publicidade

Ex-comandados falam sobre o trabalho de Ricardo Gomes

Edu Dracena, Zinho e Nenê contam como foi a convivência com o treinador

Ricardo Gomes foi a escolha da diretoria do São Paulo para substituir Muricy Ramalho. O novo comandante é, até para parte da diretoria, uma grande incógnita. Pouca gente conhece sua filosofia, suas características e suas preferências; muito disso deve-se ao tempo que o treinador passou fora do país.

Por isso, a reportagem do LNET! procurou atletas acostumados com os métodos de trabalho de Ricardo Gomes. Ouvimos o apoiador Zinho, que foi seu companheiro na Seleção Brasileira e seu comandado nos tempos de Flamengo; conversamos também com o meia-atacante Nenê, que atuou com sob o comando do técnico no Mônaco e, por fim, colhemos também o depoimento de Edu Dracena, que trabalhou com Ricardo Gomes no Guarani e na Seleção pré-olímpica.

As declarações foram, de modo geral, elogiosas. Zinho, por exemplo, destacou o espírito de liderança natural de Ricardo Gomes, que, segundo o meia, já estava presente nos tempos de jogador.

- Joguei com ele na Seleção, e ele sempre foi líder no grupo. Essa liderança nunca foi conquistada na força, sempre foi na educação, na calma e inteligência. No Flamengo ele também foi sempre igual, muito educado, respeitando a opinião dos atletas, respeitando a todos. Ele tem o estilo do Autuori, do Parreira. Tem tudo pra triunfar no São Paulo – opinou o ex-jogador.

Ainda sobre o estilo de liderança de Ricardo Gomes, Zinho acha que, como o São Paulo precisava de mudança, buscou alguém totalmente diferente de Muricy.

- É um momento de mudança, e nada melhor que o Ricardo para essa transição. O Ricardo é o oposto do Muricy. O Muricy é mais estilo “boleirão”, mais emoção. Eu gosto muito do jeito dele, ele é bem sincero e eu gosto disso. Às vezes as pessoas confundem e falam que ele é rabugento, mas não é. Já o Ricardo Gomes não altera a voz, conversa mais. Eu acho que já que o São Paulo queria uma mudança, que mude ao extremo, com o Ricardo – declarou Zinho.

Nenê parece pensar do mesmo jeito. Para ele, o estilo de Ricardo Gomes, principalmente à beira do campo, é bem diferente daquele apresentado pelo seu antecessor no comando do São Paulo.

- O Ricardo Gomes é um cara calmo, que às vezes dá os seus gritos, mas é uma pessoa bem tranqüila, centrada e calma, bem diferente do Muricy – opinou o jogador.

O atacante, cujo passe pertence ao Mônaco, ainda falou sobe o método de Ricardo Gomes, tanto nos treinamentos quanto nos jogos mais importantes.

- Em relação a treinos, dependia muito da semana, do estilo de jogo do adversário. Ele armava uma equipe com capacidade para neutralizar os pontos de maior perigo do adversário, mas conservando a identidade do time. Ricardo consegue treinar bem as mudanças durante a semana, evitando qualquer problema – declarou Nenê.

Já Edu Dracena contou que aproveitou-se da experiência do treinador, ex-zagueiro, para crescer na carreira.

- Trabalhar com Ricardo Gomes foi uma experiência boa, ainda mais por que ele jogou na minha posição. Pra mim, trabalhar com ele foi muito proveitoso. Quando comecei no Guarani, ele passou toda experiência vivida no futebol – disse o jogador do Fehnerbahce-TUR, dando uma boa notícia aos jovens beques tricolores, como Aislan e Leonardo.

Os três entrevistados mostraram-se na torcida por Ricardo Gomes. Edu Dracena exaltou sua juventude e sua experiência adquirida no velho continente.

- Torço para que dê certo. É uma pessoa maravilhosa, um dos treinadores da nova geração. Provou que é bom na Europa, no Campeonato Francês, uma competição difícil de disputar. Confio muito no trabalho. Acredito que ele vai certo no São Paulo – opinou Edu.

Já Nenê – que, dos três, foi o que mais recentemente trabalhou com ele, na temporada 2007/2008 – não acha que o tempo de trabalho na Europa tenha feito com que o treinador se desligasse do futebol do Brasil.

- Espero que ele dê certo. Ele está há muito tempo fora do país, mas com certeza não perdeu o contato e sabe como é o futebol brasileiro – declarou o atacante.

Por fim, Zinho mostra-se confiante no sucesso do treinador no São Paulo, desde que o clube consiga desligar-se definitivamente do ex-comandante.

- O elenco que o São Paulo tem é muito bom. Se não perder ninguém, tendo o Ricardo, que é um treinador muito paciente pra esse momento de transição, tem condições de brigar pela conquista desse campeonato. Isso se conseguir superar essa história de "Como vai ser o São Paulo sem Muricy?", pois o Ricardo é muito capaz – cravou o ex-meia.

VEJA TAMBÉM
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Palmeiras
- Calleri elogia elenco do São Paulo por adotar filosofia de Zubeldía
- Tricolor escalado para o jogo contra o Barcelona-EQU


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 7 3

Comentários (2)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Libertadores

    Qui - 21:00 - Monumental Banco Pichincha -
    Barcelona SC
    Barcelona SC
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 18:30 - Antônio Accioly
    https://media.api-sports.io/football/teams/144.png
    Atletico Goianiense
    0 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade