Como joga o Del Valle: veja pontos fortes e fracos do rival do São Paulo na final da Sul-Americana

Del Valle empatou com Tolima na Libertadores — Foto: Staff Images/Conmebol

O São Paulo irá a campo no próximo sábado, às 17h, em busca do fim de um jejum de dez anos sem um título internacional. Em Córdoba, na Argentina, o Tricolor tem a chance de levantar sua segunda taça da Copa Sul-Americana.



Para isso, a equipe comandada por Rogério Ceni terá pela frente o Independiente del Valle, clube fundado há 64 anos, mas que vem chamando a atenção especialmente desde 2016, quando foi vice-campeão da Libertadores.


LEIA TAMBÉM: Presidente do São Paulo não descarta volta de ídolo em 2023: “Quem sabe”



Campeão da Sul-Americana em 2019, o Del Valle chega a mais uma decisão de forma invicta. São cinco vitórias e um empate na atual edição. Foram 13 gols marcados e apenas dois sofridos.

Os números são bons. Mas como joga a equipe do argentino Martín Anselmi? A reportagem do ge acompanhou os últimos jogos do Independiente del Valle e traz um resumo das características e dos pontos fortes e fracos dos equatorianos.

Pontos fortes
Toque de bola à la Diniz
O Independiente del Valle dispensa o chutão. Na grande maioria das vezes, os tiros de meta são cobrados de forma curta, com um passe para o zagueiro. O goleiro Ramírez participa ativamente do jogo.

Para trazer para a nossa realidade do futebol brasileiro, a forma de jogar da equipe equatoriana é muito próxima à do técnico Fernando Diniz, atualmente no Fluminense. Os jogadores tentam a todo momento puxar a marcação para o seu campo para fazer a quebra de linhas. Quando essa transição é bem feita, os atacantes ficam na cara do gol em muitas oportunidades.

O São Paulo tem que ficar ligado nas bolas longas. Apesar de dar muitos toques e ter maior posse de bola que seus adversários quase sempre – contra a Universidad Católica, pelo Equatoriano, chegou a ter 73% –, o Del Valle arrisca ligações diretas com seus zagueiros que levam perigo.

Variação tática
O jeito de jogar com muita posse de bola possibilita à equipe de Martín Anselmi, ex-auxiliar de Miguel Ángel Ramirez no Internacional, ter bastante variação tática durante os confrontos.

O treinador é adepto da linha de três zagueiros, e quando joga assim se defende com uma linha de cinco. Quando ataca, libera seus pontas velozes para jogar.

No meio da partida, porém, Rogério Ceni poderá se deparar com uma mudança de estratégia e ver seu adversário jogando com uma linha de quatro defensores. Isso faz o meio de campo ficar mais povoado.

Olho neles
Chávez
Aos 20 anos, Jhoanner Chavez é uma promessa que tem chamado a atenção no futebol equatoriano. Titular absoluto do Del Valle, joga como ala-esquerdo no esquema com três zagueiros e chega bem ao ataque.

Veloz (talvez o mais rápido do elenco), o garoto revelado nas categorias de base do clube tem força física, explosão e um chute potente com sua perna esquerda. No penúltimo jogo, diante da LDU, ele marcou um belo gol. Foi seu quinto gol na temporada.

Por outro lado, o São Paulo pode se beneficiar com o fato de Chavez deixar muitos espaços na defesa. Por subir muito ao ataque, os adversários costumam explorar jogadas nas costas do ala.

Lautaro Díaz
O atacante argentino de 24 anos é o responsável por finalizar as jogadas trabalhadas da equipe. Lautaro Díaz tinha uma carreira discreta até chegar ao Independiente del Valle, com passagens por clubes pequenos, como Estudiantes de Caseros e Villa Dálmine. Mas no clube equatoriano ele tem se destacado.

Nesta temporada, são dez gols marcados em 30 jogos disputados. Na Sul-Americana, ele tem quatro gols e é o artilheiro da equipe na competição. Há dúvidas, porém, em relação à sua escalação, já que no último sábado ele saiu machucado ainda no primeiro tempo do duelo contra o Macará, pela Liga Equatoriana.

