publicidade

Federação mexicana ordena saída de Chivas e San Luís da Libertadores

O impasse na definição do local dos primeiros jogos de Chivas e San Luís pela oitavas de final da Libertadores encerrou com uma medida drástica tomada pela Federação Mexicana de Futebol (FMF). O presidente da entidade, Justino Compeán, anunciou que Chivas e San Luís, adversários de São Paulo e Nacional do Uruguai, respectivamente, desistiram de disputar a competição.

A divulgação foi feita em uma entrevista coletiva convocada pela FMF nesta sexta-feira. A Conmebol, no entanto, alega não ter recebido nenhum comunicado oficial dos times da América do Norte e quer que Chivas e São Paulo decidam quem fica com a vaga nas quartas de final em partida única no Morumbi, em 20 de maio, assim como fariam San Luís e Nacional no Montevidéu.

O São Paulo, por sua vez, cobra uma definição oficial da confederação sul-americana, organizadora da competição, e estranha a falta de comunicação entre os envolvidos. Enquanto isso, os mexicanos insistem: só aceitam entrar em campo se houver o confronto em Guadalajara.

"Está clara para nós a firme posição dos clubes sobre o assunto. O México tem que deixar claro para todos que as portas estavam abertas para que os sul-americanos jogassem as partidas, havia condições. A saída das equipes mexicanas é pelo não-cumprimento de um item no regulamento da competição", informou o secretário-geral da FMF, Decio de María."Vamos pedir para sermos ressarcidos economicamente e desportivamente", completou o presidente da entidade, Justino Compeán.

O item apontado pelos dirigentes é de que os clubes têm que visitar a casa do adversário na fase mata-mata. As cidades mexicanas foram liberadas para receber os duelos após as autoridades sanitárias do país liberarem a reabertura de estádios e cinemas, com a amenização da epidemia de gripe suína. Mas os adversários não aceitaram a decisão.

Diante das negativas de brasileiros e uruguaios em visitar um dos países mais atingidos pela gripe suína, os dirigentes da América do Norte confirmaram a ameaça que vinham fazendo desde a manhã desta sexta-feira. Os clubes e sua confederação chegaram a acusar seus rivais de preconceito.

A insatisfação dos mexicanos é também pela constante recusa de cidades em receber equipes do país. Bogotá, da Colômbia, e Santiago, do Chile, foram vetadas por seus ministérios da saúde. Especulou-se que Uruguai e Brasil poderiam sediar os jogos, mas faltava o aval de seus governos.

No caso do São Paulo, o Tricolor avisou que só viajaria para Guadalajara com o aval da Organização Mundial da Saúde (OMS) e apelou até ao ministro do Esporte, Orlando Silva, que ligou para o presidente da Conmebol, Nicolas Leoz, para ouvir que o time de Muricy Ramalho não viajaria para o México.

Apesar dos problemas, os norte-americanos, que atuam como convidados na Libertadores, acreditam que continuarão participando das próximas edições da competição. "Com certeza a Conmebol manterá a porta aberta aos clubes mexicanos", apostou Compeán.

*Atualizada às 19h09

VEJA TAMBÉM
- Nova camisa do São Paulo para 2025 é revelada em vazamento nas redes sociais
- São Paulo viaja aos EUA com novos uniformes do patrocinador oficial
- DEU TUDO CERTO! Oscar revela convite de Lucas para jogar no tricolor em 2025


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 3 2

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.