A edição de 2024 da Conmebol Libertadores é a quinta participação do técnico Luis Zubeldía na competição mais importante da América do Sul. À frente do São Paulo , tenta o seu primeiro título um ano depois de conquistar a Sul-Americana pela LDU de Quito, o que o fez ganhar fama no continente. Ao substituir Thiago Carpini, Zubeldía comandou quatro partidas no torneio, com três vitórias - contra Cobresal, Barcelona de Guayaquil e Talleres - e um empate sem gols contra o time equatoriano. Classificado para o mata-mata como líder do Grupo B, o Tricolor visita o Nacional nesta quinta-feira e, na semana que vem, define as oitavas de final no Morumbis.
Antes desta participação, o treinador disputou a Conmebol Libertadores com o Lanús, da Argentina, em 2009 e 2010, com o Independiente de Medellín, da Colômbia, em 2017, e com do Cerro Porteño, do Paraguai, em 2018. Nesta última, com os paraguaios, foi a única vez em que ele avançou às oitavas de final. O trabalho, porém, acabou interrompido. Diante do Palmeiras de Luiz Felipe Scolari, o Cerro Porteño de Zubeldía perdeu o primeiro jogo dentro de casa por 2 a 0, com dois gols do atacante colombiano Miguel Borja.
Ele durou no cargo até o dia 20, um dia depois de perder para o rival Olímpia por 2 a 0 no Campeonato Paraguaio. O Cerro, então, contratou o espanhol Fernando Jubero, que venceu o Palmeiras por 1 a 0 dentro do Allianz Parque, em jogo em que Felipe Melo foi expulso logo aos três minutos. O resultado foi insuficiente para a classificação do Cerro. Um mês depois, Zubeldía reassumiu a equipe do Lanús.
No Cerro, foram 35 partidas, com 20 vitórias, nove empates e apenas seis derrotas. Atualmente, no São Paulo , Zubeldía tem 27 jogos, com 16 vitórias, sete empates e só quatro derrotas. O técnico tem recebido elogios constantes da diretoria e também do grupo de jogadores.
VEJA TAMBÉM
- VAI FICAR OU NÃO? Segundo rumores, Luciano pode ir para clube rival
- VAI SAIR DO CLUBE? Luciano pode ter tomado decisão sobre o seu futuro no São Paulo
- FECHADO?? Wendell acerta transferência para o São Paulo, confirma Jorge Nicola