publicidade

Executivo do São Paulo, Rui Costa afirma em entrevista: "Gestão é muito mais do que fechar contratações"

Rui Costa (direita) durante a renovação de contrato do zagueiro Diego Costa (Foto: Divulgação/São Paulo FC) Foto: Lance!

O executivo Rui Costa, que está no São Paulo desde o início da temporada passada, concedeu uma entrevista ao podcast da "Brasil Futebol Expo 2022", maior congresso de futebol da América Latina. No bate-papo, o dirigente abordou os principais temas que envolvem a direção executiva de um clube de futebol.



Em 2021, os 25 principais times brasileiros somaram um endividamento líquido total de R$10,14 bilhões, segundo um levantamento feito pela consultoria EY, especializada em finanças. Junto com Cícero Souza, atual gerente de futebol do Palmeiras, Rui destacou a importância de estabelecer uma filosofia de gestão apropriada ao DNA e à história de cada clube, com decisões coerentes e responsabilidade com a saúde financeira das equipes.


LEIA TAMBÉM: Joia de Cotia trava renovação e tem proposta de quatro ligas: “Todos querem”


- O futebol é tão coletivo fora de campo, quanto dentro. O gestor de futebol normalmente é avaliado pelas suas contratações, mas a gestão não é contratar atleta e mandar embora, para ganhar a qualquer preço e endividar os clubes. A maioria das equipes possuem problemas financeiros seríssimos, que são consequência de anos praticando essa filosofia irresponsável. Temos que sempre buscar a vitória e os títulos, essa é a essência do futebol, mas é preciso Implantar processos, ter responsabilidade financeira, apostar em atletas jovens e experientes e pensar no futuro do clube - disse o dirigente.

Temas como categorias de base, marketing, diretoria executiva e rotina dos clubes foram debatidos durante a conversa. Com passagens por Grêmio, Chapecoense, Athletico-PR e Atlético-MG, o executivo também comentou sobre o trabalho que vem sendo realizado no São Paulo.



- É um privilégio trabalhar no São Paulo. É importante entender o tamanho da instituição em que você trabalha, o peso da camisa e a expectativa da torcida. Na diretoria de futebol, junto com Belmonte, Muricy e Casares, temos uma ideia muito clara sobre o que é o melhor para o clube, e é isso que pauta as nossas decisões. No elenco atual, optamos por mesclar atletas jovens e experientes, para ter um time equilibrado, com perfil vencedor - completou Rui.

Executivo, São Paulo, Rui Costa, entrevista

VEJA TAMBÉM
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- REFORÇO DE PESO! São Paulo busca assinatura de craque argentino para 2025
- NÃO VOLTA! Galoppo passa por procedimento e só volta em 2025


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 15 2

Comentários (11)
10/08/2022 17:29:19 Jailton Alves

Essa diretoria não mostra competência nenhuma que passe confiança ao torcedor. Com essa conversa de que gestão é mais que contratar, eu quero acreditar que o São Paulo consiga os pontos para não ser rebaixado, por que se isso acontecer nunca mais esse clube se recupera da queda e a dívida vai dobrar.

10/08/2022 17:14:52 Luis Santini

Então não sei mais o que é gestão. Pq não arrumam a casa (a dívida só aumenta), perdem jogadores da base de graça e contratam mal. Vai entender a cabeça dessa cartolada...

10/08/2022 17:02:41 Pet48

Juntos iremos apoiar porque São Paulo é sentimento e jamais se acabará

10/08/2022 16:25:10 Codady Filho

Não diga! Mesmo? E quando vocês vão começar a gerir o SPFC? Porque até agora só cagadas!

10/08/2022 15:49:19 Sergio Gandini

Casares, Belmonte, Rui Costa e gagá Muricy tentam a troca de Igor Gomes e Léo Pelé pelo Soteldo, mande o Éder embora e com o salário dos três inúteis para para o Soteldo, cobra parada não engole sapo..

10/08/2022 15:46:36 Heisemberg Sam

Pois é, contrata mal e gere elenco mal, tanto q já saiu o Marquinhos (que era a posta do clube para ganhar uma grana alta) , igor gomes ta pra sair no msm modelo( vcs gostando ou n dele, ele tem mercado, pq n é todo jogador q recebe oferta de 20milhoes com o contrato no final) e o luizao( o principal zagueiro da base) todos vão sair com o comtrato acabando

10/08/2022 15:17:03 Valsaopaulino

Concordo com tudo isso que foi dito, quero vê no final do ano a divida diminuida pelo menos uns 150 milhoes aí sim vai valer a pena ser tao apequenado.

10/08/2022 14:53:26 Celso Fonseca

O framengo anos atrás devia mais que o SP, e hj contrata os melhores jogadores. Qual foi o milagre econômico? E qdo e como o SP vai pagar a dívida pra voltar a ser o maior de todos?

10/08/2022 14:50:14 PAULO PORTELLA

Gestão é contratar com critérios, com segurança, jogadores que darão retorno dentro de campo e na sua valorização, percebam quanto dinheiro jogado fora em contratações horrorosas, Orejuela, Pablo, Jucilei, Calazans, etc e etc, um clube do tamanho do São Paulo mesmo com dívidas tem a obrigação de montar times pelo menos competitivos, precisa ter coragem pq se os times forem fracos, a bilheteria será fraca os patrocinadores serão poucos e as premiações em torneios não existirão, então precisa ser muito competente para gerir um clube gigante como o São Paulo, esse negócio de monopólio de conselheiros e diretores está destruindo o clube faz tempo, se gostam mesmo do São Paulo tá mais do que na hora de dar chances a cabeças competentes.

10/08/2022 14:49:13 Nelson de Jesus

Levei um susto ao saber que o nome do executivo é Rui Costa!

10/08/2022 14:19:34 Benedicto marcos f Ff

Raciocínio simplesta e burro.Se não contratar o clube não vence e, lor consequência, não ganha títulos, perde associados, público e renda.Uma boa e rendosa administração contrata, põe as finanças em dia e não dilapida is cofres do clube, com ven acontecendo com o SP há mais de quinze anos.Va enganar trouxas noutro lugar.

10/08/2022 14:19:04 Emersom Figueiredo

Diego Costa exemplo de superação parabéns

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.