Júnior Sornoza
Velho conhecido dos brasileiros pelas passagens por Fluminense e Corinthians, entre 2017 e 2019, Sornoza parece ter nascido para jogar no Independiente del Valle. O camisa 10 é o dono das bolas paradas e o grande finalizador de fora da área.

Nesse atual elenco da equipe equatoriana, ele é o famoso "enganche", aquele jogador responsável por comandar o recital ofensivo de uma equipe e municiar os atacantes. A maioria das jogadas do Del Valle passa por seu pé. Ele já tem 13 gols neste ano, uma das melhores marcas de sua carreira.

Pontos fracos
Sofre no contra-ataque
Toca, toca, toca e perde a bola... Quando isso acontece com o Del Valle no campo de ataque, o time tem um sério problema. E é aí que o São Paulo pode surpreender.

A recomposição defensiva da equipe equatoriana é lenta. O time sofre para ajustar seus defensores no contra-ataque do adversário. As bolas longas, nas costas dos zagueiros e alas, geralmente criam dificuldades.

Por conta disso, Rogério Ceni pode se beneficiar com jogadas de ligação direta, já que não tem jogadores muito rápidos em seu elenco.

Erros de finalização
Embora crie bastante chance de gols, o Del Valle também perde muitas chances. Diante do Delfín, no dia 11 de setembro, a equipe venceu por 2 a 0, dentro de casa, mas poderia facilmente ter feito outros quatro.

A deficiência no último passe é compensada com os chutes de longa e média distância, principalmente com Sornoza. O camisa 10 é o grande finalizador do time, mas precisa de espaço na entrada da área para ter sucesso.

Os últimos jogos
Nos últimos cinco jogos, o Independiente del Valle perdeu apenas uma partida, no dia 3 de setembro. De lá para cá, foram três vitórias e um empate. A equipe fez nove gols e sofreu quatro. Veja abaixo os resultados.



Deportivo Cuenca 2 x 1 Independiente del Valle (Equatoriano)
Melgar 0 x 3 Independiente del Valle (Sul-Americana)
Independiente del Valle 2 x 0 Delfín (Equatoriano)
LDU 2 x 2 Independiente del Valle (Equatoriano)
Independiente del Valle 1 x 0 Macará (Equatoriano)

joga, Del Valle, pontos, fortes, fracos, rival, São Paulo

VEJA TAMBÉM
- Jornalista diz que São Paulo recusou virar SAF do Grupo City
- São Paulo quer atacante do Inter, mas alto salário dificulta negócio
- São Paulo quer reunião com Cuiabá para negociar contratação de dupla campeã pelos rivais


CONFIRA:Jorginho rescinde com Atlético-GO e pode reforçar o São Paulo em 2023

VEJA TAMBÉM:Apesar da forte concorrência, São Paulo tem trunfo para fechar contratação de Wellington Rato; veja bastidores

E MAIS:São Paulo quer liberar Pablo Maia no final do ano e tenta convencer clube inglês

Avalie esta notícia: 13 2

Comentários (12)

26/09/2022 18:34:33 Mauricio Candeia

Que se foda se, somos o São Paulo, o maior campeão brasileiro, esses jogos somos acostumados a jogar!!!

26/09/2022 17:25:14 Luca Escodino Oliveira

Vamos mostrar pra eles a força do maior clube brasileiro! Pra cima deles Tricolor!

prata
26/09/2022 17:21:18 SaoPaulinoSP

Huahahahaha quem escreveu essa besteira? Ponto forte é o estilo Diniz? kkk se for assim já ganhamos! Agora, falando sério, não vai ser fácil, esse time já derrotou alguns dos melhores times do Brasil e da Argentina. Eliminou as Gayvotas na Sul Americana, goleou o Flamerda por 5 x 0 e eliminou o Boca Juniors na Libertadores nos últimos anos. Então, vamos torcer muito porque vai ser uma batalha!

26/09/2022 17:10:12 Ronaldo Godoy

Que venha o del valle ????

26/09/2022 15:51:38 brincando com a Alice

SPFC Campeão. Força tricolor !!!

26/09/2022 15:26:24 L Carlos

Com essa formação que o Rogério Ceni encontrou o sao paulo esta muito bem em todos os setores....com Alisson e Patrick e calleri e Luciano o sao paulo esta muito forte no ataque....

26/09/2022 14:47:44 mauricio rodrigues

Delll vale so o suco mesmo, é so olha para os times que eles enfentaram,tudu fracos sem tradução

26/09/2022 12:46:39 nathandrake

E um time que propoem a bola, mas é muito aberto na sua aprte defensiva, da para aproveitar, entretanto seu melhor jogador lautaro diaz não vai jogar pq se lesionou no ultimo jogo, sp vai lotar na argentinao time dos caras venderam ate parte deles para o sp, o sp vai ir para argentina com a melhor moral possivel ta mais tranquilo no br, igor gomes saiu aplaudido pela torcida, time ganhou e jogou bem , atacantes voltando a fazer gols... ainda bem que td ta conspirando para um fator positivo para o sp pro jogo no sabado.

26/09/2022 12:28:19 L.P 87

Aposto que vai entrar com 3 zagueiros pra liberar o igor Vinicius já que o time gosta de dar espaço.

26/09/2022 12:18:32 Celso Fonseca

Espero que o RC tenha lido isto e fique esperto, coisa que não é muito

26/09/2022 12:09:01 Marciano Soares

São Paulo também é forte nas suas marcações forte no meio de campo forte no contra taque forte nas linhas laterais no entanto tem mundial libertadores sul-americana ou sejo o são Paulo é maior i pode muito bem ser absoluto brigar sem medo joga bola q chega la na raça na fé na coragem.

26/09/2022 12:05:23 Wilson Cavalier

Espero que o Rogério seja M1To no sábado e não M1Co.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Paulista

    Sáb - 21:00 - -
    São Paulo
    São Paulo
    Ituano
    Ituano

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 16:00 - de Hailé Pinheiro
    https://media.api-sports.io/football/teams/151.png
    Goiás
    0 4
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade
  • Untitled Document
    Classificação
    1 Palmeiras
    2 Internacional
    3 Fluminense
    4 Corinthians
    5 Flamengo
    6 Atletico Paranaense
    7 Atletico-MG
    8 Fortaleza EC
    9 São Paulo
    10 America Mineiro
    11 Botafogo
    12 Santos
    13 Goiás
    14 RB Bragantino
    15 Coritiba
    16 Cuiaba
    17 Ceará
    18 Atletico Goianiense
    19 Avai
    20 Juventude
    P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
    81 38 23 12 3 66 27 39 VVEVD
    73 38 20 13 5 58 31 27 VDVVV
    70 38 21 7 10 63 41 22 VVVVV
    65 38 18 11 9 44 36 8 EVVED
    62 38 18 8 12 60 39 21 VDDED
    58 38 16 10 12 48 48 0 DVDEV
    58 38 15 13 10 45 37 8 VEDVV
    55 38 15 10 13 46 39 7 VDEVV
    54 38 13 15 10 55 42 13 VEDDV
    53 38 15 8 15 40 40 0 EVVDE
    53 38 15 8 15 41 43 -2 VDVVD
    47 38 12 11 15 44 41 3 DVEDD
    46 38 11 13 14 40 53 -13 EDVDD
    44 38 11 11 16 49 59 -10 DVDDD
    42 38 12 6 20 39 60 -21 DVVED
    41 38 10 11 17 31 42 -11 VVEDV
    37 38 7 16 15 34 41 -7 DDDDV
    36 38 8 12 18 39 57 -18 DDEEE
    35 38 9 8 21 34 60 -26 DDEVV
    22 38 3 13 22 29 69 -40 DDDED
    Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
    vitoria empate derrota
06/12/2022 15:42:25