publicidade

ESPECIAL SÃO PAULO: Era dos Bad-Boys está de volta ao Morumbi

São Paulo - 2009 terminou de forma amarga para o São Paulo. Após três títulos em 2005 (incluindo Libertadores e Mundial) e o tricampeonato brasileiro nos anos seguintes, o Tricolor terminou a temporada passada sem nenhum troféu. Perdeu o Paulistão para o Corinthians, a Libertadores para o Cruzeiro e o Brasileiro para o Flamengo. Para voltar aos tempos de glória, que, apesar do hino, não estão tanto no passado, a diretoria aposta na velha tática de encher o time de "bad-boys".

Os reforços trazidos até agora comprovam esta estratégia. Para a defesa, chegou o polêmico André Luís, campeão brasileiro de 2002 pelo Santos e que, em sua última passagem pelo Botafogo, protagonizou cenas bizarras, como tirar o cartão vermelho das mãos de um juiz, num jogo de Sul-Americana, ou brigar com a PM de Recife.
Outros que podem entrar na categoria de bad-boy são Léo Lima e Marcelinho Paraíba. O primeiro não se firmou em nenhum lugar que passou, até pelo comportamento extra-campo (no Grêmio, foi mandado embora por Mano Menezes). Já o segundo chega com status de salvador da pátria, mas não pode-se esquecer os problemas de comportamento que teve, principalmente, no futebol alemão e no Flamengo.

Além dos bad-boys, o São Paulo trouxe jogadores jovens, que serão apostas de Ricardo Gomes. São os casos do zagueiro Xandão (revelado pelo Guarani e que passou sem brilho pelo Fluminense), do meia Carlinhos Paraíba (camisa 10 do Coritiba nas três últimas temporadas) e do atacante Fernandinho (eleito a revelação do Brasileiro de 2009, pelo Barueri). Estes terão chance de provar que podem ajudar Ricardo Gomes, tanto no Paulista quanto na Libertadores.

O time que será usado no Estadual segue uma incógnita. O treinador garante que fará experiências e dará muitas chances para os garotos. Alguns, porém, entraram na Justiça contra o clube e não devem receber este tratamento, como o lateral Diogo e o meia Oscar, dois dos meninos mais promissores da atual categoria de base. Mesmo assim, os jovens como Henrique, Marlos ne Wellington devem receber chances.

Enquanto isso, vários foram embora. Hugo e Borges acertaram com o Grêmio e acabaram com as picuinhas no ataque. O zagueiro Rodrigo também deixou o clube, mas ainda não fechou com ninguém. A expectativa, assim, é que nomes como Rogério Ceni, André Dias, Miranda, Hernanes, Dagoberto, Jorge Wagner e Washington saibam levar o São Paulo novamente à briga pelos títulos. Com ou sem a ajuda dos "bad-boys".

CRAQUE DO TIME – MARCELINHO PARAÍBA
Pela primeira vez depois de muitos anos, o principal craque do São Paulo não será Rogério Ceni. É lógico que o goleiro, totalmente recuperado de uma contusão que o prejudicou em 2009, é o ídolo maior da torcida. Mas a grande expectativa é em relação a Marcelinho. Após brilhar em sua primeira passagem pelo Tricolor, entre 97 e 2000, o meia volta mais experiente e pronto para ser o camisa 10 que o time precisa. Habilidoso e dono de um grande chute de fora da área, pode ser decisivo no Paulistão.

EXPECTATIVA – BRIGA PELO TÍTULO
Ricardo Gomes já declarou que a prioridade do ano é a Libertadores e, para isso, deixará o Paulistão em segundo plano. Isso todos sabem. Mas é impossível tirar o São Paulo da briga pelo título. O Tricolor foi semifinalista nos últimos três anos, além de ser campeão em 2005 e vice em 2006. Ou seja: desde 2004, não termina o Estadual fora do G4. Por essas e outras, com time misto ou não, o Tricolor vai brigar pelo 21º caneco estadual.

FICHA TÉCNICA:

Nome completo: São Paulo Futebol Clube
Fundação: 16/12/1935
Presidente: Juvenal Juvêncio
Títulos: Libertadores (92, 93 e 2005), Mundial de Clubes (92, 93 e 2005), Campeonato Brasileiro (77, 86, 91, 2006, 2007 e 2008), Paulistão (31, 43, 45, 46, 48, 49, 53, 57, 70, 71, 75, 80, 81, 85, 87, 89, 91, 92, 98, 2000, 2005), Rio São Paulo (2001), Recopa Sul-Americana (93 e 94), Supercopa da Libertadores (93), Conmebol (94), Supercampeonato Paulista (2002)
Estádio: Morumbi (73.500 torcedores)

Colocações nos últimos Estaduais: Semifinalista (2007, 2008 e 2009)

Reforços para o Paulistão: André Luís (zagueiro, Barueri), Xandão (zagueiro, Barueri), Léo Lima (meia, Goiás), Carlinhos Paraíba (meia, Coritiba), Marcelinho Paraíba (meia, Coritiba), Fernandinho (atacante, Barueri) e Roger (atacante, Vitória).

Time-base: Rogério Ceni; Jean, André Dias, Miranda e Jorge Wagner; Hernanes, Richarlyson, Léo Lima e Marcelinho Paraíba; Dagoberto e Washington. Técnico: Ricardo Gomes.

ELENCO:

Goleiros: Rogério Ceni, Bosco e Dênis.
Laterais: Adrián Gonzalez, Wagner Diniz e Júnior César.
Zagueiros: André Dias, Miranda, Aislan, André Luís, Renato Silva e Xandão.
Volantes: Hernanes, Richarlyson, Jean, Arouca, Wellington e Zé Luís.
Meias: Léo Lima, Marcelinho Paraíba, Jorge Wagner e Carlinhos Paraíba.
Atacantes: Dagoberto, Washington, Marlos, Roger e Henrique.

VEJA TAMBÉM
- NOVO ESQUEMA? Ex-treinador do São Paulo analisa como integrar Oscar e Lucas em campo
- ANÚNCIO PRÓXIMO! Oscar fecha acordo com São Paulo e detalhes do anúncio são discutidos
- OPERAÇÕES PARECIDAS! São Paulo executa "plano Lucas" para trazer Oscar de volta após dez anos


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 11 9

Comentários (9)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.