publicidade

Opinião Titular: Guia do Brasileirão 2009

Fonte: Opinião Titular

Enfim o Campeonato Brasileiro começou. Os 20 times estrearam e pudemos ter a primeira ideia de quem pode brigar pelo título ou não. Neste ano as equipes estão mais reforçadas e a briga promete ser ainda mais acirrada do que no ano passado.

Três jogadores que marcaram gols na última Copa do Mundo estão no campeonato. Adriano, Fred e Ronaldo prometem brigar pela artilharia. Outros nomes também brigam por fora, como Carlinhos Bala, Kléber, Nilmar e Washington.

Das equipes que brigam pelo título, destacam-se São Paulo, Grêmio, Cruzeiro e Corinthians:

São Paulo: O atual tri-campeão da competição é certamente o grande favorito. Manteve a base de 2008 sem vender nenhum jogador e contratou bem. O time ainda não se acertou em 2009 e tem a Libertadores pela frente, o que pode atrapalhá-lo na disputa. Em contrapartida, sempre arranca no final. Individualmente, Hernanes e Jean são os destaques e formam uma dupla de volantes muito sólida e difícil de ser batida.

Grêmio: O atual vice-campeão também está na lista de favoritos. Paulo Autuori é um grande treinador e sabe tirar o máximo de um elenco. Começando pelo gol, o goleiro Vítor é seguro e tem a confiança do grupo. A defesa é sólida e no meio campo Souza vive grande fase e o destaque é o argentino Maxi López. O time ainda conta com reservas de luxo como Alex Mineiro e Herrera. É o time que fez a melhor campanha na primeira fase Libertadores 2009.

Cruzeiro: O campeão mineiro manteve a base e o técnico de 2008 e fez boas contratações, com destaque para Kléber. O time vem fazendo uma boa campanha na Libertadores e conta com jogadores como Ramires e Wagner. Goleou o rival Atlético na final do Campeonato Mineiro e mostrou sua força vencendo o campeão carioca logo na estreia do Brasileirão.

Corinthians: O campeão da segunda divisão de 2008 já chega como favorito ao título de 2009. Campeão Paulista, já venceu os três rivais do estado este ano. O time titular é forte mas o elenco precisa ser inflado para a disputa de um campeonato longo, como o Brasileirão. A dupla Cristian e Elias é o motor de um time que tem o fenômeno Ronaldo no ataque. Não tem a Libertadores mas tem a Copa do Brasil no primeiro semestre, o que pode atrapalhar no começo do Brasileirão.

Brigando pela Libertadores e beliscando o título, temos Internacional, Palmeiras, Flamengo e Fluminense:

Internacional: É um time que promete. A base é forte e Tite sabe motivar um time para vencer. Assim como o rival Grêmio, conta com um argentino experiente. D’Alessandro é o maestro de um time que ainda tem Nilmar e o jovem Taison. O meio campo é consistente com Magrão e Guiñazu à frente da zaga. É o campeão gaúcho, apesar de ter enfrentado um time misto do Grêmio nas quartas-de-final.

Palmeiras:
Todo time que tem Wanderley Luxemburgo como treinador é favorito para as competições que disputa. O Palmeiras começou o ano demolindo seus adversários, até ser eliminado pelo Santos nas semi-finais do Paulistão. No gol, Marcos garante a segurança e na linha o maestro é Diego Souza. Keirrison é a promessa de gols, apesar da má fase.

Flamengo:
O campeão carioca chega com a ambição de conquistar o hexa brasileiro. Mas como em 2008 o time pode perder vários jogadores durante a competição e demorar para se recompor. As jogadas pelas laterais são fortíssimas com Leo Moura e Juan que têm nível de seleção. Pentacampeão em 2002, Kléberson forma com Ibson um meio campo que promete dar trabalho.

Fluminense:
A base é forte se os volantes ajudarem. Maurício marcou um golaço na estreia contra o São Paulo e está se firmando como um dos bons volantes do futebol brasileiro. Na armação, Thiago Neves e Conca formam uma excelente dupla e no ataque Fred deve marcar muitos gols. O elenco é enxuto e o técnico Parreira encontrará problemas para repor as peças do time titular.

