campo. A partir de agora, a zaga é formada apenas por André Dias e Miranda, que acaba de recusar proposta milionária do Wolfsburg. Os reforços Léo Lima e Marcelinho ParaÃba passam a compor o setor de criação da equipe, escalada no 4-4-2.
"Se não der certo, a gente humildemente volta para o 3-5-2. O elenco está mais equilibrado com as contratações que foram feitas", adverte o treinador, que precisará ter paciência até o novo sistema engrenar.
"Nós precisamos de tempo, pois a mudança não encaixa da noite para o dia. Não posso dizer que vamos permanecer com o nÃvel de antes no 4-4-2, é necessário ter paciência", lembra o zagueiro André Dias.
Com a nova tática, Jorge Wagner terá de se acostumar a marcar na lateral esquerda, enquanto Jean espera se adaptar na direita. Um setor que não precisará de esforço é o ataque, que será novamente formado por Dagoberto e Washington.
"Depois da forma como foi disputado o Brasileiro passado, estou com muita vontade de jogar. Estamos todos com ansiedade de entrar em campo e reencontrar a torcida", destaca Dagoberto.
Enquanto o São Paulo já se concentra para conseguir a adaptação na nova tática, o técnico Vágner Benazzi está em dúvida sobre o esquema que utilizará na Portuguesa. Durante os treinos, o comandante observou o comportamento da equipe no 3-5-2 e no 4-4-2.
Preto Costa e Domingos estão confirmados na defesa. Se optar pela formação com três zagueiros, Gladstone também atuará no setor. Mas, se o técnico preferir colocar a Lusa mais ofensiva, o atleta perderá a vaga para Fellype Gabriel. A decisão só será anunciada momentos antes da partida.
Já o volante Marcos Paulo e o atacante Celsinho ainda não foram regularizados pela Lusa e, por isso, estão fora do compromisso no Morumbi. Por isso, Glauber ganhará uma oportunidade no meio-campo, enquanto Dinei será escalado na linha de frente.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X PORTUGUESA
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 17 de janeiro de 2010, domingo
Horário: 17 horas (de BrasÃlia)
Ãrbitro: Antonio Rogério Batista do Prado
Assistentes: Dante Mesquita Junior e Rogério Pablos Zanardo
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Jean, André Dias, Miranda e Jorge Wagner; Richarlyson, Hernanes, Léo Lima e Marcelinho ParaÃba; Dagoberto e Washington
Técnico: Ricardo Gomes
PORTUGUESA: Fábio; Preto Costa, Domingos e Gladstone (Fellype Gabriel); Paulo Sérgio, Glauber, Acleisson, Marco Antônio e Athirson; Heverton e Dinei
Técnico: Vágner Benazzi
VEJA TAMBÉM
- NOVO ESQUEMA? Ex-treinador do São Paulo analisa como integrar Oscar e Lucas em campo
- ANÚNCIO PRÓXIMO! Oscar fecha acordo com São Paulo e detalhes do anúncio são discutidos
- OPERAÇÕES PARECIDAS! São Paulo executa "plano Lucas" para trazer Oscar de volta após dez anos