publicidade

Confira como será o protocolo para o retorno de público aos estádios no 2º semestre

CBF e clubes querem criar um protocolo para o retorno gradual do público aos estádios. Importante: o plano é a médio prazo, não para o momento atual em que a segunda onda da pandemia de covid-19 tem matado em média 3 mil brasileiros por dia. O assunto foi tratado no conselho técnico da Série A, na semana retrasada. Uma comissão deve ser formada para montar um projeto que seja considerado viável, mas já há ideias em um esboço.



A previsão otimista dos cartolas para reabrir os portões é em meados de setembro, para o segundo turno do Brasileirão portanto. Mas tudo vai depender da vacinação da população: se antes de setembro boa parte dos brasileiros já estiver imunizado, pode até haver uma antecipação no projeto. Para isso, porém, CBF e clubes acham importante criar o protocolo e definir se haverá restrição de acesso num primeiro momento.


LEIA TAMBÉM: Contratações do São Paulo para 2021: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do clube

Um documento sobre o retorno do público a ser divulgado nas próximas semanas tem que responder importantes perguntas, na avaliação dos interessados:

1) Num primeiro momento é mais seguro liberar acesso aos estádios apenas de pessoas vacinadas? É possível criar uma logística para isso? Alguns países, como os EUA, estão criando aplicativos que identifiquem pessoas vacinadas para entrada em arenas esportivas. Ou é mais viável liberar o acesso "apenas" a pessoas com teste PCR para covid-19 negativo?

2) Qual a capacidade de assentos a ser liberada que dê segurança aos torcedores, já que não se imagina que nos próximos meses, mesmo que a vacinação ganhe velocidade, haverá afrouxamento das regras de isolamento social?

A CBF usa como modelo o Mundial de Clubes da Fifa, disputado no Qatar em fevereiro e que teve acesso de público. São torneios com características diferentes, já que um é de tiro curto, de apenas dez dias em sede única, e o Brasileirão dura meses em um país de tamanho continental como o Brasil. Mas a lições a se tirar:

- a Fifa liberou 50% da capacidade dos estádios, apenas a residentes no Qatar. Inicialmente iria liberar 30%, mas a alguns dias do torneio começar aumentou essa capacidade de assentos justamente porque boa parte da população recebeu a vacina.

- Era exigido um teste PCR negativo feito até 72 horas antes do jogo, mas se o torcedor já tivesse as duas doses de vacina havia a liberação para acompanhar as partidas.

A CBF quer que além de médicos, participem do debate membros do Ministério Público. Entidade e clubes querem ter o aval de promotores para o projeto, já que em alguns estados é o MP que tem recomendado aos governos que o futebol pare por causa da pandemia. A ideia inicial é que se libere 30% da capacidade dos estádios e depois aumente gradualmente — ninguém acredita que passe dos 50% em 2021.

Abrir os portões é importante para minimizar o prejuízo dos clubes, que se repetirá em 2021. Em 2020, por exemplo, o Flamengo deixou de ganhar cerca de R$ 100 milhões sem receber torcedores no Maracanã. O Palmeiras teve queda na receita de aproximadamente R$ 75 milhões com os portões do Allianz Parque fechados.



A CBF quer cautela no assunto, por isso, foi contra o plano do governo do Distrito Federal de liberar 10% da capacidade do estádio Mané Garrincha — cerca de 7 mil pessoas — na Supercopa entre Flamengo e Palmeiras, em 11 de abril. Intenção era autorizar a entrada apenas de profissionais da saúde já vacinados, como convidados. A CBF avaliou que a repercussão seria negativa e atrapalharia o plano de criar um protocolo para volta gradual do público a partir de setembro.

São Paulo, Tricolor, SPFC, Campeonato, público, Morumbi, pandemia

VEJA TAMBÉM
- Calleri elogia elenco do São Paulo por adotar filosofia de Zubeldía
- Tricolor escalado para o jogo contra o Barcelona-EQU
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 9 0

Comentários (8)
04/04/2021 17:15:29 Anilson Silva

Liziero não joga anda machucado

04/04/2021 17:13:10 Bruno Lima

O cara não sabe escrever nem Pandemia e quer dar conselhos a CBF do que fazer ! Triste realidade!

04/04/2021 17:01:17 Armando Aparecido

A cbf so bensa no bolso dele que os torcedores que se foda com a pedemia sera que eles n endente que esta morrendo gente caramba eles tem medicos pago e povo nao tem o branco entao consiguiu se salva porque ele tem covenio ele e rim exemplo d diregente f cbf

04/04/2021 10:17:23 Jaílson Militão

Pode começar em outros estados mas no Estado de São Paulo não com esse Governador

04/04/2021 09:48:23 Elton Fernandes da Costa

Não temos jogos devido as restrições e vcs vem com esse papo de publico kkk

04/04/2021 09:42:02 Ivaldo Alves

Enquanto tivermos um retardado na presidencia brincando com as vidas das pessoas fingindo que ta tudo normal e que isso é alarme falso dos opositores fazendo politica com o desespero das familias vitima dessa doença maldita, vamos continuar caminhando sem sair do lugar

04/04/2021 09:27:03 Luiz Eduardo

Morumbi é o melhor estádio do mundo, olha que imagem e olha que torcida linda chega a arrepia, se nós estivessemos ano passado nas arquibancadas a gnt ia carrega esse time pro titulo a gnt ia faze os caras ganha o titulo na marra

04/04/2021 09:00:10 Juarez Rodrigues

Hummn parou o paulistão vai ter torcida no segundo semestre

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Libertadores

    Qui - 21:00 - Monumental Banco Pichincha -
    Barcelona SC
    Barcelona SC
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 18:30 - Antônio Accioly
    https://media.api-sports.io/football/teams/144.png
    Atletico Goianiense
    0 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade