publicidade

Entenda como pode ser o time do São Paulo com Marco Silva

São paulo conversou com Marco Silva na busca por um treinador (Foto: AFP)

O São Paulo iniciou conversas para contratar o técnico Marco Silva, que está sem clube desde que deixou o Everton, da Inglaterra. O português é conhecido por gostar de atuar no esquema 4-3-3 e ter um ataque veloz, com um meio muito versátil.



São Paulo conversa com argentino: Listamos 25 técnicos promissores sem clube

Foi assim que ele comandou os portugueses Estoril e Sporting, o grego Olympiacos e os ingleses Hull City, Watford e Everton.


LEIA TAMBÉM: São Paulo pretende entrevistar Vítor Pereira, técnico que deixou Jesus de joelhos no Campeonato Português de 2013



Tabalhos em Portugal foram bem avaliados

Depois de se aposentar como jogador, Marco Silva começou sua carreira no Estoril, de Portugal, na temporada 2011/2012. Lá, conquistou o acesso à elite portuguesa e classificou o clube para a Liga Europa. Ele ficou até maio de 2014, quando saiu para dirigir o Sporting.

- Ele é muito corajoso. Em Portugal, os times menores sempre jogam atrás, muito recuados, quando enfrentam os três grandes. Sendo sincero: jogam para não tomar goleada. Mas o Marco falava que a única chance de ganharmos deles era marcá-los em cima e atacá-los - disse o meia Evandro, à ESPN.

Já nesse primeiro trabalho, ele ficou conhecido pelos esquemas ofensivos, priorizando a posse de bola e as descidas rápidas ao ataque. No Sporting, Marco desenvolveu melhor o seu trabalho, onde conquistou a Taça de Portugal.

Marco Silva treinou o Sporting durante a conturbada presidência de Bruno de Carvalho e foi um dos 'alvos' do antigo presidente dos Leões. O treinador português disse 'adeus' ao Sporting em junho de 2015 debaixo de muita polemica. Em campo, o time era conhecido pela rapidez na transição ofensiva, contando com os gols de Slimani e as assistências de Bryan Ruíz, ex-Santos.

Marco fechou sua passagem em Portugal, se transferindo para o futebol grego. No Estoril, dirigiu o time em 115 jogos, com 53 vitórias, 30 empates e 32 derrotas. Já no Sporting, fez 53 partidas, com 32 vitórias, 14 empates e sete derrotas.

'Ele é muito corajoso. Em Portugal, os times menores sempre jogam atrás. Mas o Marco falava que a única chance de ganharmos deles era marcá-los em cima e atacá-los'

Passagem na Grécia foi marcada por virada no Arsenal
Marco chegou ao Olympiacos já reformulando a equipe na parte tática. Adotando o esquema 4-2-3-1, o time grego foi um sucesso. Ganhou as 17 primeiras rodadas do Campeonato Grego e foi campeão com 28 vitórias, um empate e uma derrota em 30 partidas. Na Champions League, ganhou do Arsenal, no Emirates.

Naquela partida, Marco mostrou novamente seu perfil ofensivo , colocando o atacante Finnbogasson, que marcou o gol da vitória aos 25 minutos do segundo tempo. Ali, jogando com um meio forte e um centroavante de referência, Marco começava a ganhar projeção na Europa.

Saiu da equipe grega com 48 jogos, sendo 48 vitórias, três empates e sete derrotas.

O novo 'Especial One'

?Depois da Grécia, Marco desembarcou na Inglaterra para comandar o Hull City, mas não conseguiu evitar o rebaixamento do clube. Uma característica que ficou marcada é a gestão humana e psicológica do seu elenco. Jogadores do Hull afirmam que ele aproveitava o tempo para conhecer seu elenco e lida com todos da mesma forma.

No entanto, a sua passagem mais marcante foi no Everton. Lá, Marco passou a alternar o 4-1-4-1 e o 4-2-3-1. No segundo esquema, os dois volantes eram sempre um mais marcador, como Gueye e um mais organizador, estilo de André Gomes. Na linha de três, Walcott e Bernard eram os atacantes de ponta, com o propósito de municiar Calvert-Lewin.

- O Marco Silva gostava que a equipe saísse jogando, puxava muito pelos meias, pois a bola tinha que passar por eles para fazer a equipe jogar. Ele queria que os pontas se movimentassem para criar os espaços para os laterais subirem, tanto por dentro como por fora - disse Leandro Salino, jogador comandado por ele no Olympiacos, ao site 'Bancada'.

