publicidade

O que explica o atropelo do Palmeiras sobre o São Paulo

Uma vitória por 5x0 entre rivais de camisa tão pesada e trajetória importante nos confrontos recentes não acontece por acaso. A variedade de fatores que se somam e formam o cenário visto na noite de ontem no Allianz Parque precisa ser bem pontuada, e nos explicam os ''porquês'' do resultado.

Além da clara necessidade de resposta do Palmeiras diante de seu torcedor, e da natural oscilação de ritmo do São Paulo, que há um mês tirou um peso gigante das costas, há detalhes de parte tática e técnica que pesaram demais na construção da goleada.

Escalações

Abel Ferreira manteve o esquema com três zagueiros e promoveu o retorno de Endrick ao time. ''Flaco'' López saiu. Breno Lopes compôs a dupla de frente com o camisa 9.

Já Dorival Junior não teve Pablo Maia, e escalou Gabriel Neves como ''5''. O restante do time foi o mesmo da última partida, mas com uma mexida no desenho tático. Alisson e Michel Araújo jogaram lado a lado, à frente de Gabi Neves, e James Rodriguez foi o ''falso nove''.

Como Palmeiras e São iniciaram o ''Choque-Rei'' válido pela 29ª rodada do Brasileirão 2023 — Foto: Rodrigo Coutinho

Como Palmeiras e São iniciaram o ''Choque-Rei'' válido pela 29ª rodada do Brasileirão 2023 — Foto: Rodrigo Coutinho

O jogo

O Palmeiras não demorou a descobrir o ''mapa da mina'' de sua expressiva vitória. Sem um volante com maior capacidade de proteção na frente da área e pouca pressão na bola quando os zagueiros palmeirenses a tinham, o Tricolor ofereceu um ''combo'' letal, e que o Verdão soube aproveitar muito bem.

Com passes verticais de Gómez e Murilo para Endrick e Mayke, aproveitando os espaços entre os setores são-paulinos, o Palmeiras construiu as duas jogadas dos gols marcados em 25 minutos. Isso porque o tento de Richard Rios logo no início foi anulado, se não seriam três gols construídos de forma parecida.

Endrick e Veiga se conectavam rapidamente ao receberem nas costas do meio adversário. Breno Lopes era agudo atacando a área e a profundidade. Mayke uma ''bala'' pela direita. E Luan, assim como ocorreu contra o Coritiba, era um ''híbrido'' entre zagueiro e volante.

Como o São Paulo não tinha um atacante enfiado entre os três zagueiros palmeirenses, o camisa 13 dava um ''passo à frente'' em relação a Gómez e Murilo. Matava a circulação de James Rodriguez. Com a bola, também se adiantava, deixando a ''saída de três'' a cargo de Weverton entre seus companheiros de zaga, e induzindo que um meio-campista adversário se adiantasse, gerando espaços às costas.

Breno Lopes comemora gol pelo Palmeiras contra o São Paulo — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Breno Lopes comemora gol pelo Palmeiras contra o São Paulo — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Dorival sacou Gabriel Neves pelo buraco que o uruguaio deixava. Botou Rodrigo Nestor na função inicialmente. Depois perdeu Lucas Moura lesionado e pôs Wellington Rato. Tinha uma equipe perdida para marcar. Sem organização e com intensidade irregular. Um convite para ser goleada.

Com uma posse infértil e poucos movimentos que levassem o Palmeiras para trás, o Tricolor ainda passou a se enervar na reta final da 1ª etapa. E em virtude disso viu Wellington Rato cometer um pênalti bobo em Zé Rafael. Piquerez concluiu, e o 3x0 no placar dava a exata dimensão do domínio palestrino.

Jhégson Méndez foi a cartada do campeão da Copa do Brasil no intervalo. James Rodriguez deixou o campo. David foi centralizado no ataque e Michel Araújo acabou aberto pela esquerda. Mesmo do alto de sua experiência, Rafinha deu mais uma mostra do quanto a equipe visitante estava perdida e descompensada emocionalmente ao ser expulso em um violento e banal carrinho no meio-campo.

Palmeiras x São Paulo, Rafinha foi expulso no segundo tempo — Foto: Mauro Horita

Palmeiras x São Paulo, Rafinha foi expulso no segundo tempo — Foto: Mauro Horita

A torcida palmeirense pode comemorar a retomada da verticalidade e das rotas naturais de ataque que a equipe mostrou ter em tantos jogos nas últimas duas temporadas, mas que pareciam em extinção desde a lesão de Dudu. Criou ainda mais na 2ª etapa em igualdade ou superioridade numérica em campo.

Piquerez e Marcos Rocha desfilaram eficiência e agressividade em um time que não tirou o pé do acelerador nem depois do quinto gol. Destaque também para mais uma boa entrada de Luís Guilherme nos últimos minutos. Mesmo pela esquerda, setor em que não tem o hábito de jogar, foi preciso.


VEJA TAMBÉM
- REFORÇO DE PESO! São Paulo busca assinatura de craque argentino para 2025
- NÃO VOLTA! Galoppo passa por procedimento e só volta em 2025
- PLANOS PARA 2025: Maxi Cuberas revela conversa sobre planos do São Paulo para 2025


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 6 1

Comentários (20)
26/10/2023 18:57:18 Ailton Rino Grando

no 1° tempo foi Rafiiiinha 3 São Paulo 0.

26/10/2023 13:03:59 Nelson Galhardo

os jogadores do Palmeiras estavam elétricos estavam iguais ao técnico deles não podemos julgar mais poderia fazer exames de anti doping , tudo é possível neste mundo ,o juiz também estava com a camisa deles por baixo não sei como não expulsou o Luciano ,o negócio está feio.

