O São Paulo teve uma noite irreconhecível no último sábado, em São Januário. Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, perdeu por 4 a 1 para o Vasco, que estava na zona de rebaixamento, e mostrou, mais uma vez, uma postura completamente diferente da que havia levado o Tricolor a 13 partidas de invencibilidade.
Em outro duelo contra uma equipe da parte de baixo da tabela de classificação do Brasileirão, depois da derrota por 1 a 0 para o Cuiabá, no Morumbis, o São Paulo mostrou muito menos qualidade e empenho do que já teve nesta temporada. A falta de combatividade diante do Vasco, assim como já havia sido na quarta-feira, chamou atenção.
O São Paulo, que antes não perdia havia 13 jogos, já está há quatro sem vencer. Empatou em 0 a 0 com o Internacional e em 2 a 2 com o Corinthians e perdeu por 1 a 0 para o Cuiabá e por 4 a 1 para o Vasco. Nas últimas três partidas, o mesmo ponto de desequilíbrio foi crucial para os resultados ruins: a impressão de que poderia vencer a qualquer momento, com pouco custo. No clássico contra o Corinthians, o São Paulo abriu o placar, levou o empate, voltou a ficar à frente e levou outro empate. No segundo tempo, não soube aproveitar a vantagem de ter um jogador a mais.
Depois, contra o Cuiabá, no Morumbis, o técnico Luis Zubeldía se mostrou incomodado, na entrevista coletiva, com tudo o que o São Paulo tinha feito em campo.
Em São Januário, o nível do time foi ainda mais baixo. O São Paulo abriu o placar e parecia dominar a partida. Tinha espaço, não corria riscos e dava sinais de que teria tranquilidade. Parece, porém, que os jogadores acreditaram muito nisso. Luis Zubeldía levou o São Paulo a campo num 4-1-3-2. Com apenas Luiz Gustavo como opção para atuar como volante, já que Alisson, além dos demais desfalques de Pablo Maia e Bobadilla, estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O treinador optou por ser mais ousado. Parecia que daria certo, mas durou pouco.
As substituições de Luis Zubeldía, no intervalo, não surtiram efeito. Welington entrou no lugar de Patryck para melhorar a marcação pelo lado esquerdo, mas não fez quase nada diferente do garoto. Wellington Rato, pela direita, não deu um trabalho sequer para o Vasco. O São Paulo alcançou a marca de 13 partidas seguidas sem perder e chegou a brigar pela ponta do Campeonato Brasileiro. Hoje, com a injustificável postura nas últimas rodadas, já está em oitavo lugar. Longe do objetivo de, quem sabe, brigar pelo título. Com o futebol praticado, porém, vai ser difícil.
VEJA TAMBÉM
- ELE FICA? Calleri toma possível decisão sobre ida ao Flamengo; Confira
- ADEUS DO ÍDOLO? Segundo jornalista, Flamengo está buscando a contratação de Calleri, do São Paulo; Entenda
- FALA, PROFESSOR! Zubeldía elogia William Gomes e faz comparação com volante da seleção argentina