Já quando atuava com somente um atacante, Marco escalava o Everton com André Gomes como único volante, tendo Sigurdsonn como armador junto com Davies. Neste esquema, Tosun era escalado como centroavante, já que é mais móvel que Lewin e auxilia mais o meio-campo.

O esquema e a disciplina tática fizessem com que Marco ficasse conhecido como o 'novo Special One', em referência ao técnico José Mourinho, treinador com passagens marcantes pelo futebol inglês.

'O Marco Silva gostava que a equipe saísse jogando, puxava muito pelos meias, pois a bola tinha que passar por eles para fazer a equipe jogar.'

Como o São Paulo pode jogar com Marco Silva?

Caso Marco desembarque no São Paulo, podemos esperar uma equipe muito tática e com uma transição veloz da defesa para o ataque.

Se preferir atuar no 4-1-4-1, pode montar uma equipe com Tchê Tchê fazendo a função de André Gomes, já que não costuma atuar com um volante mais marcador nessa tática. O único centroavante do time nesse estilo de jogo teria que se movimentar bem, características que Luciano é acostumado a realizar na equipe.



Se jogar no 4-2-3-1, o São Paulo terá mais um volante de marcação, sendo provável que Luan execute essa tarefa. A linha de três poderia ser formada com Sara, Igor Gomes e até Toro, o mais veloz dos atacantes são-paulinos. No ataque, Luciano deveria ser o centroavante, ou até Pablo, já que o camisa nove atua mais fixo do que o companheiro.

O São Paulo segue em busca do novo técnico. Marco Silva foi um dos entrevistados e surge como bom nome para comandar a equipe. Resta saber os próximos passos da negociação.

São Paulo, Time, Marco Silva, SPFC

VEJA TAMBÉM
- REFORÇO DE PESO! São Paulo busca assinatura de craque argentino para 2025
- NÃO VOLTA! Galoppo passa por procedimento e só volta em 2025
- PLANOS PARA 2025: Maxi Cuberas revela conversa sobre planos do São Paulo para 2025


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 45 7

Comentários (25)
07/02/2021 23:11:24 Luiz Lima

Ta na moda português melhor trazer o gajo

07/02/2021 22:59:33 Franciney Pessoa

Esse sim vale apena

07/02/2021 20:02:59 Franciney Pessoa

Esse seria o ideal Marcos Silva

07/02/2021 18:27:05 Paulo Eduardo

Não adianta contratar este ou aquele, e a diretoria contratar quem eles querem e não o que o treinador quer. Ex. Cuca era onrigado a escalar Pato, Hernanes e outros. O Cuca viu que nào ia dar pegou o boné e saiu.

07/02/2021 17:47:06 Elciley Costa

CLAUDIO CLAUDINO QUER DIZER QUE O MIRASSOL BINACIONAL LANUS BRAGANTINO INTERNACIONAL SÃO SUPERIORES AO SP DEFENDER O DINIZ DEVE SER DEFENSOR DO RAI TAMBÉM

07/02/2021 14:34:24 Dicas da Duda 2018

Contrata um técnico meia boca! Barato! Técnico não ganha jogo! No máximo, ajuda, não fazendo burrices. Lisca Doido, por exemplo. E contrata um camisa 10 de verdade e opções de velocidade e drible. Hoje não temos elenco! Nem o Guardiola ganharia campeonato de cuspe a distancia com esse timeco! Tráz o Claudinho e o ponteirinho de lá... Aquele que veio do Bahia. Mas acho que isso seria sonhar demais. Vào trazer um técnico badalado, vende jogador da base, não contrata nenhum jogador que preste, sofre com as eliminações, culpa o técnico e manda embora! Desde 2009 é assim e não há expectativas de mudanca...!

bronze
07/02/2021 13:42:37 Tricolornacional

A verdade é que desde que o São Paulo venceu o último brasileiro, passamos a ser um time de toquinhos, passou um caminhão de técnicos, ninguém foi ofensivo, alguns até tentaram, mas a falta de material humano fez recuar, gosto da ideia de ter esse treinador, mas e aí, cadê os velocistas? Vitor Bueno, Pablo, Paulinho Boia? Daniel de dez, já trava tudo, logo se não contratar um esquece, outro ponto e esse acho muito difícil, pode chegar mil técnico, Daniel não sai do meio, ele veio aqui para ser dez, realizar seu sonho, pois só aqui seria, dificilmente ele sai do meio, a não ser que o próximo técnico crie um esquema para ele, o que seria pior ainda, enfim, amarramos nosso cavalo em um navio, só Deus sabe onde vai parar.

