Muito se esperava do confronto entre um finalista da Copa do Brasil e o líder disparado do Brasileirão, mas o 0 a 0 entre São Paulo e Botafogo não entregou tudo isso. O Tricolor demorou para encontrar a melhor estratégia no jogo, e o empate acabou justo para os dois.
De bom, ficam os sinais de James Rodríguez.
São Paulo 0 x 0 Botafogo - Melhores momentos - 20ª rodada do Brasileirão 2023
Foi um São Paulo muito diferente do que de costume. Só três titulares no clássico foram mantidos na escalação, principalmente porque “a carga emocional da classificação foi grande”, como o auxiliar Lucas Silvestre falou antes do jogo. O técnico Dorival estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Todas as atenções estavam em James Rodríguez, o nome mais festejado pela torcida na escalação. Foi a primeira vez dele como titular e também a estreia no Morumbi, onde já se mostrou à vontade.
Apesar da falta de ritmo e das condições físicas, o meia deu bons sinais. A visão de jogo, por exemplo, é a mesma que tinha nos melhores tempos. Se no Maracanã o melhor lance foi deixar Wellington Rato na cara do gol, desta vez ele lançou Nathan com um passe de primeira, em profundidade, que ninguém mais viu.
Essa jogada só não terminou em finalização porque o São Paulo não tinha entrado em campo para atacar tanto assim os espaços. Seja como for, serve para exemplificar o que James pode contribuir. Quando o Tricolor tiver que encontrar espaços onde não tem, o colombiano será uma ótima opção.
Leia mais: + São Paulo "merecia sorte melhor" contra o Botafogo, diz auxiliar + Vídeo: no banco de reservas, Lucas canta junto com a torcida + Diego Costa derruba xará e vira desfalque no São Paulo
James foi participativo e acertou bons passes enquanto esteve em campo contra o Botafogo — Foto: Marcos Ribolli
James havia jogado cerca de meia hora na rodada passada, soma mais 45 minutos e assim vai retomando o ritmo de jogo. Ele tinha ficado quatro meses sem jogar, entre a última vez pelo Olympiakos, da Grécia, e a estreia pelo São Paulo na semana passada.
Contra o Botafogo, coletivamente, o Tricolor perdeu rapidez com as mudanças que fez e ficou longe da intensidade que teve na vitória sobre o Corinthians. As escapadas em velocidade só apareceram no segundo tempo, quando James Rodríguez já tinha saído. No lugar dele, Lucas Moura participou menos do que o esperado – já tinha gastado tudo no clássico.
"São Paulo acertou ao escalar reservas contra o Botafogo", diz Caio | A Voz da Torcida
No mais, Luciano voltou bem após duas partidas fora, uma por lesão e outra por suspensão. Ele apareceu para o jogo no Morumbi, criou a melhor chance em uma ultrapassagem de Juan e tentou finalizações de longe. Só precisa se atentar mais à linha de impedimento, porque fez dois gols em posição irregular no segundo tempo.
Foi um empate que "não é de se jogar fora", como disse o lateral Wellington na saída de campo. Principalmente considerando o que o São Paulo pode reunir no futuro, quando tiver Lucas Moura, James, Luciano e Calleri nas melhores condições.
O São Paulo volta a campo na próxima quinta-feira, contra a LDU, no Equador, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Pelo Brasileirão, o próximo duelo é contra o América-MG, no domingo, em Belo Horizonte.
Welington fala sobre cansaço do São Paulo diante do Botafogo
+ Assista tudo do São Paulo na Globo, sportv e ge: