publicidade

Rival de hoje, América-MG vendeu ao São Paulo dois jogadores campeões do mundo

Jogadores do São Paulo desfilam em carro aberto após a conquista do Mundial Interclubes de 1992
Imagem: Ormuzd Alves/Folhapress

O São Paulo entra em campo, na noite de hoje (28), para seguir na briga pelo inédito título da Copa do Brasil. E terá pela frente o América-MG, clube que cedeu ao Tricolor duas peças importantes para aquele elenco que empilhou taças na década de 1990: Palhinha e Ronaldo Luis. Paulistas e mineiros iniciam a disputa pela vaga na semifinal do mata-mata, às 20h (de Brasília), no estádio do Morumbi.



Em 1992, o técnico Telê Santana, então treinador são-paulino, queria reforçar a equipe, que havia vencido o Campeonato Brasileiro no ano anterior, e que teria a oportunidade de voltar a disputar a Copa Libertadores. Mineiro de Itabirito, Telê acionou seus contatos em Minas Gerais e encontrou no América-MG dois jogadores que acreditou ter potencial para jogar no São Paulo.

"Quando fui, a contratação de fato seria eu. Aí, apresentaram o Palhinha para o Telê. O Telê acabou aprovando e fomos juntos para o São Paulo. A recepção foi muito boa, principalmente pelos jogadores. O São Paulo era a base da seleção brasileira. Os atletas nos receberam muito bem e, por isso, nos adaptamos rapidamente e com facilidade. Como eu falei, na época, o São Paulo era o melhor time do Brasil e tinha o melhor jogador, que era o Raí", relembra Ronaldo Luis, o lateral esquerdo que chegou e ficou marcado pelas atuações, mas sobretudo por salvar o Tricolor de algumas enrascadas em jogos decisivos.

"Eu salvei a bola na linha 15 vezes, o que me valeu o apelido de 'Anjo da Guarda', conta, ao UOL Esporte, Ronaldo Luis. Uma das mais famosas aconteceu justamente no jogo mais importante daquela época. Na final do Mundial Interclubes de 1992, já no fim do primeiro tempo, o ponta Beguiristain, do Barcelona-ESP, driblou Zetti e chutou para o gol vazio. Quando se preparava para sair comemorando, foi surpreendido com a presença de Ronaldo Luis, que afastou a bola e manteve o 1 a 1 no placar. No segundo tempo, Raí fez o segundo gol, que deu ao São Paulo o primeiro de seus três títulos mundiais.

"Fazer parte do melhor time do São Paulo da história, para mim, é um presente de Deus. A gente conseguiu conquistar os principais títulos: a Libertadores em 1992 e o Mundial também. Fazer parte deste time e estar na história é motivo de muita satisfação e muita alegria. Só tenho a agradecer a Deus e estamos desfrutando até hoje tudo isso. Por onde vamos, a torcida do São Paulo nos respeita e isso é muito bom", afirma o ex-jogador.

Ronaldo Luis e Palhinha foram companheiros em diversos times, desde o Santa Tereza — equipe do bairro de mesmo nome em Belo Horizonte e especializada na formação de atletas —, passando por América-MG, São Paulo e Cruzeiro. E Ronaldo Luis recorda os feitos de Palhinha com a camisa tricolor. Embora usasse o número 9 às costas, Palhinha era um atacante moderno, que flutuava nas costas dos volantes adversários e sabia tanto marcar gols quanto servir seus companheiros, deixando-os livres para marcar.

"O Palhinha tinha a mesma performance nos treinos e nos jogos. Ele era um atleta de muita personalidade. O cara era um craque e poder ter jogado ao lado dele durante 11 anos foi um prazer. Era só olhar que sabíamos o que cada um iria fazer. Ele fez um golaço contra o Santos, se eu não me engano em 1992, que ele jogou a bola por cima do goleiro, o Sérgio. E contra o Flamengo, quase da intermediária, ele conseguiu fazer um tento no Maracanã. O nosso primeiro gol, contra o Milan, no Mundial de 1993, foram gols maravilhosos. Ele sempre fez muitos gols bonitos, inclusive contra o Corinthians", descreve Ronaldo Luis, exaltando a qualidade do amigo.

Vai torcer por quem?

O ex-lateral esquerdo é privilegiado e tem lugar na galeria histórica dos dois clubes. E isso só piora na hora de escolher por quem vai torcer na noite desta quinta-feira. "O confronto eu vejo com bons olhos, mas com o coração apertado. Não posso torcer para a vitória de nenhum dos dois. É um negócio meio complicado. Acredito que será um jogo interessante. O América-MG teve uma boa vitória contra o Atlético-GO, que era um confronto direto para aqueles que querem permanecer na Série A do Brasileiro no próximo ano. O América-MG estava precisando e acabou saindo da zona de rebaixamento", analisa Ronaldo Luis.



"Eu vejo o São Paulo com necessidade grande de vencer esse jogo na quinta-feira, contra o América-MG. Dois clubes que tiveram resultados diferentes. Mas será interessante porque o América-MG já aprendeu a jogar contra times grandes. Vou ficar na torcida para que o melhor vença.".

VEJA TAMBÉM
- Calleri elogia elenco do São Paulo por adotar filosofia de Zubeldía
- Tricolor escalado para o jogo contra o Barcelona-EQU
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 10 0

Comentários (5)
28/07/2022 10:15:54 Heraldo Febraio

BOM DIA A TODOS SÃO PAULINOS DO BRASIL INTEIRO .EU APOSTO QUE O SÃO PAULO VAI SER CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL ESTE ANO.VAMOS ATROPELAR O AMÉRICA HOJE E GARANTIR A PASSAGEM PARA PEGAR O ATLÉTICO PARANAENSE NA SEMI E ATROPELAR O FLUMINENSE NA FINAL É NOIS CAMPEÃO

28/07/2022 08:59:07 Jose Feitosa

Ronaldo Luis, sem sombra de duvidas, foi um dos melhores laterais esquerdo que já passou pelo Sao Paulo, jogava muita bola.

28/07/2022 08:15:07 Shreder

Bons tempos em que o São Paulo tinha o tal "olhar clínico" para achar jogadores em times menores que faziam história no clube, basicamente todos elencos vencedores da história do clube tem este perfil de contratação como base! Infelizmente desde que o Juvenal estereotipou o time como Soberano e começou só contratar jogador por nome, grife, medalhão o clube não só se perdeu como se afundou em dívidas..

28/07/2022 08:14:59 Nelson Galhardo

Ele devia torcer pelo São Paulo pois foi aqui que ele ficou conhecido no futebol e ganhou muito destaque. no America nunca teria esta esta mesma repercussão .

28/07/2022 08:11:06 Foot Ballbr

50 mil no Morumbi isso que é torcida, 3x0 pra nós hoje

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Libertadores

    Qui - 21:00 - Monumental Banco Pichincha -
    Barcelona SC
    Barcelona SC
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 18:30 - Antônio Accioly
    https://media.api-sports.io/football/teams/144.png
    Atletico Goianiense
    0 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade