Allan Barcellos, o jovem técnico do São Paulo, tornou-se uma figura proeminente no Morumbi, especialmente após a conquista do título da Copa do Brasil Sub-20 contra o Palmeiras na última segunda-feira. Com apenas 31 anos, Barcellos vem chamando a atenção da diretoria do clube, que vislumbra um futuro promissor para ele na equipe principal. Desde sua chegada ao clube em 2022, ele acumulou mais de 100 partidas nas categorias de base, passando pelo sub-12 até assumir a equipe sub-20 em maio deste ano.
No ano anterior, à frente do time juvenil, Allan levou sua equipe às finais do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Paulista, conquistando o vice-campeonato em ambas as competições. Recentemente, também foi vice da Copa do Brasil Sub-17 antes de assumir o sub-20. Após uma derrota amarga na final do Paulistão para o Novorizontino, Allan conseguiu motivar seus jogadores a se superarem e conquistarem o título da Copa do Brasil. Ele ressaltou a importância de aprender com as derrotas, evidenciando que a experiência passada foi fundamental para a vitória na final. “Todas as derrotas nos serviram como bagagem para essa final”, afirmou o treinador.
Allan também mencionou que as dificuldades enfrentadas anteriormente, especialmente a derrota para o Novorizontino, foram cruciais para o crescimento emocional dos atletas. Agora, com uma geração de jogadores talentosos, ele reconhece a importância do trabalho realizado nas categorias de base e expressou sua gratidão à equipe e à comissão técnica anterior. “É satisfatório trabalhar no São Paulo, numa geração tão talentosa. Terminar o ano desta forma é uma emoção grande”, destacou.
Antes da grande final, Allan recebeu a visita do técnico argentino Luis Zubeldía, que veio parabenizar a equipe, mas preferiu não se envolver nas vestiárias para evitar pressionar os jogadores. Formado em Educação Física pela PUC-RS, Allan traz consigo uma experiência valiosa adquirida durante sua passagem de nove anos pelas categorias de base do Grêmio. Agora no sub-20, ele tem integrado alguns garotos que já atuaram sob sua orientação na categoria sub-17 e que estão se preparando para a Copinha.
Ele destacava a importância dos jogadores nascidos em 2007, que se mostraram protagonistas em várias finais. Com sete atletas dessa geração treinando com o time principal, Allan acredita que eles serão fundamentais para o futuro do São Paulo. “Vamos tratar esses meninos com muito carinho, e o São Paulo vai colher frutos com a geração”, finalizou o técnico.
VEJA TAMBÉM
- VEIO DO RIVAL! Elo perdido entre Joia de 80 gols do São Paulo e geração Endrick do Palmeiras
- São Paulo e Juventude: onde assistir
- QUAL SUA OPINIÃO? Torcida do São Paulo debate a possibilidade da chegada de ex-Real Madrid