O São Paulo tem uma difícil missão para esta semana. O time tenta reverter o cenário do confronto contra o Atlético-MG, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Na ida, o Tricolor foi derrotado por 1 a 0, em pleno Morumbis. Com o revés no primeiro jogo, a equipe de Luis Zubeldía precisará vencer por dois ou mais gols de diferença para ir à próxima fase da competição. Um triunfo simples, por um gol, leva o duelo para os pênaltis. Já o empate ou uma nova derrota elimina o São Paulo.
O time paulista, portanto, precisará repetir um feito que não acontece há 20 anos para avançar à semifinal do torneio de mata-mata. A última vez que a equipe tricolor venceu o Galo como visitante, por dois ou mais gols de vantagem, foi em 2004. Naquele dia 17 de outubro de 2004, o São Paulo bateu o Atlético-MG por 5 a o. O time, então orientado por Emerson Leão, ganhou a partida com três gols de Grafite e dois de Danilo, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.
Desde então, nunca mais o Tricolor derrotou o clube mineiro por dois ou mais gols de diferença atuando na condição de visitante. Jogar em Minas Gerais, inclusive, tem sido uma tarefa árdua para o São Paulo. A equipe do Morumbis só derrotou os atleticanos fora de casa em três oportunidades desde a goleada por 5 a 0.
Em 2010, o Tricolor venceu o Galo por 3 a 2, pelo Brasileirão. Um ano depois, os paulistas saíram vitoriosos por 1 a 0, também pelo Brasileiro. Já o último triunfo são-paulino em Belo Horizonte foi em 2016, por 2 a 1, pelo Brasileiro, há quase oito anos. O retrospecto histórico do confronto entre os times, em Minas Gerais, aponta para um amplo favoritismo do Atlético.
O duelo decisivo entre São Paulo e Atlético-MG está agendado para quinta-feira. Os times entram em campo a partir das 21h45 (de Brasília), na Arena MRV.
VEJA TAMBÉM
- APROVADO: São Paulo aprova fundo para reestruturar dívida e recuperar força financeira
- APROVADO: São Paulo aprova fundo para reestruturar dívida e recuperar força financeira
- FATURAMENTO MILIONÁRIO! Receita do São Paulo com shows de Bruno Mars no Morumbi