07/02/2021 13:35:47 Claudio Claudinho

Veja torcida criticar tanto o serviço do Fernando Diniz qual era a expectativa no começo do campeonato com esse time com esse jogadores Qual a posição era de ser campeão eu acho que temos que agradecer o que ele fez e foi um milagre ser líder do Campeonato por tanto tempo e quase chegar a ser campeão põe a mão na consciência

07/02/2021 13:28:54 Marcelo Beneti

Sonhar com Marco Silva e acordar com Gilson Kleina

07/02/2021 13:19:28 Odair Lopes

PODE ESPERAR TORCIDA DO SÃO PAULO SÓ MI MI E NADA DE TECNICO JÁ ESTOU ENJOADO DE VER CARA DE HOMEM E TECNICO NADA QUEM SABE ATE 2022 QUEM SABE CONTRATE UM MEIA BOCA IGUAL AO DINIZ ,E CENI

prata
07/02/2021 12:35:01 2015_spfc

tomara que fechem com ele

07/02/2021 11:51:15 Jose Roque Santos

Ó São Paulo futebol clube,no momento esta identico,ao nosso Brasil.Estamos vivendo através de mentiras...Uma metira substituindo a outra . Respeito (0)

07/02/2021 11:37:31 Eduardo Aurelio

SE NÃO FOR PARA TRAZER O GALHARDO DO RIVER É MELHOR NÃO TRAZER NINGUÉM

07/02/2021 11:36:43 Alceu Ferreira Pinto

Tecnico A ou B ou C mas com este bando de vagabundos (sem ofensa aos mesmos) não acredito que dê para mudar alguma coisa eu gostei do esquema do Crespo no 3 4 2 1 pois no nosso caso o Luciano ficaria fixo à frente sem precisar correr atrás da bola ou ajudar a marcar evitando faltas e cartões amarelos

07/02/2021 11:28:19 Nilton Amuruz

Mmmmmmmm tanta conversa!!!!

07/02/2021 10:54:20 ETERNOSOBERANO

Olhando as formações modernas, estilo de jogo que utiliza e o índice de aproveitamento, parece ser um
excelente treinador! Fora a espetacular vitória na Champions de virada em cima do Arsenal, comandando um time com muito menos potencial técnico e financeiro.

07/02/2021 10:49:28 Sergio Gandini

Este comentarista dando opinião com tche tche em campo, pelo amor de Deus nem pra banco ele serve. Pide vir o técnico de outro planeta, se insistir com Sara, Igor Gomes e tche tche no meio de campo não vai dar certo novamente. A não ser que ele faça mágica e faça o Sara e Igor aprenderem a fazer lançamentos e chutarem para o gol

ouro
07/02/2021 10:26:16 Lemonz

O grande risco desse português e dos outros europeus e que eles tem acesso e visibilidade em mercados que pagam bem e em moeda forte. Faz um bom trabalho de 6 meses aqui aí já surge uma proposta de um time nível C da Europa buscando técnico - um Olimpiacos, Marseille, Celta, Bordeaux da vida - será bem maior que o que o SPFC pode pagar e eles vão embora sem pensar 2x.

07/02/2021 10:22:42 Marceloaft

Ai ja é um sonho. Baita treinador.

07/02/2021 09:55:48 FaZeSergio

Tá, mas os jogadores vão ser os mesmos??

07/02/2021 09:50:51 Josenir Aparecido Da Silva

Pelos esquemas q vi entre crespo e marcos silva, o Marcos Silva é melhor taticamente, equilibrado, e mais experiente nas formações ele deve ser o técnico do sao paulo na minha opinião,mais pelo q acompanhei vai ser o crespo o técnico ja quase fechado então esperem um tipo de diniz novamente mais um pouco de raiva pra nos tricolores crespo é msm esquema tatico de diniz e perdeu mais doque ganhou em sua carreira como treinador

07/02/2021 09:47:00 Rodrigo Reis

É melhor esse doque o esqueleto, né possível que querem trazer um outro Diniz.

07/02/2021 09:46:27 Marcondes Camargo

Esse é o quê achei mais interessante gosto do estilo Muricy dois volantes quê marquem e temha um bom pulmão e a alma do time bons times vencedores sempre tiveram sustentação é a balança não sobrecarrega a defesa e da liberdade ao ataque porquê centroavante quê volta muito quando precisa estar inteiro para dar um pique e arrematar está morto esse técnico agrada até pelo histórico dele.

07/02/2021 09:45:31 Reinaldo Valim

Puta que pariu... técnico vai salvar esse time perna pau não..... precisa de jogadores de nível também

07/02/2021 09:36:08 Marcelo santos

Esse eu concordo e equilibrado....ja fecha logo

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.