26/10/2023 12:11:20 Jonas Spinardi

Jogar fora pressionando o adversário já está provado que não dá certo. Que time faz isso???? Só o São Paulo!!!! Se não gosta de um jogador, dispensa ele. E para de enrolar o jogador e a torcida, também.

26/10/2023 12:03:45 Jonas Spinardi

Respeito profundamente o Dorival Jr. Mas as invenções dele não dá pra aceitar. Se não tem o titular da posição, coloca o reserva imediato. Não tem o reserva imediato, tem o J. Mendes que é da posição. Escalar o James R. como 9, não dá pra aceitar. Perdeu o melhor armador do time e não ganhou um 9. Não tem substituto pro Calleri, muda o sistema tático. Não inventa mais. O São Paulo não sabe jogar sem um centroavante? Muda o Técnico. Jogar pressionando o adversário na casa dele, não da certo.

da pra explicar sim jogadores sem vergonha time medíocre, esse time não ganhou nenhuma partida fora do Morumbi por isso q esta berando a zona de baixo, mostra q a Copa do Brasil qualquer time pode ser campeão até mesmos os mais fracos como já aconteceu, sto André, juventude, Criciúma e outros times q já levantaram o caneco.

26/10/2023 10:43:36 Aristides Bueno

A GRAMA SINTÉTICA. UMA VERGONHA. A CREFISA FEZ ESSA GRAMA SINTÉTICA PARA LEVAR VANTAGEM

Também não gostei da postura do Rafinha, jogador experiente, com vivência no futebol Europeu, fazer uma falta daquela,no campo adversário. Na minha opinião ele "abandonou o barco" covardemente para livrar-se parcialmente do "vexame", vergonhoso,só consigo entender assim a expulsão desastrada.

A única explicação,na minha modesta opinião,é falta de "vergonha na cara"de alguns atletas do time.

26/10/2023 09:30:39 Reges Santos

Bom dia. O que explica é o seguinte: Teimosia do Dorival junior. Primeiro Diego Costa não tem condições de ser titular do SPFC. segundo todos criticam mas Maia é o melhor primeiro volante do futebol brasileiro disparado,como Luan não podia jogar,Dorival me entra com Gabriel Neves que não marca ninguém Alisson é um complemento de Maia e não serve para formar dupla com Neves. Dorival está de implicância com Mendes desde quando chegou. Ontem era jogo para povoar o meio de campo de não deixarespaço

26/10/2023 09:20:51 Aristides Bueno

CAMPO DE FUTEBOL DO PALMEIRAS É DE PLÁSTICO, LEVAM SEMPRE VANTAGENS... PALMEIRAS, ATLÉTICO PARANAENSE E BOTAFOGO RJ. RIDÍCULO O CAMPO DE FUTEBOL DE PLÁSTICO. PAIS TROPICAL NÃO PRECISA DE GRAMA SINTÉTICA.

26/10/2023 09:18:59 Sergio Gandini

Através dos treinos com simulações é que se descobre a posição correta dos jogadores. Porque este infeliz do Dorival CENI não testa o Méndez de lateral direito, e o Rato de lateral esquerdo. Agora goleiro não tem, o único que tinha foi para o Botafogo ( põe na conta do Mico Ceni). É muito sofrimento..

26/10/2023 09:13:42 Sergio Gandini

A explicação visível, Rafael é fraco no gol, Rafinha não conseque mais acompanhar as jogadas, Caio num a foi marcador e o Diego é o pior zaqueiro do campeonato, James nunca jogou de centroavante, o Alisson e fraco em todos sentidos dentro do campo, e o Nestor de vez em quando faz algo que presta. Enfim o São Paulo não tem comando técnico..

ouro
26/10/2023 09:12:59 1983SPFC

Bagriel Neves e Bostiel Araújo foderam o SPFC

26/10/2023 09:06:12 Tarcisio Ferreira de lima

outra coisa o jogadores não ganharam uma dívida oitenta % dia gols do Palmeiras foi da linha de fundo

26/10/2023 08:10:20 Ozias Bezerra de pula

Palmeiras em casa entra com três zaqueiro e o génio do Dorivalcene entra com um zaqueiro e meio, isso so mostra que mesmo arrogante Abel é um bom técnico

26/10/2023 08:04:48 Ozias Bezerra de pula

mau escalão, entrar em um jogo desse a onde os caras esatvam mordidos sem nem um volante de marcação é pedir pra perder e feio como foi,jogo pra três zaqueiro ou no minimo dois volantes no meio, entramos sem volates e com um zaqueiro So, Beraldo

26/10/2023 06:45:55 Marcondes Camargo

ou o Dorival monta um time para jogar fora igual time pequeno ou rebaixa sabe quê marcar sobre pressão com Alisson e caio Paulista quê não marca ninguém fudeu. mete três zagueiros libera James, Michel Araujo e David

26/10/2023 06:43:25 Tarcisio Ferreira de lima

O que aconteceu e que o Caio Paulista não jogou bem o D.Cista jogou muito mau o G. neves não entro em campo o Rato um jogão que só sabe bater falta , o Lucas foi escalado mau ele não joga do lado. ficou completamente perdido em fim o culpado de tudo que aconteceu foi o Liurival

26/10/2023 06:30:51 durval pereira

PRECISA DE CONTRATAÇÕES PONTUAIS. LIBERTADORES É O OBJETIVO. ONTEM FOI VERGONHOSO.

26/10/2023 06:22:57 wil de

sem arboleda carreli Pablo Maia e ainda Lucas que não pode jogar sozinho e se machucou o time não joga nada, diretoria tem que contratar e não é pouco

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.