publicidade

Fla, Coxa e Náutico são os reis dos clássicos regionais neste Brasileirão

São Paulo e Palmeiras têm os melhores aproveitamentos entre os paulistas

Na 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, encerrada no domingo passado, o último confronto regional - vitória do Corinthians sobre o Santo André, por 2 a 0 - foi disputado na edição de 2009 da competição. E os times que mais se destacaram neste tipo de duelo foram Flamengo, Coritiba e Náutico, que tiveram um aproveitamento de 67% dos pontos jogando contra os adversários do mesmo estado.

Na disputa entre os cariocas, o Fla saiu invicto diante dos rivais ameaçados de rebaixamento. Os rubro-negros empataram diante de Fluminense e Botafogo no primeiro turno e venceram as duas equipes na segunda metade do campeonato. Com uma vitória no Clássico Vovô, o aproveitamento tricolor foi de 42%, enquanto os alvinegros estão entre os que menos se deram bem nestes confrontos: dois pontos apenas em 12 possíveis.

Paranaenses e pernambucanos estão na luta contra a degola, mas na disputa local, Coritiba e Náutico mostraram sua força. O Coxa segurou o empate frente ao Atlético-PR na Arena da Baixada e venceu no Couto Pereira, enquanto o Timbu fez exatamente a mesma coisa contra o Sport com igualdade na Ilha do Retiro e vitória nos Aflitos. Furacão e Leão juntam-se ao Bota com apenas 17% de pontos ganhos em clássicos.



Supremacia tricolor e alviverde no estado de São Paulo
Com mais representantes na Série A, seis ao todo, o estado de São Paulo teve o Tricolor Paulista e o Palmeiras como os maiores destaques nos duelos regionais, justamente os dois líderes do Brasileirão. Ambos tiveram aproveitamento de 57% e cada um perdeu apenas uma partida contra os adversários locais. O Corinthians fez 16 pontos em 30 possíveis, ou seja, 53%, enquanto o Santos penou contra os tradicionais rivais com 33% de pontos conquistados.

Novatos na Primeira Divisão, Santo André e Barueri, com percentuais de 27% e 20%, pouco atrapalharam o caminho dos outros times paulistas. A única exceção foi a vitória do Ramalhão sobre o Palmeiras por 2 a 0. O Barueri não venceu nenhuma equipe do estado e os dois confrontos entre eles terminaram empatados.

Se considerarmos apenas os confrontos entre os grandes de São Paulo, a vantagem é alviverde com 55,5% contra 50% dos tricolores. O Timão teve aproveitamento de 44% e o Peixe de 22%. Vale ressaltar que o Verdão não perdeu para nenhum dos três tradicionais adversários.

Em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, o equilíbrio imperou e 50% dos pontos foram para cada uma das equipes. Nos dois confrontos no Mineirão, o Atlético-MG venceu o primeiro e o Cruzeiro levou a melhor no returno. No Sul, o fator casa foi decisivo: vitória do Inter no Beira-Rio, e do Grêmio no Olímpico.



TIME PG PP (%)
FLAMENGO 8 12 67
CORITIBA 4 6 67
NÁUTICO 4 6 67
SÃO PAULO 17 30 57
PALMEIRAS 17 30 57
CORINTHIANS 16 30 53
ATLÉTICO-MG 3 6 50
CRUZEIRO 3 6 50
GRÊMIO 3 6 50
INTERNACIONAL 3 6 50
FLUMINENSE 5 12 42
SANTOS 10 30 33
SANTO ANDRÉ 8 30 27
BARUERI 6 30 20
BOTAFOGO 2 12 17
ATLÉTICO-PR 1 6 17
SPORT 1 6 17
PG = Pontos ganhos, PP = Pontos possíveis

VEJA TAMBÉM
- E OS REFORÇOS?! Zubeldía pede paciência com novos jogadores e nega acelerar processos no São Paulo
- FIM DE JOGO! Em jogo truncado, São Paulo vence o Cruzeiro e segue no G6
- COM DIFICULDADES! Grande reforço do São Paulo na janela perde disputa na titularidade por nome conhecido


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 6 5

Comentários (1)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.