publicidade

Especialista em finanças diz que clubes não suportariam futebol parado mais 2 meses

Foto: Infografia

O futebol parou no mundo todo devido à pandemia e precisou se adaptar para voltar a ser disputado, com portões fechados, protocolos de segurança incluindo a testagem. Após a adoção de medidas, as competições foram liberadas para a retomada das atividades, mas, no Brasil, a alta do número de casos e mortes este ano levou a uma nova parada em alguns estados, como São Paulo, mas os clubes e as federações insistem na continuidade, inclusive levando jogos a outras localidades.



Em entrevista a Mauro Cezar Pereira no programa Dividida, do UOL Esporte, o especialista em finanças do futebol Cesar Grafietti explica o que leva os clubes a insistirem na continuidade dos jogos e faz um paralelo com a Europa, afirmando que o futebol não aguenta financeiramente uma nova parada por dois ou três meses, ainda que seja possível parar por um intervalo menor.



LEIA TAMBÉM: Depois de um período sem contratações, São Paulo volta a apostar em reforços



"Se tivesse que parar mais dois ou três meses, como foi no ano passado, sem dúvida, aí, o cenário seria devastador. Os clubes não aguentam tudo isso. O dinheiro da TV está ali, oxigenando a estrutura, então, não pode parar", explica Grafietti.

"O que nós temos visto [na Europa] é uma quantidade excessiva de partidas sendo jogadas com um período de tempo muito mais curto, justamente para atender a essa expectativa da TV, agora, não aguenta muito mais tempo do que se parar dez dias, 15 dias é uma coisa, se parar dois ou três meses, de fato, ninguém aguenta", completa.

O economista explica o entendimento dos clubes e a questão financeira como motivo para que o futebol esteja empenhado em continuar com suas atividades mesmo ainda sem o controle da pandemia e, no caso do Brasil, com o agravamento da situação.

"Todas as atividades fechadas hoje gostariam de estar trabalhando dentro de medidas de segurança mínimas e razoáveis, então, o futebol não está fora deste contexto. Por mais que eu entenda que tem que preservar as vidas e cuidar da saúde, o futebol precisa trabalhar. E o futebol é uma atividade que, de certa forma, é capaz de trabalhar mesmo em uma situação dessa, basta ver que na Europa, com segunda e terceira onda, o futebol não parou, porque você fechou ali a condição dos atletas, criou uma série de bolhas", conta Grafietti.



"Você tem alguns protocolos de saúde e segurança que permitiram que o futebol continuasse na Europa. O futebol precisa voltar e precisa continuar de certa forma, porque senão a receita não entra, se não entrar, não paga salário, não paga imposto e isso vai arrastando, vai virando uma bola de neve. A gente tem que sempre pesar as duas coisas, alguns lugares você tem que tomar muito mais cuidados do que outros e se você cuidar e fizer de uma forma eficiente, o futebol pode emergencialmente continuar sendo disputado", conclui.

Especialista, finanças, clubes, suportariam, futebol, parado, meses

VEJA TAMBÉM
- Calleri elogia elenco do São Paulo por adotar filosofia de Zubeldía
- Tricolor escalado para o jogo contra o Barcelona-EQU
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 9 2

Comentários (8)
03/04/2021 16:18:54 MarcosYuji

Doria está bem próximo de atingir a meta dele. Estado inteiro já está qse quebrado

03/04/2021 11:06:19 hcbrunao

Se os clubes nao aguentam imagina o trabalhador, a lojinha da esquina, o camelô, o vendedor de amendoim da praia... O clube nao e mais importante que o trabalhador comum.

03/04/2021 09:47:07 Paulo Monteiro de Mello

A Globo quer parar o futebol pq está perdendo para outras emissoras...

03/04/2021 09:20:39 Nelson de Jesus

Mandem a fatura para o Doriana.

03/04/2021 09:18:18 Paulo Monteiro de Mello

A G0b0 e o Casagrande são contra o futebol e contra o B.B.B.? E as N0v3las? E os P0gramas ao vivos...

03/04/2021 08:38:48 Mauro Augusto Almeida

Em tido lugar tem gado bozominion mugindo e ruminando bobagens!

03/04/2021 08:27:41 Murillo Franco

E tudo começou pq do outro lado do mundo os malucos comem morcego... wtf!!

03/04/2021 08:19:18 Benedicto marcos f Ff

Acabar, não só com o futebol, como também com a economia do país, para retomarem o poder e continuar a roubalheira petista.

03/04/2021 08:19:11 Olivio Celestino

Se os clubes não suportar ficar dois meses parado imagine nois assalariados

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Libertadores

    Qui - 21:00 - Monumental Banco Pichincha -
    Barcelona SC
    Barcelona SC
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 18:30 - Antônio Accioly
    https://media.api-sports.io/football/teams/144.png
    Atletico Goianiense
    0 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade