publicidade

Defesa: trunfo do São Paulo na luta pelo hepta

Tricolor tem a defesa menos vazada do Brasileirão deste ano e aposta no entrosamento pelo título

O São Paulo é o maior vencedor do Campeonato Brasileiro desde que ele passou a ser disputado por pontos corridos, em 2003. Nas últimas três edições o Tricolor foi o campeão. Em 2009, é o vice-líder e continua na briga para conquistar o título. E o sucesso do time na competição nacional tem um responsável: a defesa.

Nos últimos anos, o setor defensivo do São Paulo tem figurado entre os melhores da competição. Em 2004, foi o menos vazado, com 43 gols sofridos em 46 partidas. Em 2006, novamente o Tricolor teve a melhor defesa, que foi batida 32 vezes em 38 jogos.

Porém, no ano seguinte, veio a marca mais impressionante: apenas 19 gols tomados, em 38 oportunidades, chegando a média de 0,5 por jogo. Já no ano passado, foi a segunda melhor do Brasileirão, com 36 tentos sofridos, um atrás do Grêmio. A exceção fica por conta de 2005, quando o time sofreu 67 gols.

Neste ano, novamente o São Paulo briga para ter a melhor defesa. Porém, seu principal rival é o mesmo que o na disputa pelo título: o Palmeiras, do técnico Muricy Ramalho. O Verdão sofreu 31 gols, contra 30 do Tricolor, a nove jogos do término da competição.

Segundo o vice-presidente de futebol, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, o São Paulo não prioriza a defesa na hora das contratações. Porém, afirma que o setor defensivo é a parte mais importante no futebol atual.

- Não priorizamos a defesa, mas nos preocupamos muito com a boa formação do setor defensivo. Este é um ponto de destaque no futebol atual. A defesa traz uma força de conjunto importante e facilita a tarefa dos outros jogadores. O São Paulo sempre procura reforçar todos os setores - afirmou ao LANCENET!.

Desde 2004, não é grande a quantidade de zagueiros que figuraram com frequência como titulares na zaga são-paulina. Fabão, Lugano e Edcarlos formaram o trio campeão mundial em 2005. Aos poucos ganharam a companhia de Miranda, Alex Silva, Breno, André Dias, Renato Silva e Rodrigo, que já havia passado pelo Tricolor.

VEJA TAMBÉM
- Muricy expõe motivos do insucesso de James no São Paulo
- VAI PERMANECER? Titular do São Paulo fala sobre propostas para saída do tricolor
- NÃO JOGA MAIS?? Zubeldía explica ausência de James Rodríguez em sua escalação


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 3 0

Comentários (4)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.