publicidade

Confronto direto e cartões podem decidir o campeonato? Bom para o Flamengo

Na luta contra a degola, o equilíbrio é total nos critérios de desempate

A regra básica de uma competição como o Campeonato Brasileiro é pontuar mais que os concorrentes para ficar com a taça. Caso aconteça um empate na tabela de classificação, os critérios comumente usados para se apurar o campeão são quantidade de vitórias, saldo de gols e gols pró, números que mudam a cada rodada. Dificilmente, o desempate chega ao confronto direto, menos cartões vermelhos ou menor número de amarelos. Mas, neste ano, o equilíbrio é tão grande que estes quesitos podem acabar decidindo o título, uma vaga na Libertadores ou mesmo a permanência na Série A.

Na parte de cima, quem se destaca nos confrontos diretos é o Flamengo. A equipe rubro-negra já jogou duas vezes contra todos os aspirantes ao título e leva vantagem sobre São Paulo, Palmeiras, Atlético-MG e Internacional, perdendo apenas para o Cruzeiro, que, por sua vez, vence também dos colorados.
O Tricolor Paulista, atual líder, também já enfrentou todos os adversários diretos e supera apenas Inter e Raposa, que já ficaram um pouco para trás. Além de perder para Fla e Galo, há um empate com o Verdão. Mas, quando se passa para o critério seguinte, a vitória palmeirense seria quase certa, já que recebeu oito cartões vermelhos contra 13 dos tricolores.

Já o Palmeiras ainda tem um confronto diante do Atlético-MG, no Palestra Itália, no dia 29 de novembro. No Mineirão, houve empate por 1 a 1 e, caso o placar se repita, um eventual desempate nos cartões vermelhos daria vantagem ao Galo, que teve seis jogadores expulsos no Brasileirão.

A equipe alvinegra, que também enfrenta o Inter ainda, pode se orgulhar de bater o maior rival no confronto direto. O clássico mineiro teve uma vitória para cada lado, mas os atleticanos meteram 3 a 0 na primeira metade do campeonato contra o 1 a 0 do returno a favor do time celeste.



Resultados SPO PAL FLA CAM CRU INT
São Paulo - 0 x 0 2 x 2 0 x 1 3 x 0 1 x 0
Palmeiras 0 x 0 - 0 x 2 ? 3 x 1 2 x 1

Flamengo
2 x 1 2 x 1 - 3 x 1 1 x 2 4 x 0
Atlético-MG 1 x 1 1 x 1 1 x 3 - 0 x 1 ?
Cruzeiro 1 x 2 1 x 2 2 x 0 0 x 3 - 1 x 1
Internacional 2 x 2 2 x 0 0 x 0 3 x 0 2 x 3 -
Faltam dois confrontos diretos: Atlético-MG x Inter (22/11) e Palmeiras x Atlético-MG (29/11)
Das sete equipes ameaçadas pelo rebaixamento à Série B, todas vencem pelo menos um dos concorrentes à permanência na elite quando o assunto é o confronto direto. Os paranaenses têm as melhores situações. O Coritiba supera o maior rival, o Atlético-PR, o Náutico e parcialmente o Fluminense, já que as equipes se enfrentam na última rodada. O Coxa é superado por Botafogo e Santo André e empata diante do Sport, mas é superior aos pernambucanos no critério seguinte, somando sete expulsões contra 12 dos rubro-negros.

O Furacão é melhor que quatro rivais: Ramalhão, Leão, Bota e Flu, sendo que ainda vai se reencontrar com as duas equipes cariocas. Além de perder a disputa regional, os atleticanos são superados apenas pelo Timbu com derrotas em casa e fora.

O último dos ameaçados fora da zona de perigo, o Botafogo, tem duas vitórias e quatro derrotas nos confrontos diretos. Há vantagem sobre Coritiba e Náutico, mas os outros superam os alvinegros. Enquanto isso, o Flu, além da vitória sobre o rival da cidade, é superior também ao Santo André. Tricolor e Timbu empatam mais um duelo, o time das Laranjeiras, porém, recebeu cinco vermelhos a menos que o Alvirrubro.

O último empate confirmado no confronto direto acontece entre Sport e Ramalhão, e os paulistas do ABC levam vantagem por terem recebido oito vermelhos contra uma dúzia do Leão.



Resultados CAP CTA BOT FLU STA NAU SPT
Atlético-PR - 0 x 0 ? 1 x 0 3 x 0 2 x 3 1 x 0
Coritiba 3 x 2 - 2 x 2 ? 2 x 4 2 x 0 1 x 1
Botafogo 0 x 1 2 x 0 - 0 x 0 1 x 2 1 x 0 2 x 2
Fluminense ? 3 x 1 1 x 0 - 0 x 1 1 x 1 5 x 1
Santo André 1 x 0 1 x 0 1 x 1 1 x 2 - ? 2 x 1
Náutico 3 x 0 0 x 1 2 x 2 1 x 1 2 x 1 - 3 x 2
Sport 0 x 1 1 x 1 2 x 1 ? 2 x 1 3 x 3 -
Faltam cinco confrontos diretos: Fluminense x Atlético-PR (15/11), Sport x Fluminense (22/11), Santo André x Náutico (29/11), Atlético-PR x Botafogo (29/11) e Coritiba x Fluminense (06/12)

Se tudo terminar empatado em confrontos diretos, cartões vermelhos e amarelos, a classificação de cada equipe vai a sorteio a não ser que seja para decidir o título ou a permanência na elite nacional. Nestes dois casos, os times empatados disputam um jogo extra em campo neutro uma semana após o fim da competição. Persistindo o empate, o vencedor do duelo será decidido nas cobranças de pênaltis.

VEJA TAMBÉM
- E OS REFORÇOS?! Zubeldía pede paciência com novos jogadores e nega acelerar processos no São Paulo
- FIM DE JOGO! Em jogo truncado, São Paulo vence o Cruzeiro e segue no G6
- COM DIFICULDADES! Grande reforço do São Paulo na janela perde disputa na titularidade por nome conhecido


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 6 3

Comentários (4)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.