Nesta sexta-feira (20), o São Paulo vê mais uma de suas estrelas se despedir. Rafinha, que atuou como capitão do time e foi fundamental nas últimas conquistas do clube, decidiu não renovar seu contrato e deve se transferir para o Coritiba, onde se especula que ele irá encerrar sua carreira aos 39 anos. Sua saída marca o sexto desfalque no elenco do Tricolor neste final de temporada.
Além de Rafinha, outros nomes importantes também estão deixando o clube. O meia-atacante Nikão, que foi emprestado ao Athletico-PR, novamente não terá seu contrato renovado. Welington, titular na lateral esquerda durante a maior parte da temporada, também fez sua escolha e irá se transferir para o Southampton, na Premier League. Para complicar ainda mais, seu substituto, Jamal Lewis, se machucou e deverá retornar ao Newcastle para tratamento, o que significa que o São Paulo terá que buscar novas opções.
O lateral-direito Raí Ramos está praticamente acertado com o Atlético-GO, enquanto o zagueiro Matheus Belém foi emprestado à Chapecoense para adquirir mais experiência em campo. A lista de saídas pode crescer ainda mais, já que Orejuela e Jhegson Méndez, que não serão aproveitados pelo atual técnico Luis Zubeldía, estão em negociações para deixar o clube. Wellington Rato, por sua vez, está em tratativas com o Vitória, e sua saída será concretizada caso os clubes cheguem a um acordo.
Enquanto o time se despede de diversos atletas, a diretoria, liderada pelo presidente Julio Casares e o diretor de futebol Carlos Belmonte, tem reafirmado a necessidade de uma reestruturação financeira. O clube precisa urgentemente ajustar suas contas para se adequar ao FIDC, um fundo de investimento criado para ajudar a reduzir as dívidas do São Paulo.
Atualmente, o clube não anunciou contratações para a próxima temporada. Entre os nomes mencionados na imprensa, os mais cotados são o lateral-esquerdo Wendell, do Porto, e o meia Oscar, que recentemente deixou o Shanghai SIPG. A expectativa é que novas movimentações aconteçam em breve, à medida que o mercado se aquece e o São Paulo busca fortalecer seu elenco enquanto se despede de várias de suas peças-chave.
VEJA TAMBÉM
- Helinho e Militão processam São Paulo por R$ 1,9 milhão na Justiça
- A BASE VEM FORTE! Saiba tudo sobre os novos atacantes promovidos ao profissional do São Paulo
- NOVO SISTEMA? Chegada de Oscar pode redefinir esquema tático do São Paulo na temporada