publicidade

Andrade e Ricardo Gomes lutam por título de técnico mais vitorioso do Brasileiro

Desbancando medalhões como Muricy Ramalho e Luxemburgo, treinadores de Flamengo e São Paulo se destacam com os melhores aproveitamentos

Durante o Campeonato Brasileiro, como já é de costume, diversas trocas de técnicos movimentaram o mercado do futebol. Estas mudanças foram significativas no desempenho dos times dentro da competição. Dois treinadores podem se orgulhar de ter tido um papel fundamental em reestruturar suas equipes e colocá-las na briga pelo troféu de campeão: Andrade, comandante do Flamengo, e Ricardo Gomes, técnico do São Paulo. Ambos assumiram a tarefa de organizar o elenco que tinham em mãos e superar o descontamento com os que os precederam no cargo. E os números mostram que tiveram sucesso: cada um possui 65% de aproveitamento dos pontos disputados, a melhor marca entre todos os treinadores que participaram do campeonato.



Além de Flamengo e São Paulo serem favoritos ao título do Brasileirão, ao lado de Palmeiras e Atlético-MG, também estarão em uma disputa pessoal para ver quem será o técnico mais vitorioso desta edição 2009. Celso Roth corre por fora com o terceiro melhor aproveitamento: 55%. O ponto favorável ao comandante do Galo é o fato de ele estar empregado desde a primeira rodada, mérito para poucos. Apenas cinco podem se orgulhar de ter participado de todos os jogos de seus times: além de Roth, Adilson Batista (Cruzeiro), Silas (Avaí), Mano Menezes (Corinthians) e Hélio dos Anjos (Goiás).



Estatísticas do Brasileirão: clique aqui e confira os principais números atualizados



Andrade dirigiu pela primeira vez o time rubro-negro na partida contra o Santos, na Vila Belmiro, no dia 26/07. E o resultado não poderia ser melhor, vitória por 2 a 1, decretando o fim de um jejum na competição: foi a primeira vitória do Flamengo na Vila em Brasileiros. De lá para cá, os resultados pesaram na valorização de Andrade no cargo: foram 12 vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Marca bem superior a de seu antecessor, Cuca (13 jogos, quatro vitórias, cinco empates e quatro derrotas).



Ricardo Gomes assumiu o posto de Muricy Ramalho na equipe tricolor logo após a eliminação na Libertadores, diante do Cruzeiro. No Brasileirão, o tricampeão Muricy comandou a equipe do Morumbi em seis partidas: foram quatro empates, uma derrota e apenas uma vitória. Ricardo Gomes conseguiu formatar o Tricolor de acordo com o seu estilo tático e hoje colhe os frutos do bom trabalho:em 27 partidas, conquistou 15 vitórias, empatou sete vezes e perdeu cinco. Mais importante: lidera o Brasileirão com um ponto à frente do Palmeiras. Confira abaixo a lista completa dos técnicos que participaram de pelo menos 10 jogos no campeonato:



Ténico Times Jogos Aproveitamento
Andrade Flamengo 21 65%
Ricardo Gomes São Paulo 27 65%
Celso Roth Atlético-MG 34 55%
Tite Internacional 27 55%
Adílson Batista Cruzeiro 34 53%
Antônio Lopes Atlético-PR 18 52%
Vanderlei Luxemburgo Palmeiras e Santos 29 50%

Cuca
Flamengo e Fluminense 25 49%
Paulo Autuori Grêmio 32 49%
Silas Avaí 34 49%
Mano Menezes Corinthians 34 48%
Muricy Ramalho São Paulo e Palmeiras 26 48%
Paulo César Carpegiani Vitória 18 47%
Hélio dos Anjos Goiás 34 46%
Waldemar Lemos Náutico e Atlético-PR 15 43%
Ney Franco Botafogo e Coritiba 33 42%
Sérgio Guedes Santo André 14 41%
Estevam Soares Barueri e Botafogo 35 38%
Emerson Leão Sport 10 37%
Vágner Mancini Santos e Vitória 26 36%
Parreira Fluminense 10 34%
Diego Cerri Barueri 13 34%
Péricles Chamusca Sport 17 34%
Sérgio Soares Santo André 11 34%
Geninho Náutico 29 32%
René Simões Coritiba 18 30%
Renato Gaúcho Fluminense 10 20%



Muricy e Luxemburgo decepcionam

Técnicos com nome e carreira de peso no futebol brasileiro, Muricy Ramalho e Vanderlei Luxemburgo não estão tão bem colocados na lista. Após deixar o comando do São Paulo com um aproveitamento ruim nas seis primeiras rodadas, Muricy fez 20 partidas pelo Palmeiras: teve oito vitórias, seis empates e seis derrotas. Apesar de ser o vice-líder com o Verdão, não teve desempenho tão destacado assim no total: 48%. Luxemburgo deixou o comando do Palmeiras tendo disputado sete partidas: venceu três, empatou três e perdeu um jogo. O desempenho no Santos tem sido irregular: oito vitórias, sete empates e sete derrotas. Aproveitamento total de 50% dos pontos disputados.



Outro desempenho que merece destaque é o do técnico Tite, ex-Internacional. Antes de Mário Sérgio assumir o Colorado, Tite vinha tendo bom desempenho: 55% de aproveitamento. Marca que o coloca ao lado de Celso Roth na terceira colocação do ranking de técnicos. Mas isto não foi suficiente para convencer a direção colorada.



Na lanterna do ranking está o técnico Renato Gaúcho, que teve desempenho muito fraco nas dez partidas que dirigiu o Fluminense: conquistou apenas 20% dos pontos que disputou. No número de jogos disputados, Estevam Soares lidera com 35 no total, 18 pelo Barueri e 17 pelo Botafogo (incluindo uma partida contra o Cruzeiro que foi adiada no 1º turno). Desempenho total de apenas 38%.

VEJA TAMBÉM
- E OS REFORÇOS?! Zubeldía pede paciência com novos jogadores e nega acelerar processos no São Paulo
- FIM DE JOGO! Em jogo truncado, São Paulo vence o Cruzeiro e segue no G6
- COM DIFICULDADES! Grande reforço do São Paulo na janela perde disputa na titularidade por nome conhecido


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 5 6

Comentários (3)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.