O jogador zagueiro Juan Manuel Izquierdo, do Nacional-URU, sofreu um mal súbito durante partida contra o São Paulo pelas oitavas de final da Copa Libertadores na última quinta-feira, 22. Revelou-se que ele teve uma arritmia cardíaca detectada há dez anos, durante exames feitos quando ainda tinha 17 anos e atuava na base do Atlético Cerro. Essa revelação foi feita pelo secretário de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá, durante uma entrevista para o programa "Minuto 1?, da rádio uruguaia Carve Deportiva.
O programa \'Gol para o Futuro\' é responsável por atender atletas das divisões de base dos clubes do Uruguai desde 2009, e foi através desse programa que os exames foram feitos na época. A detecção de uma arritmia não impediu que o atleta praticasse o futebol profissional, mas requer cuidados médicos e acompanhamento constante. O zagueiro segue internado em estado delicado na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após sofrer uma parada cardíaca na ambulância a caminho do hospital.
Na primeira partida após o incidente, diante do Vitória, os atletas do São Paulo entraram em campo com uma camisa em homenagem ao jogador, desejando forças para sua recuperação. A situação de Izquierdo trouxe à tona a importância do acompanhamento médico constante e do cuidado com a saúde dos atletas, mesmo diante de condições detectadas há anos.
VEJA TAMBÉM
- CUTUCOU! Presidente do Corinthians comenta sobre o título do Palmeiras e provoca o São Paulo
- VALE A PENA? São Paulo pode usar Galoppo como moeda de troca para ter craque argentino; Entenda
- VAI PRO RIVAL? Luciano pode ter salário quase dobrado ao trocar São Paulo pelo Cruzeiro