publicidade

São Paulo Futebol Clube: dentre os grandes, és o primeiro em ter aniversário esquecido pela mídia

  • Rodrigo Bueno
  • 25 de jan, 2024, 13:10
  • Email
  • Hoje é aniversário de São Paulo, quase todo mundo sabe, e hoje é aniversário do São Paulo , muitos não sabem e alguns fingem não saber.

    Festejar aniversário no mesmo dia da maior cidade do país é algo bem bacana por um lado, ainda mais para quem leva com orgulho o nome da grande metrópole sul-americana, mas, por outro lado, isso deixa o Tricolor, em um dia tão especial, em um segundo plano.

    Tenho conhecidos e uma irmã que fazem aniversário perto do Natal (tenho até um amigo tricolor judeu que comemora seu birthday justamente no dia 25 de dezembro), sei que as festas deles são um tanto quanto ofuscadas pelas celebrações do final de ano.

    Eles não têm culpa por nascer nessa época do ano, em que muita gente está ainda longe de casa nas férias. Também não posso culpar quem se lembra mais de dar parabéns para alguém em dia útil no meio do ano para um colega de trabalho do que para uma pessoa querida em um feriado no meio das férias.

    Além de sofrer um pouco de esquecimento em sua data magna por essa questão simples de calendário, o São Paulo Futebol Clube sofreu com uma dúvida histórica: nasceu oficialmente no dia 25 de janeiro de 1930, mas, durante alguns bons anos, celebrava seu aniversário no dia 16 de dezembro, data da refundação do time em 1935.

    Em 2005, pouco antes de o time tricolor conquistar mais um Campeonato Paulista , fiz uma entrevista na Folha com Marcelo Portugal Gouvêa, então presidente são-paulino, sobre a questão da fundação do clube e de como isso era dúbio no estatuto.

    Segundo o saudoso dirigente, o primeiro artigo do estatuto do clube explica a posição da instituição. Naquele início do século, o texto era assim: “ O São Paulo Futebol Clube, fundado em 16 de dezembro de 1935, preservador das glórias e tradições do São Paulo Futebol Clube da Floresta, o qual foi fundado em 25 de janeiro de 1930 e extinto em 14 de maio de 1935... ”.

    Gouvêa, presidente do tri da Libertadores e do Mundial , tentava pacificar o clube em torno da questão. “ O que você entende do texto? Ele é dúbio. Foi escrito assim para agradar a gregos e troianos. Há são-paulinos ilustres que contam a fundação como a de 1930. Há outros que não. Vou encerrar meu mandato sem conseguir harmonizá-los ”, falou em uma entrevista para a Folha de S. Paulo.

    Anos depois, após reunião do Conselho, mudaram enfim o antiquado estatuto, que atualmente diz: “ O São Paulo Futebol Clube (“SPFC”), fundado na cidade de São Paulo em 25 de janeiro de 1930, tendo temporariamente suspendido e retomado suas atividades no ano de 1935, é uma associação de prática desportiva sem finalidade econômica ou lucrativa, com prazo de duração indeterminado... ”.

    Como se vê e lê, claramente, não há mais referência ao “ São Paulo da Floresta ”, apelido do time em seus primórdios devido ao lugar em que atuava. Não há dúvida mais, há muitos anos, de que o nascimento do Tricolor foi em 1930. Os fundadores do clube queriam mesmo como data magna o dia 25 de janeiro por se tratar do aniversário da cidade de São Paulo. Mesmo a ata de fundação tendo sido assinada no dia 27 de janeiro de 1930 (dia útil), às 14h, o são-paulino tem no dia 25 de janeiro seu dia principal, seu aniversário.

    Muitos usaram essa polêmica da fundação do São Paulo para não dar os devidos parabéns ao Tricolor em seu dia festivo. Os principais rivais nasceram, respectivamente, em abril ( Santos ), agosto ( Palmeiras ) e setembro ( Corinthians ), sendo tradicionalmente mais celebrados em seus aniversários, talvez porque comemoram em meio à temporada, quando o noticiário esportivo está mais aquecido, talvez porque sempre tiveram apenas uma mesma data de fundação mesmo.

    O Palmeiras, talvez por conta da acirrada rivalidade com os são-paulinos no período da Segunda Guerra Mundial, não computa os jogos entre os dois clubes entre 1930 e 1935, diferentemente de todos os demais adversários.

    Talvez isso seja uma forma de dizer que o São Paulo fechou as portas de seu departamento de futebol por alguns meses em 1935, uma maneira de reforçar a ideia de que o São Paulo faliu, quebrou, o que não é bem uma verdade.

