publicidade

SERÁ ANULADO?! Denúncia contra árbitro pode levar à anulação de Fluminense x São Paulo

Siga o UOL Esporte no A denúncia no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) contra Paulo César Zanovelli , árbitro que comandou Fluminense 2x0 São Paulo , abre uma brecha para os paulistas conseguirem a anulação do jogo do Campeonato Brasileiro. O que aconteceu Zanovelli foi enquadrado no artigo 259 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). O ato fala em "deixar de observar as regras da modalidade." No único parágrafo do artigo, consta que uma partida pode ser anulada "se ocorrer, comprovadamente, erro de direito relevante o suficiente para alterar seu resultado".

O Flu ganhou o duelo por 2 a 0 no embate em questão. O erro de direito é um equívoco na aplicação ou interpretação de uma norma jurídica. Neste caso, a regra do jogo. Classificação e jogos Brasileirão A denúncia da procuradoria é resultado da notícia de infração feita pelo São Paulo. A procuradoria no STJD não sugere uma pena específica, mas pede a condenação do denunciado. O artigo dá a brecha para eventual anulação, mas isso ficará na definição da pena por parte dos membros da comissão disciplinar que julgar o caso.

Com a denúncia ao árbitro, o Tricolor vê uma possibilidade para a impugnação sem qualquer ressalva em termos processuais . Zanovelli pode ser suspenso de 15 a 120 dias em caso de condenação do STJD — e com multa de até R$ 1 mil.

Lance controverso O São Paulo também fez outros procedimentos no STJD, como o pedido de anulação de partida. Só que o cenário é mais difícil. Há uma contestação sobre o prazo regimental do pedido de impugnação movido pelo clube. Mas a presidência do tribunal ainda não respondeu formalmente sobre isso, embora haja, nos bastidores, uma tendência de negativa. O clube alega que não perdeu o período de 48h para o requerimento da anulação porque, juridicamente, agiu diferente.

A polêmica começou quando o são-paulino Calleri, na tentativa de receber um lançamento em profundidade, se enroscou com Thiago Santos. O bandeira Guilherme Dias Camilo sinalizou falta, mas Zanovelli deu vantagem e virou de costas para o lance. Paulo César Zanovelli, árbitro que comandou Fluminense x São Paulo

Thiago Silva, do Fluminense, colocou a mão na bola para cobrar a falta que não foi marcada e, segundos depois, os cariocas marcaram com Kauã Elias. Zanovelli deu o gol e, imediatamente, foi alertado pela equipe do VAR , comandada por Igor Julio Benevenuto, sobre a suposta infração de Thiago Silva. O juiz, no entanto, se contradisse no áudio disponibilizado pela CBF : ele afirmou aos colegas ter visto a falta de Calleri na origem da jogada, mas admitiu que observou a mão na bola em meio à vantagem — mesmo assim, considerou o gol como "legal". O Calleri segurando é falta clara. Eu ia dar a vantagem. O jogador [Thiago Silva] para e bate a falta. Ok, e eu faço o sinal de 'solta'. Deixa rolar, deixa que eu falo agora, vamos seguir. Eu dei a vantagem e [mandei] seguir. É gol legal Paulo César Zanovelli à equipe do VAR O Tricolor considera que foi "manifestadamente prejudicado por erro de direito" e quer, além da anulação, a punição dos árbitros envolvidos na polêmica do gol de Kauã Elias, que abriu caminho para a vitória carioca. O pedido foi encaminhado para análise do presidente do STJD, Luís Otávio Veríssimo Teixeira, que ainda não se manifestou. Mas a denúncia contra Zanovelli, então, abre outro caminho dentro do tribunal.

Paulo César Zanovelli, árbitro que comandou Fluminense x São Paulo
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

VEJA TAMBÉM
- TECNOLOGIA DE PONTA! São Paulo planeja reformar reffis de Cotia após instalação de aparelhos de gigantes da Europa
- PROJETO DE EXPANSÃO? São Paulo adia renovação com Mondelez devido a planos com a WTorre
- O QUE VOCÊ ACHOU? Torcida avalia desempenho de Jamal Lewis na equipe titular do São Paulo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 32 0

Comentários (8)
17/09/2024 13:34:53 Paulo Bortolusso

Se essa moda entrar em vigor o campeonato não vai acabar nunca toda rodada tem erro dd arbitragem

17/09/2024 12:14:45 jairo sa

Isso não da em nada, acho que o Fluminense é da CBF, quantas fezes eles foram favorecidos, ja subiram de Séria na cara da sociedade, que foi mais grave e ficou por isso mesmo.

17/09/2024 11:30:08 Sergio Gandini

Infelizmente mesmo com o erro explícito o Fluminense é do Rio, e não vão anular o jogo e o juizinho sofrerá a pena mínima. Tornou-se hábito o roubo no Brasil.. É uma vergonha o envolvimento do VAR, juiz, STJD E CBF.

17/09/2024 11:16:54 Fredie Shimizu

Quem tem mais de 30 anos lembra da virada de mesa do Tapetense. É óbvio que não vão anular esse jogo.

17/09/2024 10:21:59 valmir gois

TS,VC É UM BURRO!! SE O JUIZ MANDOU SEGUIR A JOGADA, E O JOGADOR POR A MÃO NA BOLA,É FALTA,ENTÃO SERIA FALTA PARA O SÃO PAULO, NÃO PARA O FLUMINENSE!! VC É UM BABACA, UM BOSTA.

prata
17/09/2024 08:06:38 2015_spfc

Precisa anular esse jogo. A decisão alterou todo o jogo.

É um absurdo e a manutenção dessa vergonha tira ainda mais a pouca credibilidade que o futebol brasileiro tem.

Todo jogo, vencendo ou perdendo, estão prejudicando o São Paulo. Esse filho da puta do Seneme está mandando fazer isso de propósito.

bronze
17/09/2024 07:53:20 TS

Sinceramente, o São Paulo mereceu perder porque não jogou nada. O lance que o Thiago Silva bota a mão da bola não interfere na jogada.

O único ponto que acho seria legal anular o jogo é porque foi contra o Tapetense. Deixa eles sentirem um pouco desse veneno.

17/09/2024 07:38:15 Nilson Almeida Delphino

vagabundo

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.