publicidade

OPINIÃO: Ao pedir afastamento, Pedrinho livrou diretoria do São Paulo de dilema

Pedrinho, atacante do São Paulo (Imagem: Marcello Zambrana/AGIF)

Ao emitir nota na noite da última sexta (3) informando que pediu afastamento temporário de suas atividades no São Paulo, Pedrinho tirou o clube de uma "sinuca de bico".



A diretoria se via num dilema. Se afastasse o atacante correria o risco de sofrer um contra-ataque jurídico dele. Principalmente no caso de uma eventual absolvição em relação à acusação de agressão feita por sua ex-namorada, Amanda Nunes.


LEIA TAMBÉM: De saída? Jornalista revela se jogador pode ser dispensado do São Paulo


Por outro lado, deixá-lo no time representaria a certeza de desgaste na imagem da instituição e de seus dirigentes.

A sexta-feira começou com o caminho aberto para o atacante ser relacionado para o jogo deste domingo, contra o Botafogo.

Rogério Ceni não havia feito nenhum movimento para não incluir o atleta entre os relacionados para a partida. O atacante treinou normalmente na quinta e na sexta. Os colegas de Pedrinho não mostraram desconforto com a presença dele.

A informação de que a ex-namorada do jogador registrou Boletim de Ocorrência contra ele havia sido divulgada pelo portal "ge" na quarta.

A continuidade do trabalho de Pedrinho fora assegurada por nota oficial divulgada pelo clube. Nela, o São Paulo afirmou que aguardaria e acompanharia "com máxima atenção a apuração da polícia e dos demais órgãos competentes". A agremiação também declarou que "jamais compactuará ou aceitará qualquer tipo de agressão contra a mulher e, com o caso devidamente apurado, tomará todas as medidas cabíveis".

A manifestação seguiu a linha sugerida pelo departamento jurídico tricolor para que fossem buscadas mais informações sobre o ocorrido antes de uma medida radical ser tomada. A ideia era evitar os riscos de uma retaliação jurídica por parte de Pedrinho.

Só que a nota gerou críticas feitas por torcedores nas redes sociais e por comentaristas. O São Paulo passou a ser acusado de tolerância em relação a agressões contra mulheres.

Mas o clube se apoiava no entendimento de sua área jurídica de que a acusação não poderia ser tratada como uma condenação. Era necessário esperar pela apuração dos fatos.

No entanto, a pressão externa pelo afastamento de Pedrinho aumentava rapidamente, especialmente por parte da torcida.

A cada minuto ficava evidente o desgaste a ser enfrentado pelo São Paulo e por seu presidente, Julio Casares, no caso da manutenção de Pedrinho.

Em meio à situação crítica, as conversas da direção com o jogador e seu estafe se intensificaram. Até que à noite o goleiro publicou nota no Instagram afirmando que pediu afastamento temporário.

"Em respeito ao São Paulo Futebol Clube e aos milhões de torcedores e torcedoras, gostaria de informar que, na tarde desta sexta-feira, alinhado com a diretoria do clube, pedi o meu afastamento temporário das atividades. Tomei essa decisão para priorizar e colaborar, de forma exclusiva, com o trabalho das autoridades para esclarecer, o mais rápido possível, todas as acusações registradas ao meu respeito para que em breve possa retomar a minha carreira. Aproveito para agradecer à minha família e à minha empresária, Roberta, que estão me apoiando de maneira incondicional", disse o jogador em nota divulgada no Instagram.

Estava resolvido o problema da diretoria. Não seria necessário administrar o desgaste de manter no time um acusado de agredir uma mulher. Ao mesmo tempo, o atleta assumiu publicamente o desejo de se afastar. Em tese, isso diminui drasticamente o risco de ele se voltar contra o São Paulo na Justiça. Porém, chama atenção na nota Pedrinho ressaltar que agiu de maneira alinhada com a diretoria. Ou seja, não foi apenas um estalo do jogador.

Violência doméstica - denuncie

Ao presenciar um episódio de agressão contra mulheres, ligue para 180 e denuncie. Casos de violência doméstica são, na maior parte das vezes, cometidos por parceiros ou ex-companheiros das mulheres, mas a Lei Maria da Penha também pode ser aplicada em agressões cometidas por familiares. É possível realizar denúncias pelo número 180 — a Central de Atendimento à Mulher, que funciona em todo o país e no exterior, 24 horas por dia. A ligação é gratuita. O serviço recebe denúncias, dá orientação de especialistas e faz encaminhamento para serviços de proteção e auxílio psicológico. O contato também pode ser feito pelo WhatsApp no número (61) 99656-5008.



A denúncia também pode ser feita pelo Disque 100, que apura violações aos direitos humanos. Há ainda o aplicativo Direitos Humanos Brasil e a página da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Vítimas de violência doméstica podem fazer a denúncia em até seis meses. Caso esteja se sentindo em risco, a vítima pode solicitar uma medida protetiva de urgência.

afastamento, Pedrinho, livrou, diretoria, São Paulo, dilema

VEJA TAMBÉM
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- REFORÇO DE PESO! São Paulo busca assinatura de craque argentino para 2025


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 7 0

Comentários (8)
bronze
04/03/2023 20:27:11 SteveWonderoOlheiro

* so porque ainda NAO foi julgado...

bronze
04/03/2023 20:21:34 SteveWonderoOlheiro

Airsoft Sport Club,

trouxa e hipocrita! a tal midia noticia apenas, muitas vezes, NOTICIA. quem ler ou assiste as noticias eh que costumam condenar por antecipacao. vai dizer que tu acha que o Vovo Olimpico eh inocente, so porque ainda foi julgado? claro, se quem tivesse acusando o jogador fosse tua irma ou tua filha, ias pensar diferente, ne?

04/03/2023 18:00:38 Fabiano Castrillo

tinha que chamar o jogador e dar apoio até ter certesa do caso se fosse verdade ai sim fecha o contrato dele , ja estamos sem jogadores agora menos um

04/03/2023 17:18:52 Edivaldo Santos

As mesmas pessoas que querem a cabeça do Pedrinho por ser(suspeito) e que se for culpado tem que ir prá cadeia, são as mesmas que elegeram um ladrão condenado por roubo de bilhões para presidente do Brasil,um peso Duas medidas,o mesmo que matou milhares de pessoas de fome por falta de emprego,por falta de médico e medicamentos e etc.

04/03/2023 13:41:13 durval pereira

TEM QUE DAR UM BANHO DE SAL GROSSO NO MORUMBI INTEIRO. SAI URUCUBACA!!!

04/03/2023 13:35:31 Airsoft Sport Club

No nosso país a mídia tem o costume de condenar as pessoas antes da apuração de fatos, dados e o próprio julgamento das autoridades. Por enquanto existe uma acusação (grave por sinal) e sem dúvidas deve ser esclarecida perante a justiça, porém não podemos jamais ir no embalado da mídia que sempre vende tragédias e considerar o veredito deles. O câncer do Brasil é toda a mídia + 98% dos jornalistas...

04/03/2023 12:15:34 Ozias Bezerra de paula

essas matéria ta complicada, de atacante virou goleiro, sou casado a 31 anos e já mais se pode aceitar esse tipo de coisas, mais o mais legal dessa materia falar que isso poderia aranhar a imagem da diretoria, essa diretoria ja esta aranhada a tempos

04/03/2023 12:02:15 Carlos Silva

meu tá virando modinha isso ,mulher vem depois de ano fazer b.o só porque o cara na quer mais .vai ser mais um desfalque pro clube .brasileirao tá logo aí. dessa forma estamos ferrado .sem técnico e agora Sem jogador

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.