    O clube possuía boa estrutura e um elenco caro à época, fechou as portas temporariamente mais por divisão política interna. Parte da mídia, além de não fazer quase referência do aniversário do São Paulo (muito por preparar reportagens para o aniversário da capital paulista), ignora por vezes a história real do Tricolor, joga para baixo do tapete o período entre 1930 e 1935, que teve já conquistas e glórias, como Arthur Friedenreich, o Campeonato Paulista de 1931 e a goleada de 6 a 1 no Corinthians em 1933 (até hoje recorde no Majestoso).

    Trabalhei na Folha de S. Paulo por 17 anos, e o Ranking Folha do futebol nacional, criado no meio dos anos 90, decidiu separar o apelidado “São Paulo da Floresta” do “São Paulo Futebol Clube”. Mas eles sempre foram a mesma instituição. São Paulo da Floresta é apenas um apelido, como Tricolor do Morumbi, o nome oficial do time sempre foi São Paulo Futebol Clube desde 25 de janeiro de 1930.

    O time deveria ter então mais 43 pontos no Ranking Folha (um título paulista, quatro vices do Estadual e ainda o vice do Rio-São Paulo de 1933). Por mais que o São Paulo divulgue cada vez mais seu aniversário, ainda não é devidamente ouvido pela sociedade nesse quesito.

    Talvez a assessoria de imprensa do clube devesse agir mais fortemente no sentido de sugerir para a mídia uma atenção maior para o aniversário tricolor, cobrar talvez a Folha , tradicional jornal paulistano que relatou a fundação do clube em 1930, a reconhecer sua real história, seus feitos nos seus primeiros anos (poderia pedir um Erramos também para o diário sobre o “rebaixamento” do time em 1990, algo que não aconteceu, como mostram outras várias publicações). Você que é torcedor são-paulino sabe que dia 25 de janeiro tem um aniversário diferenciado dentro do aniversário da maior cidade do país.

    Quase só você vai fazer alguma referência à essa data tão tricolor (que são as cores da capital paulista também).

    Participe desse dia festivo observando como a imprensa e as pessoas de uma forma geral tratam do aniversário do time e não deixe essa data passar em branco. Até por que o dia é vermelho, preto e branco. Parabéns, São Paulo Futebol Clube, pelos seus 94 anos!

    Próximos jogos do São Paulo

  • Portuguesa (C): 27/1, 18h (de Brasília) - Campeonato Paulista

  • Corinthians (F): 30/1, 19h30 (de Brasília) - Campeonato Paulista

  • Palmeiras (N): 4/2, 16h (Brasília) - Supercopa do Brasil


  • VEJA TAMBÉM
    - REFORÇO IMPORTANTE! Zubeldía confirma reforço de atacante para a Libertadores
    - Vai renovar? São Paulo abre conversas para renovação de Juan e recebe contraproposta
    - São Paulo enfrenta Talleres pela Libertadores: saiba onde assistir ao jogo


    Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


    Avalie esta notícia: 27 0

    Comentários (4)
    25/01/2024 18:59:32 ANDERSON ALVES DA SILVA

    O São Paulo ñ precisa da mídia pra ser gigante mas têm alguns timinhos q precisam da mídia para ser grande!

    25/01/2024 18:00:09 Carlos

    O São Paulino não aprende, TV é relação comercial, se tá dando audiência nesse formato não vão mudar nada, aliás os números de audiência são cerca de 25% saopaulinos conformados com migalhas... Desliga a TV amigo, quando cair a audiência eles vão procurar saber oq fazer! Por enquanto vá para YouTube e veja a mídia alternativa

    25/01/2024 14:50:37 wilson carlos

    O próprio S.Paulo não faz o Marketing do clube funcionar. Antigamente era sagrado pro S.Paulino ir ao Morumbi dia 25 de Janeiro. Sempre vinha um time Europeu pra fazer amistoso, Porto, Sporting etc. agora nada.

    bronze
    25/01/2024 14:30:35 ricktricolor1959

    Fiz questão de assistir hoje o programa donos da bola na band. O apresentador tem um programa de 1 hora e meia. Ele gastou 1 hora e 5 min pra falar só sobre galinhas, 10 min do jogo do palmeiras 20 minutos propaganda . Não falou um unico minuto sobre o SPFC e o aniversário do clube, a convidada nos ultimos 30 segundos do programa parabenizou o SPFC. Incrível como o Souza não fala nada . Esse apresentador galinha deveria se envergonhar principalmente por ter jogado no nosso clube ...vergonha

    Enviar Comentário

    Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.