Na última terça-feira, 24 de outubro, o São Paulo anunciou uma contratação de peso para reforçar seu elenco em 2025: o meia Oscar, de 33 anos. O jogador, que recentemente encerrou seu contrato com o Shanghai Port, da China, retorna ao futebol brasileiro após 12 anos atuando no exterior, após sua passagem pelo clube paulista, onde se destacou.
Oscar chega com a missão de preencher uma importante lacuna no setor criativo da equipe. Ele assinou um contrato de três anos, que vai até dezembro de 2027. A diretoria do clube, incluindo Júlio Casares, que esteve em Londres para conversar com a equipe do atleta, e Luís Zubeldía, que teve contato telefônico com Oscar, foi crucial para a efetivação do negócio.
Antes de oficializar sua volta ao Tricolor, Oscar realizou exames médicos em São Paulo e participou da gravação de materiais para o anúncio de sua contratação no centro de treinamento da Barra Funda. O jogador, revelado na base do São Paulo, estreou como profissional no clube em 2008 e rapidamente se tornou uma promessa. No entanto, em 2010, deixou o time para jogar no Internacional, um movimento que gerou controvérsias jurídicas.
Durante sua passagem pelo Internacional, Oscar conquistou dois campeonatos gaúchos e uma Recopa Sul-Americana. Em 2012, foi negociado com o Chelsea por aproximadamente 25 milhões de libras, onde ganhou dois títulos da Premier League, uma Europa League e uma Copa da Liga Inglesa. Em 2016, Oscar foi transferido para o Shanghai Port em uma transação que se tornou a maior da história do futebol chinês na época, avaliada em 60 milhões de euros.
Durante sua carreira na China, o meia se destacou com impressivos números: 245 partidas disputadas, 76 gols e 110 assistências, além de conquistar três Superligas Chinesas e uma Supercopa da China. Oscar também vestiu a camisa da Seleção Brasileira em 48 partidas, tendo marcado 12 gols e contribuído com 15 assistências. Ele fez parte da seleção que venceu a Copa das Confederações em 2013, além de participar de campeonatos importantes nas categorias de base.
Com a chegada de Oscar, o São Paulo espera reescrever sua história e contar com um jogador que se tornará uma das referências técnicas em campo. Oscar deve se juntar ao elenco na pré-temporada, que ocorrerá em janeiro de 2025, quando a equipe embarcará para os Estados Unidos para a disputa da FC Series, anteriormente conhecida como Florida Cup. O time fará sua estreia na competição no dia 15 de janeiro, enfrentando o Cruzeiro no Inter&Co Stadium, em Orlando, que é a casa do Orlando City.
VEJA TAMBÉM
- NOVO ESQUEMA? Ex-treinador do São Paulo analisa como integrar Oscar e Lucas em campo
- ANÚNCIO PRÓXIMO! Oscar fecha acordo com São Paulo e detalhes do anúncio são discutidos
- OPERAÇÕES PARECIDAS! São Paulo executa "plano Lucas" para trazer Oscar de volta após dez anos