Foto: Marcello Zambrana/AGIF Um clássico sem polêmicas é raro de acontecer, mas, neste caso, a "confusão" pode ter se iniciado antes mesmo de a bola rolar em Palmeiras x São Paulo, pelo Brasileirão, marcado para o próximo domingo (18), no Allianz Parque, em partida que vale vaga no G4 da competição nacional. Isso porque o Choque-Rei será comandado por Raphael Claus, árbitro que já apitou alguns duelos entre os rivais. Desde 2020, o árbitro já apitou seis clássicos entre Palmeiras e São Paulo, sendo o último no Brasileirão do ano passado, em outubro, e que teve polêmica envolvendo o lateral-direito Rafinha, do Tricolor.
Na ocasião, o são-paulino acabou expulso ao receber o segundo amarelo na goleada por 5 a 0 aplicada pelo Verdão e, ainda dentro de campo, disse que o árbitro era palmeirense. "O Claus é palmeirense, ele é palmeirense", disse o são-paulino em direção ao quarto árbitro daquele Choque-Rei, que, ao ouvir Rafinha, o repreendeu. Na súmula oficial da partida, o Claus relatou que o jogador tricolor proferiu as seguintes palavras após ser expulso: "Você apita pra c***, mas acho que você é palmeirense". O ato do lateral fez com que ele fosse denunciado pelo STJD e precisou fazer um acordo para doação de cestas básicas.
Além deste último Choque-Rei, os outros cinco apitados por Raphael Claus foram: São Paulo 0 x 2 Palmeiras (Brasileirão 2023), São Paulo 1 x 0 Palmeiras (Copa do Brasil 2022), Palmeiras 4 x 0 São Paulo (Final Paulistão 2022), São Paulo 2 x 0 Palmeiras (Final Paulistão 2021) e Palmeiras 0 x 1 São Paulo (Paulistão 2021). Os auxiliares de Raphael Claus neste clássico serão Danilo Ricardo Simon Manis e Daniel Paulo Ziolli. Rodolpho Toski Marques comandará o VAR.
VEJA TAMBÉM
- FECHADO?? Wendell acerta transferência para o São Paulo, confirma Jorge Nicola
- UM GRANDE NOME? São Paulo avalia reforços pontuais, mas não descarta contratação de peso
- CUTUCOU! Presidente do Corinthians comenta sobre o título do Palmeiras e provoca o São Paulo