publicidade

Campeonato Paulista de 2010 começa com um toque a mais de experiência

Santos, Corinthians e São Paulo buscaram reforços com mais de 34 anos. Palmeiras contratou pouco, mas manteve a base do ano passado

O Campeonato Paulista começa neste sábado e terá um toque a mais de experiência na sua edição 2010. Três dos quatro grandes clubes do estado apostaram em algumas contratações de jogadores que já passaram dos 34 anos. Entre os atletas que chegam a São Paulo para a disputa do estadual, provavelmente o lateral-esquerdo corintiano Roberto Carlos, 36, será a grande atração.
Após 15 anos fora do Brasil, Roberto, que já atuou no Paulistão por União São João e Palmeiras, está ansioso para retornar. O ala, que coleciona muitas passagens pela seleção brasileira, estava no futebol turco antes de ser contratado pelo Corinthians.

- Eu vinha de uma temporada regular no Fenerbahçe e posso jogar quando o Mano precisar. Se ele não me escalar eu bato nele... - diverte-se o ala, sempre bem humorado.



O Paulistão, porém, não será a prioridade do Corinthians. Classificado para a Libertadores da América no ano do seu centenário, o Timão terá como obsessão o inédito título continental. Por isso, tanto Roberto Carlos como o amigo - e de novo companheiro - Ronaldo não participarão de todas as partidas do estadual. Sete reforços desembarcaram no Parque São Jorge para defender o atual campeão paulista: além de Roberto Carlos, o zagueiro Leandro Castan, o lateral Moacir, o volante Ralf, os meias Tcheco e Danilo e o atacante Iarley.

Outro time que dividirá as atenções entre Paulistão e Libertadores, o São Paulo investiu numa fórmula parecida: foram seis contratações e, entre elas, Marcelinho Paraíba, com 34 anos de idade. Com ele, chegaram ao Morumbi os zagueiros Xandão e André Luís, os meias Carlinhos Paraíba e Léo Lima e o atacante Fernandinho.

- Já queremos mostrar no primeiro jogo que o time dará alegrias ao torcedor. O Paulistão será um campeonato muito forte - prevê o técnico Ricardo Gomes.

Time que mais contratou entre os grandes, o Santos buscou o reforço mais velho. Ídolo na década de 90, Giovanni retorna à Vila Belmiro perto de completar 38 anos de idade. Sem mais o ritmo que tinha antes, o meia será utilizado como centroavante pelo técnico Dorival Júnior. Dorival, estreante no Peixe, é quem mais ganhou peças para escalar a sua equipe. São oito: os zagueiros Durval, Bruno Rodrigo, Luciano Castan e Bruno Aguiar, o lateral Maranhão, os meias Giovanni e Marquinhos e o meia-atacante Zé Eduardo.

- Teremos um início bastante difícil, já que o time está passando por uma reformulação ampla e tivemos apenas 13 dias de preparação. Mas podemos prometer um Santos aguerrido e que irá lutar. Em poucas rodadas estaremos brigando de igual para igual com todos - afirma Dorival.

Em situação oposta à do Santos, o Palmeiras será o time com menos caras novas no começo de 2010. Até a véspera da estreia do Campeonato Paulista, o Verdão tinha contratado apenas três atletas: o zagueiro Léo, o lateral Eduardo e o volante Márcio Araújo. Mas o técnico Muricy Ramalho deve receber mais gente para disputar o estadual.

- Entraremos fortes e sabemos da nossa responsabilidade. Vamos encarar o Paulistão como se fosse uma Copa do Mundo. Todo título é bem-vindo e a torcida irá comemorar - diz Pierre.
Além do quarteto principal, destaque para a Portuguesa. A Lusa buscou jogadores que já brilharam em outras equipes para tentar levar o time às finais. O lateral Athirson e o zagueiro Gladstone foram as principais aquisições do Canindé. Os clubes do interior também apostarão em algumas figurinhas carimbadas. O Ituano, que terá o presidente Juninho Paulista no meio-campo, ainda poderá contar com o zagueiro Roque Júnior no elenco. O novato Monte Azul, estreante na Primeira Divisão, deve ter o ex-palmeirense Lopes defendendo as suas cores.

O Paulistão será disputado por 20 equipes, com todos jogando contra todos em turno único. Ao final das 19 rodadas, os quatro melhores se classificam para as semifinais, quando serão conhecidos os dois finalistas. A exemplo dos anos anteriores, a Federação Paulista de Futebol mantém o troféu “Campeão do Interior”, que terá a participação dos quatro times – com exceção da capital e de Santos – que ficarem logo atrás dos semifinalistas. Na ponta de baixo da tabela, os quatro últimos serão rebaixados para a Série A-2.



OS REFORÇOS DOS QUATRO GRANDES
SANTOS: Giovanni, Maranhão (Guarani), Durval (Sport), Marquinhos (Avaí), Bruno Aguiar (Guarani), Bruno Rodrigo (Portuguesa), Zé Eduardo (ABC) e Luciano Castan (União São João)
CORINTHIANS: Roberto Carlos (Fenerbahçe-TUR), Ralf (Barueri), Leandro Castan (Barueri), Iarley (Goiás), Moacir (Sport), Tcheco (Grêmio) e Danilo (Kashima Antlers-JAP)
SÃO PAULO: Marcelinho Paraíba (Coritiba), Carlinhos Paraíba (Coritiba), André Luís (Barueri), Xandão (Barueri), Fernandinho (Barueri) e Léo Lima (Goiás)
PALMEIRAS: Léo (Grêmio), Márcio Araújo (Atlético-MG) e Eduardo (Guarani)

A ANÁLISE DO COMENTARISTA CAIO RIBEIRO



“Surpresa do interior a gente sempre espera, mas acho que além dos quatro grandes só a Portuguesa pode sonhar com alguma coisa neste Campeonato Paulista. Para título não existe só um favorito, porém o São Paulo entra muito forte e acho que pode ser apontado como o principal candidato à conquista”

VEJA TAMBÉM
- NOVO ESQUEMA? Ex-treinador do São Paulo analisa como integrar Oscar e Lucas em campo
- ANÚNCIO PRÓXIMO! Oscar fecha acordo com São Paulo e detalhes do anúncio são discutidos
- OPERAÇÕES PARECIDAS! São Paulo executa "plano Lucas" para trazer Oscar de volta após dez anos


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 5 3

Comentários (1)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.