publicidade

Risco de doenças cardíacas em atletas: lição do caso Izquierdo

Juan Izquierdo, jogador do Nacional, faleceu aos 27 anos após sofrer uma arritmia cardíaca durante a partida contra o São Paulo, pela Copa Libertadores. A tragédia levanta questões sobre a saúde dos atletas de alto rendimento, já que muitas vezes problemas cardíacos passam despercebidos, mesmo em condições físicas privilegiadas.

Segundo o cardiologista Dr. José Maria Aleixo Sallovitz, existem arritmias benignas e malignas, sendo essa última a provável causa do falecimento de Izquierdo. Já a Dra. Cristina Milagre, cardiologista e médica do esporte do HCor, ressalta que muitas alterações no coração podem ser silenciosas e não ser detectadas em exames de rotina.

Juan-Izquierdo-jogador-do-Nacional-do-Uruguai-e1724666650435-aspect-ratio-512-320
Juan Izquierdo pelo Nacional na Libertadores (Foto: Divulgação Nacional)

Diante desse trágico acontecimento, a importância de uma investigação minuciosa na avaliação médica dos atletas torna-se evidente, especialmente ao detectar quaisquer alterações cardíacas, por mais leves que sejam. O caso de Izquierdo ressalta a necessidade de precaução e cuidados redobrados com a saúde dos jogadores de futebol e demais atletas de alto rendimento.

Izquierdo
Izquierdo foi socorrido em campo e levado para o Hospital Albert Einstein (Foto: Marcello Zambrana/AGIF)

O falecimento de Juan Izquierdo impactou não apenas o mundo do futebol, mas também a comunidade esportiva em geral. O Nacional prepara uma homenagem ao jogador, e a CBF determinou um minuto de silêncio em todos os jogos da rodada da Copa do Brasil. O velório de Izquierdo será realizado na sede social do Nacional, em Montevidéu.


VEJA TAMBÉM
- CUTUCOU! Presidente do Corinthians comenta sobre o título do Palmeiras e provoca o São Paulo
- VALE A PENA? São Paulo pode usar Galoppo como moeda de troca para ter craque argentino; Entenda
- VAI PRO RIVAL? Luciano pode ter salário quase dobrado ao trocar São Paulo pelo Cruzeiro


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 10 1

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.