No bloco intermediário estão Santos, Sport, Goiás, Botafogo, Coritiba, Atlético Mineiro e Vitória:

Santos:
Vice-campeção paulista, surpreendeu a todos ao vencer duas vezes o favorito Palmeiras. Wagner Mancini é um bom treinador e a base titular é boa. Neymar é uma promessa que pode se tornar realidade e ajudar muito durante o campeonato. Madson é a peça chave de um time que tem o artilheiro Kleber Pereira no ataque, apesar deste viver uma péssima fase.

Sport:
O campeão da Copa do Brasil surpreendeu muita gente em 2008. Tentou muitas contratações mas trouxe apenas Paulo Baier para dar liga ao time base. É um time dificílimo de ser batido na Ilha do Retiro e a dupla Ciro e Vandinho promete dar trabalho. O técnico Nelsinho Baptista formou um time cascudo apesar de a base não ser muito forte. Isso pode pesar num campeonato longo.

Goiás:
Sempre tira dos ricos para dar aos pobres. Sempre dá trabalho aos times grandes e não deverá ser diferente em 2009. O experiente Iarley é o destaque do time que deve ficar na metade inferior da tabela.

Botafogo:
Vice-campeão carioca. Tem um time guerreiro e um bom ataque mas a defesa não é sólida. Costuma ser o cavalo paraguaio do campeonato, começando bem e tropeçando no final. Maicossuel é o destaque no meio campo mas deve ser vendido em julho.

Coritiba:
O time de Renê Simões não conta mais com Keirrison, artilheiro de 2008. No entanto, Marcelinho Paraíba foi contratado e vem marcando gols além de ajudar na armação. A defesa é o ponto fraco de um time que ainda deve se reforçar para o campeonato.

Atlético Mineiro:
Tem uma boa base, parecia poder brigar de igual para igual com o Cruzeiro no Campeonato Mineiro mas foi massacrado na final. A diretoria errou em demitir Leão, que montou a base à seu gosto e estava dando uma cara ao time. Diego Tardelli deve brigar pela artilharia e o treinador Celso Roth costuma montar times difíceis de serem derrotados.

Vitória:
Na estreia, derrotou o Atlético Paranaense na Arena da Baixada por 2 a 0. O campeão baiano deve dar trabalho no Barradão, a defesa é entrosada e o time tem Carpegiani no banco. No entanto o elenco é fraco e isso pesa.

E por fim, Atlérico Paranaense, Náutico, Santo André, Barueri e Avaí brigam para não cair:

Atlético Paranaense:
Apesar do título paranaense de 2009 o time não mudou muito para o de 2008, quando brigou para não cair. O time perdeu sua força na Arena da Baixada e o elenco é fraco. Rafael Moura é a esperança de gols. Deu um susto para o Corinthians na Copa do Brasil mas mostrou-se frágil após ser dominado no Pacaembu.

Náutico:
Eliminado da Copa do Brasil com duas derrotas para o Internacional, mostrou que é muito fraco. Costuma jogar com uma postura ofensiva, atacanto o adversário e se abrindo muito, o que pode ser mortal. Sua salvação pode estar nos gols de Carlinhos Bala.

Santo André:
Apesar da boa campanha no Campeonato Paulista, quando brigou até a última rodada pela vaga nas semi-finais, o elenco é fraco. O ponto forte são os jogadores experientes do elenco, como Gustavo Nery e Marcelinho Carioca, grande estrela do time. No ataque, Nunes deve marcar muitos gols, o que pode salvar o time da degola.

Barueri:
Tem um bom treinador, Estevam Soares. A diretoria é competente mas a base é inexperiente e fraquíssima. O destaque é o atacante Pedrão, artilheiro do Paulistão 2009.

Avaí:
O time de coração de Guga conta com a mesma base que conseguiu o acesso à Série A em 2008, com alguns reforços. No entanto ainda tem um elenco de Série B, o que deve atrapalhar. O campeão catarinense abriu 2 a 0 contra o Atlético Mineiro na estreia mas deixou o galo empatar, revelando a inexperiência do elenco.

O campeonato mais difícil do mundo começou e daqui a 37 rodadas saberemos as falsas promessas e as revelações. Alguém se arrisca a apostar?

VEJA TAMBÉM
- ALVO NA MIRA! River Plate vem forte para tirar Calleri do São Paulo
- Calleri, do São Paulo, recebe convite inesperado de gigante do futebol sul-americano
- A CAMINHO DO TRICOLOR! Enzo Díaz se despede do River e critica momento antes de chegar em São Paulo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 8 7

Comentários (8)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.