publicidade

Pela liderança, São Paulo enfrenta o Grêmio

Tricolor paulista terá de superar cansaço e melhor mandante

Para superar o melhor mandante, Grêmio, nesta quarta-feira, no Olímpico, dos times que estão na briga pelo título, o São Paulo será o único a jogar neste meio de semana, logo após ter jogado duas partidas seguidas, contra Internacional e Barueri. Assumir a liderança é a meta são-paulina.

Os outros quatro times que estão no G-4 jogarão apenas no domingo, um fator que irritou bastante os são-paulinos, que consideram o desgate desta reta-final de campeonato, um fator crucial para o baixo rendimento do time. Cartões e lesões são as consequências disso.

- Acho que três dias entre um jogo e outro é um tempo bom de recuperação. E será o último jogo nessa sequência, dá para dar um gás, o Grêmio também jogou no domingo. No futebol você não pode ceder às limitações, é mais uma partida de superação, que temos de ir acima dos limites. Não podemos deixar que nada nos atrapalhe para alcançar nosso objetivo - garatiu Hernanes.

O técnico Ricardo Gomes acredita que o pouco tempo de recuperação tem sido um fator negativo para todos os times. Dos sete pendurados, Miranda e Hernanes são os que mais preocupam por serem titulares, porém González e Arouca seguem na lista. E, como Ricardo Gomes não pode contar com Richarlyson, Zé Luis e Rodrigo, todos lesionados, o risco de seu plantel ficar sem jogadores de oficio no setor defensivo, preocupa o treinador.

- Melhoramos, mas nessa última sequência de jogos, com intervalo curto, esse número de cartões aumenta para todos os times porque não tem recuperação total, chega atrasado, é do esporte. Melhoramos o aspecto disciplinar, mas num momento decisivo de pouca recuperação, o número sobe para todos - disse o treinador Ricardo Gomes.

A dúvida no entanto, segue no meio-de-campo são-paulino. Com Richarlyson suspenso, e com a deficiência de marcação do lateral-direito Adrián González, Ricardo Gomes pode voltar Jean para a ala direita e promover a entrada de Arouca no meio-de-campo ao lado de Hernanes.

- Adrián mostrou bom futebol, tem entrado bem. Existe a possibilidade porque o Arouca voltou, entrou bem - ressaltou o treinador.

A 12ª derrota fora de casa, domingo, para o Santo André, fez o Grêmio desistir: agora, nem com a faixa da Libertadores sonha mais. Afinal, ficou a sete pontos do G-4, e atrás de outros dois pretendentes, Inter e Cruzeiro.

- Um time que só vence uma partida como visitante não merece melhor sorte - resumiu o vice-presidente de futebol, Luiz Onofre Meira.

É com esse estado de espírito que o Tricolor gaúcho recebe o São Paulo em sua até agora indestrutível fortaleza.

Somado ao desânimo, há os desfalques: o lateral-direito Mário Fernandes e o zagueiro Leo, com lesões musculares, e o atacante Jonas, artilheiro do time no Brasileiro com 14 gols, com torção no tornozelo esquerdo.

Como o adversário é o atual tricampeão brasileiro, grande aspirante ao tetra, já são três fatores conspirando contra a invencibilidade caseira do Grêmio, que está para completar 14 meses. Haveria uma quarta: como a meteorologia prevê chuva para a hora do jogo, a torcida – grande motor das atuações da equipe nesses últimos tempos – deve comparecer em pequeno número.

Questionado, criticado, o técnico Paulo Autuori promete um time guerreiro até o final. “Nossa ética está acima de tudo”, disse ele, a propósito também do temor de alguns gremistas de que uma vitória possa ajudar o Inter.

O fato é que a equipe está enfraquecida. Thiego e Rafael Marques nos lugares de Mário Fernandes e Leo significa uma defesa mais vulnerável, como se viu no Bruno José Daniel. Sem Jonas, o ataque se tornou inócuo, embora, curiosamente, ainda seja o mais efetivo do campeonato.

Cumprida a suspensão automática, Fábio Rochemback volta a ficar à disposição. Mas esse jogador tem sido muito criticado, pela pouca dinâmica que dá ao meio-campo.

Para completar, há falta de opções para o ataque. Tanto que o meio-campista Douglas Costa tem atuado mais na frente. Maxi López, se jogar, não estará na melhor forma, devido à lesão sofrida no pé esquerdo, sexta-feira passada. Perea também cumpriu suspensão, mas o colombiano ainda não se firmou. Herrera, que atuou alguns minutos contra o Santo André, voltou a jogar mal. E o meia Roberson, improvisado no setor, domingo, recebeu cartão vermelho.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO x SÃO PAULO

data/hora: 4/11 - às 21h50 (de Brasília)
local: Olímpico, Porto Alegre (RS)
árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
auxiliares: Erich Bandeira (Fifa/PE) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA)

GRÊMIO: Victor; Thiego, Rafael Marques, Réver e Lúcio; Túlio, Adilson (Fábio Rochemback), Tcheco e Souza; Perea e Maxi López (Douglas Costa). Técnico: Paulo Autuori.

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Renato Silva, André Dias, Miranda; Adrián González (Jean), Hernanes, Jean (Arouca), Jorge Wagner e Junior Cesar; Dagoberto e Washington. Técnico Ricardo Gomes

VEJA TAMBÉM
- OFICIAL: OSCAR É DO SÃO PAULO!
- ADEUS DO GARÇOM! Vitória fecha com Wellington Rato, atacante do São Paulo
- BARCA TRICOLOR! São Paulo inicia reformulação e planeja a saída de jogadores abaixo do esperado


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 5 1

Comentários (13)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.