publicidade

Craque de 2008, Hernanes melhora números, mas Diego Souza é superior

Vencedor do prêmio da CBF de melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 2008, Hernanes superou o mau início nesta temporada e até a reserva no São Paulo para se tornar ainda mais importante para seu time nas mãos de Ricardo Gomes. O volante, porém, tem no adversário do clássico de domingo um concorrente que tem sido mais fundamental para o atual líder da competição: Diego Souza.

O palmeirense já disse que vive a melhor fase da carreira. Os números comprovam. O antes indisciplinado camisa 7 evitou suspensões em 2009 e, com isso, só não atuou em uma partida de sua equipe (derrota por 1 a 0 para o Coritiba). Presença constante que o tornou responsável por 27,27% dos 33 gols feitos pelo time - marcou quatro e deu passe para outros cinco.

Já Hernanes vive uma época de ascensão no Tricolor que renasceu com Ricardo Gomes. Titular incontestável desde a saída de Muricy Ramalho, o camisa 10 colecionou estatísticas importantes nas 19 vezes em que entrou em campo pelo Nacional deste ano. Foram dois gols e cinco assistências, participando de 24,14% dos 29 gols de seu clube.

Se no desempenho geral em 2009 Diego Souza já é superior, os números se tornam ainda mais favoráveis na comparação com as apresentações de Hernanes neste período da competição em 2008. Há um ano, o craque daquele torneio vivia instabilidade causada pela perda da medalha de ouro olímpica semanas antes, em Pequim. Além disso, o São Paulo estava longe da ponta da tabela.

O troféu de melhor atleta só foi entregue ao então camisa 15 tricolor por suas atuações decisivas nas últimas rodadas, que o deixaram com seis gols e duas assistências no final do torneio - participação em 12,12% dos 66 gols do campeão. Mas, curiosamente, Diego Souza terminou aquele Brasileiro com estatísticas mais positivas.

Titular do quarto colocado do Nacional de 2008, o camisa 7 foi eleito um dos melhores meias do campeonato, façanha comprovada em jogadas eficientes que resultaram em 16,36% dos 55 gols alviverdes - seis bolas nas redes e três passes fatais. Sua importância, porém, só aumentou em 2009. Principalmente quando passou a ser comandado pelo mesmo técnico do craque do último Brasileiro.

"Tive boas atuações, mas agradeço ao Muricy e aos companheiros. Independentemente da formação, tenho bastante liberdade para jogar do meio para frente. E o grupo tem corrido bastante, se empenhado, me deixando livre para correr sem tanta responsabilidade de marcar. Nada mais justo eu estar inteiro para fazer as jogadas que gosto e ajudar da melhor maneira possível", diz Diego.

A humildade do ídolo do Verdão, no entanto, não confunde o arquirrival. Até o grande jogador são-paulino de 2008 cobra atenção com o meia neste domingo, no Morumbi. "O Diego Souza está em uma grande fase. Desde o começo do ano, vem fazendo bons jogos e a bola está sempre passando por ele. É um jogador completo, que tem força, habilidade, visão de jogo e cabeceia bem. Merece atenção especial para que a gente não sofra tanto com ele", pede Hernanes.

Vagos ao comentarem a possibilidade de levar o prêmio de craque do Brasileirão em dezembro, ambos preferem valorizar o plantel. E, principalmente, o título em vez de conquistas individuais. "Ser campeão marca a história do clube. O Brasileiro tem muito desgaste com viagens, você fica longe da família. Mas a recompensa de ser campeão brasileiro te faz esquecer tudo que passou. Tomara que cheguemos no fim do ano com esse caneco", estima Diego Souza.

"Futebol não é individual, e sim coletivo. Um jogador pode se destacar, mas por causa do grupo, que tem um que corre pelo outro. Todo trabalho é importante. Outro dia, eu estava na rodoviária e vi um monte de malas espalhadas. Veio uma pessoa e carregou todas. Na hora certa, ele foi a pessoa mais importante do lugar", filosofa Hernanes.

VEJA TAMBÉM
- E OS REFORÇOS?! Zubeldía pede paciência com novos jogadores e nega acelerar processos no São Paulo
- FIM DE JOGO! Em jogo truncado, São Paulo vence o Cruzeiro e segue no G6
- COM DIFICULDADES! Grande reforço do São Paulo na janela perde disputa na titularidade por nome conhecido


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 3 5

Comentários (1)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.