Depois de várias rodadas, o Fluminense finalmente conseguiu deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão no último final de semana. Para continuar se afastando das últimas posições e vislumbrar objetivos maiores na reta final do torneio, o clube recebe neste domingo, às 18h30, no Maracanã, o São Paulo. E apesar do adversário ser perigoso e ainda sonhar com uma aproximação com os líderes da tabela, o torcedor do Tricolor das Laranjeiras tem um grande motivo para acreditar em mais três pontos: Thiago Silva. O experiente zagueiro de 39 anos e que retornou ao Brasil após mais de dez anos na Europa, em que construiu carreira em clubes como Milan, Paris Saint-Germain e Chelsea, não tem sentido em nada o peso da readaptação ao futebol brasileiro.
Ele, que logo em sua reestreia já utilizava a faixa de capitão do time, tamanho o respeito e idolatria que tem no Fluminense, ostenta uma estatística impressionante no Campeonato Brasileiro. Em todos os jogos com ele em campo, como titular e atuando por 90 minutos, o time venceu cinco vezes e empatou apenas uma. Além disso, não levou sequer um gol, em duelos contra Cuiabá, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Bahia, Corinthians e Atlético-MG. A única derrota do Tricolor no torneio no período foi contra o Vasco, em duelo que o "Monstro", como é apelidado, não esteve em campo.
Dezesseis pontos com o zagueiro, o dobro dos oito obtidos sem ele. Isso sem contar na CONMEBOL Libertadores, em que ele foi o autor do gol de empate – o primeiro desde seu retorno -, e foi fundamental para a vitória e classificação, confirmada nos pênaltis, contra o Grêmio. Por tudo o que tem feito no Brasil, Thiago tem chamado atenção da mídia europeia. Nos últimos dias, o AS, um dos jornais mais tradicionais da Espanha, fez um texto exaltando o atleta, apontado como fundamental na recuperação do time. A publicação detalhou que o retorno de Marcelo, ídolo do Real Madrid, foi algo que influenciou bastante o zagueiro, que fez o mesmo caminho após muitos anos atuando na Europa.
Com uma forte crise iniciada em 2024, Thiago não hesitou em repetir esse caminho. Voltou para casa para ajudar o time do seu coração. Em menos de dois meses, ele tornou-se na peça que o Flu tanto precisava. Na gaze que estancou o sangramento intenso. Com Thiago Silva certamente como titular neste domingo, o Fluminense vai em busca de mais uma vitória no Brasileirão. Caso consiga, sobe aos 27 pontos e se afasta ainda mais do Z-4, podendo, dependendo de outros resultados, assumir a 14ª posição.
Próximos jogos do Fluminense: São Paulo (C) - 01/09, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão Juventude (F) - 15/09, 16h (de Brasília) - Brasileirão Atlético-MG (C) - 18/09, 19h (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores
VEJA TAMBÉM
- CUTUCOU! Presidente do Corinthians comenta sobre o título do Palmeiras e provoca o São Paulo
- VALE A PENA? São Paulo pode usar Galoppo como moeda de troca para ter craque argentino; Entenda
- VAI PRO RIVAL? Luciano pode ter salário quase dobrado ao trocar São Paulo pelo Cruzeiro